Posturas da ioga para emagrecer

Revelamos a seguir quais são as posturas da ioga que ajudam você a se livrar dos quilos extras.

Muitas pessoas se perguntam quais são as melhores posturas da ioga para emagrecer uma vez que começam a praticar essa disciplina. A forma como a ioga molda o corpo é um dos principais atrativos para os iniciantes.

Além de meditar ou acalmar a mente enquanto a pessoa está sentada na posição de lótus, há um benefício físico: um corpo mais elegante, flexível e tonificado e, portanto, um organismo saudável.

Deve-se notar que, para começar a prática da ioga, não é necessário ter um determinado tipo de corpo ou pesar pouco. Todas as constituições são bemvindas e todos podem conseguir exercitar seu corpo para melhorar sua saúde.

Como perder peso através da ioga

À medida que o tempo avança e a pessoa cria o hábito de praticar ioga várias vezes por semana, o corpo se acostuma à atividade. Os benefícios mais imediatos são:

  • Melhoria da circulação sanguínea
  • Aumento de energia e vitalidade
  • Melhoria da qualidade do sono
  • Saúde psicológica
    • Liberação do estresse.
    • Melhora do humor
  • Alívio da tensão
    • Relaxamento

Agora, como é possível perder peso através da ioga? Muito simples; através da tensão muscular exercida em certas posturas.

Quando uma postura da ioga é colocada em prática, o corpo está posicionado de uma certa maneira e permanece assim por um curto período de tempo (de segundos a minutos).

Quando a postura é sustentada, o corpo permanece em um estado de tensão, no qual os músculos se contraem. 

Em outras palavras, as posturas da ioga para emagrecer são quase todas dessa disciplina. No entanto, a repetição de algumas pode nos ajudar a queimar mais gordura.

Em maior ou menor grau, a manutenção de uma postura durante um certo tempo ajuda a queimar gordura, a ativar os músculos e a tonificar as diferentes áreas do corpo.

Claro, tudo depende da intensidade com a qual os exercícios são realizados. Nesse sentido, os professores de ioga tendem a aumentar, pouco a pouco, tanto a complexidade quanto a duração das posições. Desta forma, o corpo tem a oportunidade de se acostumar com o esforço e desenvolver resistência.

A perda de peso será experimentada progressivamente. Esta perda pode ocorrer mais imediatamente (ou não) dependendo da dieta pessoal de cada um. A ioga, por si só, não garante que a pessoa conseguirá perder peso se a prática não for acompanhada de um estilo de vida saudável.

As melhores posturas da ioga para emagrecer

Se você não quer ou não tem tempo para participar de uma sessão em um estúdio de ioga ou academia, não se preocupe. Você pode se exercitar em casa. Você só precisará de 30 minutos por dia (e um pouco de paz e espaço). Lembre-se: o que conta é a qualidade do exercício, não o espaço.

As principais posturas da ioga para perder peso são as seguintes:

1. Postura da cobra

Mulher fazendo ioga

Esta é uma das posturas da ioga para emagrecer mais eficientes, uma vez que trabalha vários músculos simultaneamente.

A postura da cobra é muito fácil de realizar. Você só tem que se deitar de barriga para baixo em uma esteira e apoiar as palmas das mãos na altura dos ombros. Estique os braços para tirar o tronco do chão. Leve a cabeça para trás.

Você pode manter seus olhos abertos em um ponto fixo ou fechá-los. Respire fundo várias vezes. O importante é que a parte de trás do corpo fique sempre reta.

2. Postura do guerreiro

Esta postura é praticada em pé e fortalece as extremidades. Um pé é colocado para a frente e o outro para trás. Flexione levemente o joelho da frente.

Apoie a ponta do pé traseiro. Levante seus braços acima de sua cabeça e coloque as palmas juntas. Mantenha as costas retas. 

3. Postura do peixe

Mulher fazendo ioga na beira de rio

A posição do peixe é básica no ioga. Ela ajuda muito quando temos os ombros muito “caídos para a frente” (passando horas na frente do computador) ou dor no pescoço.

Sente-se no chão com as pernas esticadas juntas. Apoie as palmas das mãos nos lados do corpo (ao nível das coxas). Leve o tronco para trás (acompanhado pela cabeça) até que os cotovelos toquem o chão.

As costas ficarão um pouco curvadas. Mantenha esta posição por alguns segundos e regresse lentamente para a posição inicial para não ficar tonto.

4. Postura da vela

Talvez essa seja um pouco mais complicada, mas, assim como a postura do peixe, é possível realizá-la. Com esta postura, você aumentará o fornecimento de sangue para o cérebro, fortalecerá as pernas e trabalhará o abdômen.

Deite-se de costas com as pernas juntas e os braços ao seu lado. Levante as pernas para que elas fiquem perpendiculares ao chão.

Empurre as pernas para o mais longe possível (a ideia é que as pontas dos pés toquem o chão acima da cabeça). Mantenha a postura por alguns segundos. Respire fundo e volte devagar.

5. Postura do salgueiro

Mulher fazendo ioga em montanha

Com esta postura, você tonificará o abdômen e promoverá o equilíbrio. Fique com as costas retas. Descanse o pé esquerdo no joelho direito. Levante seus braços acima da cabeça para que suas palmas se encontrem. Mantenha a postura por alguns segundos.

6. Postura da lua crescente

A postura da lua crescente ajuda a melhorar o ritmo do metabolismo e fortalece os músculos das costas e do tórax. Para realizar essa postura, você deve se deitar de barriga para baixo.

Em seguida, coloque as mãos nas laterais do corpo. Pegue as pontas dos seus pés com as mãos e coloque a cabeça para trás. Você levantará seu peito ligeiramente e tirará a pelve do chão. Segure por um minuto ou dois e volte devagar.

Você já conhecia estas posturas da ioga para emagrecer? Esta prática tão benéfica já faz parte do seu dia a dia? Vale a pena experimentar!

Categorias: Perder peso Tags:
Recomendados para você