7 suplementos que ajudam a ter uma saúde ideal

· 17 de julho de 2017
Visto que nossa dieta, às vezes, carece dos nutrientes necessários para mantermos saudáveis, é conveniente recorrer a suplementos naturais que nos ofereçam tudo aquilo que nos falta.

O mundo dos suplementos naturais é muito extenso e devemos conhecê-lo um pouco antes de decidirmos tomar algum remédio.

Ainda que sejam naturais, também podem implicar em consequências importantes na saúde, assim como contraindicações e efeitos secundários. Por isso, é essencial procurar um especialista antes de consumi-los.

Neste artigo detalhamos quais são os suplementos recomendados para o consumo habitual, com a finalidade de evitar as carências mais frequentes hoje em dia.

Quando devo tomar suplementos?

Estamos acostumados a tomar suplementos naturais ao invés de outros medicamentos sintéticos para tratar problemas de saúde pontuais e, no geral, de pouca gravidade.

Contudo, não é recomendável consumir suplementos vitamínicos, ainda que sejam naturais, de maneira permanente, já que podem causar efeitos prejudiciais na saúde.

Por isso, o nutricionista ou o médico poderão descobrir suas deficiências e receitar o suplemento ideal, na dose ideal.

Os melhores suplementos para alcançar uma saúde ideal

Suplementos para melhorar a saúde

A seguir, detalhamos alguns suplementos que podem ser consumidos diariamente, sem muitos riscos.

São adequados para quase todo mundo e ajudam a melhorar os níveis de energia e vitalidade, assim como alguns transtornos.

1. Magnésio

Em suma, o magnésio é um mineral imprescindível para o nosso organismo.

Você sabia? As incríveis propriedades do cloreto de magnésio para a saúde do corpo

Ainda que muitos alimentos o contenham, a má qualidade da terra, cada vez mais desnutrida e desvitalizada, faz com que tenha menos magnésio.

Por isso recomenda-se tomar diariamente um suplemento à base deste mineral para manter uma saúde ideal.

O magnésio pode ajudar nas seguintes funções:

  • Nutrir os ossos e os músculos.
  • Regular a função intestinal.
  • Equilibrar o sistema nervoso.
  • Relaxar os vasos sanguíneos.
  • Regular os níveis de açúcar no sangue.

2. Vitamina C

A vitamina C é um nutriente que precisamos para se ter uma boa saúde. Assim sendo, podemos obtê-la através da alimentação ou por meio de suplementos.

  • A quantidade mínima recomendada é de 300 mg diários.
  • A vitamina C reforça o sistema imunológico e seu déficit pode estar relacionado com muitas doenças.
  • É um poderoso antioxidante, cuida da saúde da pele, das articulações e dos ossos.
  • Também pode prevenir a depressão e as doenças oculares.

3. Espirulina

Suplemento de espirulina

A espirulina é uma alga que age como superalimento, graças aos seus completos nutrientes. Assim como, é rica em proteínas, aminoácidos essenciais, vitaminas, minerais, antioxidantes, enzimas e fibra.

Os suplementos de espirulina podem oferecer os seguintes benefícios para alcançar uma saúde ideal:

  • Energia e vitalidade.
  • Ajuda a perder peso de maneira saudável.
  • Previne a queda de cabelo.
  • Combate a insônia.
  • Reduz o colesterol.
  • Protege a visão.

4. Água do mar

Hoje em dia podemos encontrar água marinha para consumir em alguns supermercados e dietéticas. Este alimento é muito completo em minerais e oligoelementos, de forma que é uma maneira excelente de prevenir déficits nutricionais.

Não perca: 12 benefícios do limão que você não conhecia

Desse modo, podemos tomá-la sozinha, misturada com água natural ou usá-la para cozinhar, em substituição do sal. A água marinha ajuda a regular a função dos rins e do intestino.

5. Levedura de cerveja

A levedura de cerveja é um suplemento muito habitual para as pessoas que querem uma dose extra de vitaminas e minerais. Beneficia tanto o sistema nervoso, prevenindo o nervosismo, a ansiedade ou a depressão, como a saúde e o aspecto do cabelo, da pele e das unhas.

Podemos tomá-la no café da manhã, misturada com um pouco de suco, leite ou iogurte, ou mesmo em cápsulas ou comprimidos.

6. Cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria excelente para prevenir muitos problemas de saúde.

Dessa forma, podemos encontrá-la hoje em dia como suplemento, combinada inclusive com outros componentes para reduzir as dores.

Os suplementos de cúrcuma previnem e reduzem as inflamações, têm um alto poder antioxidante e melhoram a função do fígado.

Suplemento de vitamina C

7. Probióticos

Os probióticos são suplementos que melhoram a flora bacteriana intestinal. Ela não só está relacionada com uma boa função do intestino, como também é fundamental para gozar de uma boa saúde geral.

O intestino não apenas está relacionado com a absorção dos nutrientes, bem como com o sistema imunológico, portanto é imprescindível mantê-lo sempre saudável.

Antes de ir descubra 5 alimentos para repovoar a flora intestinal

Além disso, os probióticos têm resultados surpreendentes em muito pouco tempo, tanto em pessoas saudáveis quanto em quem sofre doenças crônicas e degenerativas.