5 exercícios eficazes para eliminar os gases

28 Dezembro, 2019
Os gases são um incômodo comum que podem ser causados por várias razões. Para expulsá-los sem dor, você pode fazer alguns exercícios.

Os gases se formam no trato digestivo quando você engole ar e quando bactérias entram em alimentos não digeridos. O corpo expele gases para impedir a acumulação, às vezes o gás é retido e causa dor.

Eles também costumam causar inflamação no abdômen e cãibras, algo que realmente é muito doloroso e irritante. Há vários exercícios que podem ser feitos para aliviar os sintomas.

Exercícios para eliminar os gases

1. Ciclismo

Mulher fazendo bicicleta na academia

Andar de bicicleta na rua ou em uma bicicleta ergométrica ajuda a mover o estômago e a liberar os gases naturalmente.

2. Caminhar

Os exercícios aeróbicos estimulam a mobilidade intestinal e ajudam a decompor as bolhas de gás. Caminhando rapidamente, respirando pelo nariz, com a cabeça erguida e os ombros para trás, você ajuda a fazer os gases circularem e a eliminá-los.

3. Abdominais

Mulher fazendo abdominais

Eles ajudam a eliminar os gases contraindo e soltando os músculos do estômago. São uma boa técnica para mover os gases eficientemente através do sistema digestivo.

A melhor forma de fazer é deitar de costas em uma esteira, dobrar os joelhos em um ângulo de 45 graus e colocar as mãos atrás da cabeça.

Ao inspirar, levante a cabeça, o pescoço e os ombros, contraindo os músculos abdominais.

Apenas permita que os músculos abdominais façam o trabalho por você, não force ou endureça o pescoço. Abaixe a cabeça ao expirar. Repita 12 a 15 vezes.

4. Posturas de ioga

Muitas posturas ou asanas de ioga são consideradas bons exercícios para eliminar os gases.

Pawanmuktasana

Deite-se de costas e traga seu joelho direito ao peito. Entrelace os dedos das mãos na parte superior do joelho para mantê-lo pressionado. Levante a cabeça e tente tocar o joelho com o nariz.

Procure segurar a respiração e fique por 10 a 20 segundos. Relaxe, endireite sua perna e execute o procedimento com a outra perna.

Postura da cobra

Mulher fazendo ioga

Deite-se de frente com a barriga para baixo em uma esteira, estique suas pernas com os dedos dos pés na esteira, as mãos no chão debaixo dos ombros. Pressione os pés, os quadris e a pelve contra o tapete, estenda os braços até que o tórax se levante da esteira o mais alto que puder sem retirar a parte inferior do corpo da mesma.

Contraia os glúteos mantendo o cóccix pressionado e as omoplatas para trás. Mantenha essa posição por 15 a 30 segundos, com respiração suave e regular, e depois volte para o chão. Repita até 5 vezes até sentir a pressão do estômago passar.

5. Sente-se no chão com os joelhos recolhidos em direção ao peito

Balance para a frente e para trás. Você pode complementar este exercício colocando ambas as mãos acima dos joelhos, desenhando círculos com as duas pernas juntas, voltadas para o lado direito e, em seguida, trazendo-as o mais próximo do tórax possível, depois movendo-as para a esquerda.

Causas dos gases abdominais

Existem muitos fatores que podem favorecer o problema dos gases excessivos, dentre eles alguns hábitos que podem ser modificados.

  • Comer muito rápido ou falar enquanto come. Esta ação nos faz engolir uma maior quantidade de ar e, consequentemente, causa gases.
  • Não mastigar os alimentos adequadamente.
  • Consumir refrigerantes ou muitos doces.
  • Ser intolerante a alguns alimentos.
  • Alguns medicamentos ou antibióticos.
  • Consumir alimentos de digestão difícil que favorecem a acumulação de gases, tais como leguminosas, leite integral, alimentos muito ricos em fibras, alguns vegetais.
  • Sofrer de certas condições como síndrome do intestino irritável, constipação, dispepsia, inchaço.
Mulher com gases abdominais

Como evitar o acúmulo de gases?

É essencial tomar algumas medidas simples para evitar o acúmulo de gases ao comer, tais como:

  • Comer devagar e mastigar bem os alimentos. Assim teremos uma digestão mais lenta e os alimentos não fermentarão no estômago nem gerarão mais gases.
  • Evitar mascar chiclete ou fumar, pois isso aumenta a produção de gases no intestino.
  • Parar de comer adoçantes artificiais, pois dificultam a digestão.
  • Infusões de ervas: acostumar-se a tomá-las depois do almoço ou jantar favorece a digestão. As mais recomendadas são: camomila, verbena, hortelã, anis, entre outros.
  • Se você apresentar gases e outros sintomas como dor estomacal, azia, náuseas, vômitos, é importante consultar um médico.

De qualquer forma, a Fundação Internacional de Distúrbios Gástricos recomenda sempre consultar o médico em caso de gases recorrentes, para descartar outros problemas associados.

  • Abdominal bloating and distension in functional gastrointestinal disorders — epidemiology and exploration of possible mechanisms. Agrawal A, et al. (2007).  DOI:
    doi.org/10.1111/j.1365-2036.2007.03549.x
  • A beginner’s guide to sun salutations. Back exercises: Cat-Cow. Long A. (2017).
    acefitness.org/education-and-resources/lifestyle/blog/6835/a-beginner-s-guide-to-sun-salutations
  • Yoga for weightlifters: 7 Poses for increased range of motion. Matthews J. (2015).
    acefitness.org/education-and-resources/professional/expert-articles/5652/yoga-for-weightlifters-7-poses-for-increased-range-of-motion