5 exercícios eficazes para eliminar os gases

Fazer abdominais, caminhar e praticar algumas posturas de ioga contribui para eliminar os gases significativamente. Veja outros exercícios efetivos para acabar com o problema.

Os gases tendem a causar inflamação no abdômen, provocando dor e irritação. Sabemos o quanto este problema é inconveniente, mas felizmente podemos contar com a ajuda de alguns exercícios para eliminar os gases naturalmente.

Eles se formam no trato digestivo quando você engole ar e quando as bactérias entram em alimentos não digeridos. O corpo os expele para evitar sua acumulação, mas às vezes eles ficam retidos e causam dor.

Exercícios para eliminar os gases

1. Ciclismo

Mulher fazendo bicicleta na academia

Andar de bicicleta na rua ou em uma bicicleta ergométrica ajuda a mover o estômago e a liberar os gases naturalmente.

2. Caminhar

Os exercícios aeróbicos estimulam a mobilidade intestinal e ajudam a decompor as bolhas de gás. Caminhando rapidamente, respirando pelo nariz, com a cabeça erguida e os ombros para trás, você ajuda a fazer os gases circularem e a eliminá-los.

3. Abdominais

Mulher fazendo abdominais

Eles ajudam a eliminar os gases contraindo e soltando os músculos do estômago. São uma boa técnica para mover os gases eficientemente através do sistema digestivo.

A melhor forma de fazer é deitar de costas em uma esteira, dobrar os joelhos em um ângulo de 45 graus e colocar as mãos atrás da cabeça.

Ao inspirar, levante a cabeça, o pescoço e os ombros, contraindo os músculos abdominais. Apenas permita que os músculos abdominais façam o trabalho por você, não force ou endureça o pescoço. Abaixe a cabeça ao expirar. Repita 12 a 15 vezes.

4. Posturas de ioga

Muitas posturas ou asanas de ioga são consideradas bons exercícios para eliminar os gases.

Pawanmuktasana

Deite-se de costas e traga seu joelho direito ao peito. Entrelace os dedos das mãos na parte superior do joelho para mantê-lo pressionado. Levante a cabeça e tente tocar o joelho com o nariz.

Procure segurar a respiração e fique por 10 a 20 segundos. Relaxe, endireite sua perna e execute o procedimento com a outra perna.

Postura da cobra

Mulher fazendo ioga

Deite-se de frente com a barriga para baixo em uma esteira, estique suas pernas com os dedos dos pés na esteira, as mãos no chão debaixo dos ombros. Pressione os pés, os quadris e a pelve contra o tapete, estenda os braços até que o tórax se levante da esteira o mais alto que puder sem retirar a parte inferior do corpo da mesma.

Contraia os glúteos mantendo o cóccix pressionado e as omoplatas para trás. Mantenha essa posição por 15 a 30 segundos, com respiração suave e regular, e depois volte para o chão. Repita até 5 vezes até sentir a pressão do estômago passar.

5. Sente-se no chão com os joelhos recolhidos em direção ao peito

Balance para a frente e para trás. Você pode complementar este exercício colocando ambas as mãos acima dos joelhos, desenhando círculos com as duas pernas juntas, voltadas para o lado direito e, em seguida, trazendo-as o mais próximo do tórax possível, depois movendo-as para a esquerda.

Causas dos gases abdominais

Mulher com gases abdominais

Existem muitos fatores que podem favorecer o problema dos gases excessivos, dentre eles alguns hábitos que podem ser modificados.

  • Comer muito rápido ou falar enquanto come. Esta ação nos faz engolir uma maior quantidade de ar e, consequentemente, causa gases.
  • Não mastigar os alimentos adequadamente.
  • Consumir refrigerantes ou muitos doces.
  • Ser intolerante a alguns alimentos.
  • Alguns medicamentos ou antibióticos.
  • Consumir alimentos de digestão difícil que favorecem a acumulação de gases, tais como leguminosas, leite integral, alimentos muito ricos em fibras, alguns vegetais.
  • Sofrer de certas condições como síndrome do intestino irritável, constipação, dispepsia, inchaço.

Como evitar o acúmulo de gases?

É essencial tomar algumas medidas simples para evitar o acúmulo de gases ao comer, tais como:

  • Comer devagar e mastigar bem os alimentos. Assim teremos uma digestão mais lenta e os alimentos não fermentarão no estômago nem gerarão mais gases.
  • Evitar mascar chiclete ou fumar, pois isso aumenta a produção de gases no intestino.
  • Parar de comer adoçantes artificiais, pois dificultam a digestão.
  • Infusões de ervas: acostumar-se a tomá-las depois do almoço ou jantar favorece a digestão. As mais recomendadas são: camomila, verbena, hortelã, anis, entre outros.
  • Se você apresentar gases e outros sintomas como dor estomacal, azia, náuseas, vômitos, é importante consultar um médico.
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