Pimentão, uma grande fonte de vitaminas

· 24 de setembro de 2013
O pimentão é uma rica fonte de vitaminas, mas nem todos sabem disso. Veja mais sobre os benefícios do pimentão aqui.

O pimentão é um dos vegetais mais consumidos, do qual se conhecem mais de 150 variedades distintas, ainda que possam ser divididas em dois grandes grupos, os picantes e os doces.

São ricos em fibra, vitaminas, hidratos de carbono e antioxidantes, sobretudo a vitamina C, chegando a ter o dobro da quantidade encontrada nas laranjas ou nos morangos.

Um componente característico é a capsaicina, mais abundante nas variedades picantes, que tem ação antibiótica, analgésica e estimulante da mucosa gástrica e da vesícula biliar.

Conheça: Dieta para depois da remoção da vesícula biliar

Grande fonte de vitaminas presente no pimentão

  • Vitamina C: tem numerosas propriedades e participa em inúmeros processos biológicos, mas se devemos destacar alguma propriedade, sem dúvida é sua potente ação antioxidante, estimulante do sistema imune, cicatrizante e protetora frente às doenças cardiovasculares.
  • Carotenoides: sua ação antioxidante se soma à vitamina C.
  • Vitamina A: é de extrema importância no crescimento e mantimento da estrutura óssea, e tem um papel determinante na função reprodutiva masculina e feminina e no desenvolvimento correto da gravidez.
  • Folatos: são necessários na formação de anticorpos, glóbulos brancos e hemácias e na síntese de material genético. Além disso, é conhecida sua necessidade durante a gravidez e na infância.
  • Também contém vitamina E e outras vitaminas do grupo B, como B1, B2, B3 e B6.

pimentão.@Doug88888

Outros nutrientes

Além de sua riqueza em vitaminas, o pimentão contém muita fibra e água que, junto com suas baixas calorias fazem com que seu consumo possa ser abundante se seguirmos uma dieta hipocalórica.

Além disso, é recomendado porque a fibra exerce efeito saciante e laxante.

Do mesmo modo, ajuda a controlar a prisão de ventre.

Quanto a sua composição mineral, o pimentão contém potássio, o que lhe confere ação diurética, além de magnésio, fósforo e cálcio, ainda que em menor proporção.

Seu consumo é recomendado em situações de déficit ou necessidade de quantidades extras de ferro, como em casos de anemia, após acidentes ou cirurgias, durante a gravidez e menstruações.

Leia também: 2 cardápios saudáveis para os intolerantes ao glúten

Por fim, vale ressaltar que aquelas pessoas que têm o estômago mais sensível, deverão consumir com mais precaução as variedades picantes, pois esta pode irritar a mucosa gástrica. Porém, os pimentões doces neutralizam a acidez gástrica.

pimentão. Fidgetromeo

Propriedades medicinais

tomate.ulterior epicure

Por todos os componentes e propriedades já descritos e presentes no pimentão, todas as suas variedades são eficazes nas seguintes situações:

  • Inflamações;
  • Indigestões;
  • Em casos de má circulação sanguínea;
  • É indicado em casos de disenterias, problemas digestivos, coágulos sanguíneos e para abrir o apetite;
  • É riquíssimo em vitamina C.