4 benefícios de andar de bicicleta

27 de maio de 2018
Podemos adotar o hábito de andar de bicicleta para nos deslocarmos pela cidade e, assim, aproveitar seus benefícios quase sem perceber que estamos fazendo um esforço físico.

Andar de bicicleta tem muitos benefícios que podemos não conhecer. Em alguns países, é utilizada como meio de transporte habitual. No entanto, em outros, prefere-se o transporte público ou carro.

Hoje, neste artigo, vamos descobrir alguns benefícios de andar de bicicleta nos quais nunca tínhamos reparado. Talvez, quando descobrir, você se anime a tirar sua bike da garagem e usá-la mais.

Benefícios de andar de bicicleta

Vamos descobrir 4 benefícios de andar de bicicleta, o que nos encorajará a usá-la diariamente, e não apenas de forma esporádica nos fins de semana. Talvez algumas pessoas até já os conheçam.

1. Fazer exercício sem se dar conta

Rapaz andando de bicicleta

Quando você usa a bicicleta para ir ao trabalho ou fazer compras, não vai dar nem para perceber que está fazendo exercício. Isso porque você não acha que está realizando um grande esforço.

No entanto, você está fazendo exercício, e muito!

Ao andar de bicicleta, você põe em movimento muito mais músculos do que ao caminhar, mesmo sem pedalar muito rápido, como se estivesse na academia ou numa corrida de bicicleta.

Se começar a incluir a bicicleta no seu dia a dia, além disso, você vai perceber que terá menos problemas para estacionar, em comparação com o carro.

Também notará que desfruta de uma certa liberdade no caso de depender do transporte público. São muitos benefícios!

2. Você tonificará seu corpo

Andar de bicicleta diariamente, para ir ao trabalho ou à faculdade, permitirá que você se sinta mais ativo. Com o tempo, você notará como seu corpo está mais tonificado.

Suas pernas ficarão mais fortes, seu abdômen mais resistente, e você se sentirá muito melhor consigo mesmo.

Esta forma de fazer exercício, que alguns consideram muito light, é excelente para quem não gosta de praticar esportes ou que não tem muito tempo disponível.

Além disso, quando fazemos exercício, nos sentimos motivados para comer de forma mais saudável, ou seja, cuidar um pouco mais da saúde.

Assim, andar de bicicleta é ideal para as pessoas que estão tentando introduzir hábitos mais saudáveis em sua vida.

3. Você vai se sentir mais feliz

Menina com girassol cobrindo parte do rosto

Andar de bicicleta traz benefícios muito positivos para a nossa saúde mental. O estresse, as preocupações e a ansiedade da vida moderna podem prejudicar nosso humor e diminuir a disposição diária.

Embora muitas pessoas considerem que andar de bicicleta é um exercício leve, ele serve para secretar endorfinas. Este hormônio é liberado quando fazemos exercícios. Ele nos faz sentir mais felizes, mais calmos e com um maior otimismo.

Portanto, andar de bicicleta pode ser uma ótima ideia para nos sentirmos melhor, com mais motivação e uma atitude mais positiva. Isso nos beneficiará em todos os âmbitos de nossas vidas.

4. Melhora nosso aparelho locomotor

Às vezes temos problemas nas articulações ou nos ligamentos, sofremos de artrose, temos problemas de quadril… Nesses casos, caminhar pode ser algo monótono e difícil. Portanto, andar de bicicleta pode ser uma alternativa muito boa.

Algumas pessoas podem pensar que fazer exercícios, mesmo que sejam leves, pode prejudicá-las nesses casos. Mas o nosso corpo é como uma máquina e, se não o exercitarmos, podemos acelerar sua deterioração.

Portanto, manter uma rotina de andar de bicicleta pode ajudar a melhorar a artrose ou amenizar a dor nos joelhosque podemos ter.

Manter-se ativo é muito melhor do que ficar parado. O exercício sempre nos beneficia, embora em alguns casos deva ser realizado de uma maneira menos intensa.

Fazer atividade física diariamente

Mulher amarrando tênis de corrida

Fazer exercícios diariamente pode nos ajudar a obter os benefícios mencionados. No entanto, para isso temos que ser constantes.

Mesmo que caminhemos por apenas 20 minutos, se um dia não pudermos andar de bicicleta, isso será benéfico. Os exercícios precisam se tornar uma rotina em nossas vidas.

Uma boa maneira de começar é introduzir os exercícios pouco a pouco, como se faria com qualquer outro hábito. Começar andando de bicicleta, indo para o trabalho, por exemplo, uma vez por semana, depois duas vezes, e assim por diante. Você verá como logo essa atividade se tornará um hábito.

Com o tempo, vamos descobrir os benefícios comentados e estaremos mais ativos e bem dispostos.

O exercício é sempre positivo, independentemente de o praticarmos numa academia, caminhando ou andando de bicicleta. O objetivo é se movimentar.

Você anda de bicicleta regularmente? Recomendamos que faça o teste e nos conte como foi sua experiência.

Recomendados para você