Cerca de 10 a 20% das pessoas sofrem com a síndrome do intestino irritável. Este problema é bastante incômodo, no entanto, com um plano de alimentação correto, pode-se aumentar o bem-estar dos pacientes com a doença.
A corrida ao banheiro por causa de um mal-estar digestivo não é divertida, e se a isso somarmos o inchaço severo depois de comer ou as dores no abdômen, talvez você possa ter a síndrome do intestino irritável.
A causa exata é desconhecida, mas é sem dúvidas exacerbada por fatores do estilo de vida, como o estresse e a intolerância alimentar.
O plano de dieta de quem sofre com o intestino irritável exclui os alimentos mais comuns que disparam o mal-estar, como os laticínios e o trigo, para dar ao seu corpo a oportunidade de se recuperar enquanto descobre quais alimentos pioram os sintomas.
As regras da dieta
É preciso comer pouco e com frequência, e mastigar cada pedaço pelo menos 20 vezes.
As grandes refeições sobrecarregam o seu intestino, o que aumenta a possibilidade dos alimentos fermentarem dentro do mesmo, o que leva à criação de gases, e o excesso deste é um dos problemas que causa a dor do intestino irritável.
Manter um diário da ingestão dos alimentos é uma boa maneira de identificar o que desencadeia a síndrome.
Anote também seu humor e o horário de trabalho, de modo que possa ver facilmente como os fatores de estilo de vida estão afetando a sua vida.
Conheça os diferentes tipos de fibras
As fibras são divididas em duas variedades: a fibra solúvel (como a aveia e as leguminosas), que é conhecida por amolecer as fezes, ajudando assim os pacientes com a síndrome.
Já a fibra insolúvel (do pão integral) atua como um irritante para o intestino.
Limite o consumo de frutas
Muitas pessoas que sofrem com a síndrome do intestino irritável são intolerantes à frutose, um açúcar da fruta.
Se estiver desidratado, seu corpo absorve a água das fezes, o que as torna mais difíceis de expelir e pode agravar a dor do intestino irritável.
Faça exercícios diariamente
Caminhar a passos rápidos ajuda a aliviar o estresse e estimula as contrações saudáveis nos intestinos, prevenindo a prisão de ventre.
Plano de alimentação de sete dias para o intestino irritável
Saiba que este plano de alimentação não substitui nenhum conselho dado pelo médico ou nutricionista, e que cada pessoa que sofre com a síndrome do intestino irritável é diferente. Se por alguma razão os sintomas piorarem, então abandone a dieta e busque ajuda profissional.
Café da manhã: mingau feito de quinoa, arroz ou cevada (40 g) com leite de soja, leite de arroz ou água. Sirva com um punhado de framboesas frescas.
Almoço: meia tigela de qualquer sopa fresca. 2 a 3 bolinhos de arroz cobertos com purê de abacate.
Lanche da tarde: um iogurte de soja, 2 barras de gergelim.
Jantar: frango grelhado com um pouco de molho de soja, gengibre, pimentões verdes e champignons. Sirva com arroz basmati (50 a 75 g de peso seco).
Dia 2
Café da manhã: 2 a 3 bolinhos de arroz cobertos com amêndoas ou manteiga de amendoim e purê de banana. Uma taça de aveia com leite de soja ou de arroz.
Almoço: sanduíche feito de pão integral de centeio em rodelas ou trigo coberto com salmão defumado e maçã em rodelas.
Lanche da tarde: tigela de qualquer fruta silvestre servida com creme de aveia ou iogurte de soja.
Jantar: omelete de 2 ovos com batatas salteadas, espinafre e pimentão vermelho servido com brócolis ao vapor e um toque de pesto.
Dia 3
Café da manhã: vitamina feita de leite de soja, de arroz ou de aveia, com um sachê de proteína de soro do leite misturado com alguns morangos.
Almoço: sanduíche feito de duas fatias de pão integral de centeio ou pão de centeio coberto com rodelas de ovo cozido, espinafre e tomate em rodelas e um pouco de maionese light.
Lanche da tarde: 2 a 3 bolinhos de arroz cobertos com manteiga de nozes lisa e purê de banana.
Jantar: filé grelhado de qualquer peixe branco servido com ratatouille e purê de batata-doce.
Dia 4
Café da manhã: flocos de milho ou flocos de arroz com leite de soja, arroz ou aveia cobertos com frutas vermelhas.
Almoço: Salada de estilo grego à base de alface picado, tomate, azeite de oliva e queijo feta.
Lanche da tarde: pedaço de pão tostado de centeio com manteiga de nozes.
Jantar: peito de frango servido com quinoa e verduras assadas.
Dia 5
Café da manhã: iogurte de soja servido com banana e frutas silvestres picadas.
Almoço: salada de arroz e vegetais, servida com conservas de atum ou carne de caranguejo, em uma camada de folhas de rúcula.
Lanche da tarde: 2 a 3 biscoitos de arroz cobertos com purê de abacate.
Jantar: costela de cordeiro servida com purê de ervilhas e pimentões vermelhos assados e abobrinha.
Dia 6
Café da manhã: torradas de pão de centeio cobertas com ovos escalfados ou mexidos.
Almoço: salmão ou sardinhas servidas com salada de batatas light.
Lanche da tarde: dois biscoitos de gergelim e uma banana.
Jantar: de 4 a 6 vieiras com pão e um pouco de limão, servidas com aspargos e purê de batata-doce.
Dia 7
Café da manhã: quinoa ou flocos de arroz com leite coberto com uma pitada de canela e algumas uvas-passas.
Almoço: sopa fresca servida com uma fatia de pão de centeio tostado coberto com húmus e salada ilimitada de rúcula, tomate e beterraba.
Lanche da tarde: uma prato de frutas silvestres servidas com iogurte de soja ou creme de aveia.
Jantar: atum, salmão ou truta na chapa. Servido sobre uma camada de espinafres com purê espalhado sobre a parte superior, com 50 g (peso seco) de arroz tipo basmati.
O desgaste físico e psicológico que esta prática gera somente pode ser compensado com uma dieta para golfistas balanceada, capaz de fornecer ao esportista os nutrientes necessários para melhorar seu rendimento. Uma disciplina como o golfe oferece ao indivíduo vários benefícios…
Se você está cansado de seguir dietas que prometem grandes resultados sem conseguir nada, recomendamos que tenha em mente esses truques básicos de uma dieta para perder peso. Com eles você pode garantir resultados reais e de longo prazo, sem…
Um dos grandes desafios para melhorar a figura e a qualidade de vida é modificar completamente os hábitos alimentares. Embora existam muitos outros hábitos que devem ser levados em conta, a alimentação saudável é essencial tanto para a saúde quanto…
Talvez o nome em português da massa de legumes não chame a sua atenção como deveria, e talvez você a conheça pelo nome de zoodle, uma composição entre a palavra de origem italiana “zucchini” e“noodle” do inglês, que literalmente se traduz como macarrão.…
Todos sonhamos em ter uma vida longa, cheia de saúde e juventude. Agora, contraditoriamente a isso, muitas são as pessoas que na hora das refeições escolhem a primeira coisa que veem na geladeira, ou optam por comprar comida rápida ou fast…
p>Tanto se quisermos reduzir o consumo de produtos lácteos de nossa dieta diária, como se sofrermos de algum tipo de intolerância, convém recorrer a receitas que tenham um valor nutritivo adequado, mas sem ingredientes que possam interferir na boa digestão.…