Ir para o trabalho de bicicleta reduz o estresse ocupacional

· 17 de março de 2018
Está provado que se exercitar pelo menos 20 minutos por dia ajuda a liberar a tensão e eliminar o estresse. Por isso, pode ser muito benéfico ir para o trabalho de bicicleta.

Todos os dias há mais pessoas que optam por ir para o trabalho de bicicleta. Este meio de transporte se tornou uma alternativa econômica e viável.

As pessoas escolhem deixar o carro e dar maior relevância ao exercício diário. É uma ótima ideia. Andar de bicicleta é uma atividade que traz múltiplos benefícios.

O exercício reduz o estresse, a ansiedade e, em geral, favorece o corpo em vários aspectos. Por esta razão, toda a forma de exercício traz saúde e bem-estar às pessoas. É essencial para a vida e ajuda a otimizar os resultados em todas as áreas, especialmente no local de trabalho.

A empresa também se beneficiará com a obtenção de um retorno maior de seus funcionários. Além disso, o meio ambiente se beneficia. Ir para o trabalho de bicicleta também implica um menor impacto ambiental.

O ciclismo é uma atividade revigorante que aumenta os níveis de energia. Desta forma, também aumenta o nível de produtividade da pessoa. Uma das consequências é que o nível de absenteísmo é reduzido.

Vantagens de ir para o trabalho de bicicleta

Vantagens para o trabalhador

Homem indo de bicicleta para o trabalho

  • O ciclismo é uma das atividades físicas mais completas. Melhora a saúde da pessoa e, além disso, evita acidentes cardiovasculares, vários tipos de câncer e a obesidade. Ir para o trabalho de bicicleta é uma ótima iniciativa para implementar hábitos de vida saudáveis.
  • A atividade física elimina o estresse e a ansiedade. Ir de bicicleta favorece a sociabilidade. Além disso, é uma passeio agradável.
  • Os ciclistas urbanos mantêm uma melhor energia durante o dia. Portanto, seu índice de produtividade no trabalho melhora significativamente.
  • Andar de bicicleta evita distúrbios como a depressão. É uma atividade relaxante, mas também muito estimulante para o cérebro.
  • Evitamos o trânsito. Os espaços que a bicicleta ocupa são muito menores, tanto nas ruas quanto no estacionamento.
  • Também constitui um exercício aeróbico completo: tonifica, proporciona maior flexibilidade e desenvolve a resistência.
  • Por outro lado, a bicicleta é um dos veículos com menor taxa de acidentes no mundo. Isso significa que os acidentes automobilísticos são muito mais frequentes do que os acidentes com bicicletas.

Benefícios financeiros

  • A bicicleta é o veículo mais econômico e prático.
  • Sua manutenção técnica é de baixo custo em relação a outros veículos, e ela não requer cuidados especiais.
  • A bicicleta não usa combustível.
  • Quando você vai trabalhar de bicicleta, nem sempre será necessário pagar pelo estacionamento. Caso você opte por um estacionamento de bicicletas, geralmente será muito mais econômico.

Vantagens para empresas

Jovem andando de bicicleta

  • Os funcionários têm uma melhor saúde psicológica. Graças a isso, as empresas sofrem de baixas taxas de absenteísmo no trabalho.
  • A relação entre funcionários é consideravelmente melhor. As pessoas que vão trabalhar de bicicleta chegam ao seu destino de bom humor.
  • Ir para o trabalho de bicicleta melhora a imagem cívica da empresa. O ambiente social da empresa reconhecerá seu envolvimento com a sociedade e o meio ambiente.

Vantagens para o meio ambiente

  • Andar de bicicleta não polui porque não emite CO2.
  • A bicicleta apenas produz uma ligeira poluição sonora.
  • Produzir uma bicicleta requer menos recursos naturais do que, por exemplo, produzir um carro.

Novas políticas sobre o tráfego rodoviário

Pessoas andando de bicicleta

Ir para o trabalho de bicicleta tem benefícios óbvios. Este veículo está cada vez mais incluído nas políticas de tráfego rodoviário e em programas para reduzir as taxas de poluição.

É um projeto global, o qual produziu resultados muito bons. O mais importante é a mudança que gera nas pessoas.

Reduz o estresse e a obesidade

Em suma, entre os benefícios mais reconhecidos do ciclismo estão:

  1. A redução do índice de obesidade.
  2. A diminuição dos níveis de estresse, ansiedade e depressão.

Isto é de grande importância em muitas áreas ao redor do mundo, onde a obesidade e os transtornos mentais são um dos principais problemas atuais.

Todos os dias, tanto os médicos quanto os próprios meios publicitários promovem um uso mais frequente do transporte público e do exercício para alcançar um melhor estado de saúde. Felizmente, muitas pessoas tomaram consciência e decidiram aproveitar esta oportunidade. E você, o que você está esperando?