Quais são os melhores suplementos para a nutrição esportiva

· 1 de outubro de 2018
Existem vários tipos de suplementos para a nutrição esportiva, cada um com qualidades diferentes. Por isso, é importante conhecê-los e entender seus benefícios.

 Para ter um corpo escultural, não basta apenas fazer exercícios e manter uma dieta saudável. Pessoas que desejam manter seus corpos em perfeitas condições incluem em sua dieta suplementos para a nutrição esportiva, que potencializam a energia e garantem melhores resultados.

Existem diversos suplementos. Pode parecer que todos dão os mesmos resultados, no entanto, isso depende, por exemplo, da preferência, da intensidade do exercício, das horas de trabalho. Mas, em geral, todos devem ser acompanhados por uma dieta específica.

Ter um corpo de revista requer esforço e uma alimentação saudável, mas também, podemos incluir os seguintes suplementos. Confira!

O que são os suplementos para a nutrição esportiva?

Os suplementos para a nutrição esportiva ajudam a desenvolver os músculos graças ao alto teor de fibra. Seu consumo diário aprimora consideravelmente os resultados do exercício. Além disso, também melhora o metabolismo, fazendo com que haja perda de peso ou aumento da massa muscular.

Suplementos à base de proteínas

Esses suplementos são feitos de diferentes sabores para se adaptar ao gosto de cada consumidor. Por isso, o ideal é consumi-los ao mesmo tempo em que praticamos uma série de exercícios fortalecedores para recuperar os músculos dos danos e fazê-los crescer.

Porém, nem todo mundo pode consumir a mesma coisa, já que esses suplementos estão carregados com outras substâncias que se adaptam melhor a cada necessidade.

Sendo assim, é importante entender qual você pode consumir para entrar em forma em um tempo adequado.

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Quais são os melhores suplementos?

Whey protein

Sem dúvida alguma, as pessoas que amam se exercitar consomem o tradicional Whey ProteinEsse suplemento é consumido sobretudo pelos amantes do fisiculturismo, graças aopeptídeos complexos (ß-lactoglobulina, α-lactoalbumina, glicomacro-peptídeo, etc.).

Whey Protein contém todos os aminoácidos essenciais e é muito rico em BCAA, leucina e cisteína. É por isso que os atletas dedicados ao fisiculturismo dão preferência a ele, porque é bem eficaz a médio prazo.

Seu consumo deve ser acompanhado de uma dieta saudável e exercícios, já que o suplemento por si só não traz resultados.

Se você pretende começar a usar o Whey Protein, tome entre 10 e 30 gramas 30 minutos antes do seu treinamento. Ao terminar, consuma a mesma quantidade.

Homem preparando suplementos

Graças aos altos níveis de leucina, há estimulação anabólica com poucas calorias. Da mesma forma, seu conteúdo de cisteína gera no corpo um aumento na produção de glutationa, ou seja, aumenta a capacidade antioxidante.

Além disso, ele também é recomendável para pessoas que sofrem de ansiedade e que precisam perder peso, pois reduz a fome.

Creatina monoidratada

Esse suplemento de nutrição esportiva colabora com a construção muscular e é bem seguro. Ele também aumenta a creatina e a fostocreatina (PCr) nos músculos. Assim, é possível manter a energia durante os exercícios de alta intensidade, como o levantamento de peso.

A longo prazo, a suplementação com creatina melhora a qualidade do treinamento de força, produzindo um aumento no rendimento de, pelo menos, 15%.

Cafeína

É provavelmente o estimulante mais utilizado. É um auxílio ergogênico eficaz tanto no exercício de resistência quanto na atividade de alta intensidade. No entanto, em relação ao desempenho de força, os efeitos são um pouco demorados, mas notórios.

Os atletas que consomem cafeína sentem menos fadiga e também não sentem tanto cansaço, o que é bom para treinamentos de alta intensidade e volume.

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Malato de citrulina (CM)

A princípio, esse suplemento começou a ser comercializado como um produto contra a fadiga. Recentemente, no entanto, ele tem se mostrado popular devido aos seus efeitos no aumento do rendimento dos atletas.

Os benefícios observados no consumo do malato de citrulina se atribuem à combinação da L-citrulina e do malato. Essa mistura ajuda a aumentar as taxas de ATP durante o exercício, seguidas de maiores níveis de recuperação depois da atividade.

Uma pessoa que consome 8 gramas pode aumentar a quantidade de repetições realizadas durante o treinamento e reduzir a dor nas 24 a 48 horas após o treinamento. 

De fato, a Universidade do Estado do Mississipi, nos EUA, descobriu que apenas uma única dose de malato de citrulina foi capaz de fazer com que um atleta aumentasse a quantidade de repetições com a parte inferior do corpo.

Comprimidos de proteína

Para quem não tem tempo suficiente para preparar as bebidas proteicas, os comprimidos são a melhor opção. Se você sai do trabalho e vai direto para a academia, no trajeto, pode tomar um comprimido com uma quantidade adequada de aminoácidos.

Eles geralmente são produzidos com fontes de proteína, como o soro de leite, e contêm aproximadamente 1 grama por comprimido.

É importante seguir as indicações deum nutricionista ou profissional de educação física com conhecimentos na área de nutrição. Lembre-se de que todos os suplementos atendem a diferentes necessidades.