5 pautas que deve seguir para aliviar a indigestão

· 9 de agosto de 2018
O exercício físico moderado, como pode ser sair para caminhar, nos ajuda a combater os sintomas da indigestão ao ativar o metabolismo e aliviar o estômago pesado.

A indigestão costuma ser produzida quando se come em excesso. Isso costuma acontecer em festas, no Natal ou em datas em que tudo o que há sobre a mesa é muito apetecível e queremos comer. Mas, o que podemos fazer para aliviar a indigestão?

Uma boa maneira de evitar a indigestão seria prevenindo-a, evitando comer além da conta. Porém, se já não há como voltar atrás, hoje vamos apresentar até 5 pautas que podem cair muito bem para aliviar a indigestão.

Aliviar a indigestão com pautas simples

Vamos compartilhar contigo 5 conselhos para aliviar a indigestão. Não deixe de provar todas para ver qual é a que funciona melhor no seu caso. Se acredita que alguma funciona melhor do que outra, conte-nos!

1. Preparar uma infusão

Quando nos sentimos mal do estômago, pesado e com acidez devido à indigestão, costumamos recorrer às infusões para paliar este mal estar. Porém, é importante que tenhamos em conta que infusões são as melhores para conseguir isso:

  • Chá de menta: graças às suas propriedades ajuda a aliviar a dor de estômago, assim como as cólicas.
  • Chá de gengibre: reduz as náuseas e os vômitos.
  • Infusão de camomila: reduz os espasmos ou cãibras no estômago.

Confira também essas 5 infusões de ervas para desintoxicar o sistema digestivo

Beber infusões ajuda a aliviar a indigestão

2. Beber água

Beber água pode ser uma ajuda rápida para paliar alguns dos primeiros sintomas da indigestão. Porém, apesar de nos propiciar certo alívio, é possível que não nos sirva para nos desfazermos dos incômodos sintomas. O que podemos fazer então?

  • Dissolver uma colherzinha de bicarbonato de sódio em água.
  • Optar pelos sais de fosfato, que podem ser encontrados nas pastilhas efervescentes.

3. Mastigar sementes

Nos supermercados podemos encontrar uma grande variedade de sementes. Se o que queremos é aliviar a indigestão devemos procurar a algumas em concreto: elas seriam as sementes de anis, de erva-doce e de salsa.

Pode ser que no começo você tenha alguma resistência, mas mastigar este tipo de sementes melhorará sua digestão de maneira instantânea. A medida em que o tempo passa notará que se sente muito melhor, mais animado e com muito menos incômodo.

Estas sementes, além disso, também te ajudam a lidar com a sensação de náuseas ou esses possíveis vômitos que podem chegar devido à indigestão. Prove-as!

4. Coma alguma fruta

Porque algumas pessoas comem fruta de sobremesa? O motivo está no fato de que a fruta é um alimento leve e que pode ajudar a melhorar a indigestão. Também é uma grande ajuda se comemos de muito e nos sentimos cheios.

Porém, ainda que todas as frutas sejam boas, há umas específicas que podem aliviar a indigestão. Consumi-las quando começamos a notar os primeiros sintomas os reduzirá quase que no mesmo instante:

  • Laranja: melhora a digestão e fortalece o sistema imunológico.
  • Maçã: rica em fibra, limpa o sistema digestivo.
  • Toranja: alivia a irritação produzida pela indigestão.

Confira as As 8 melhores frutas para o seu organismo

5. Sair para caminhar

Fazer exercícios ajuda a aliviar a indigestão

A última das chaves para aliviar a indigestão é sair para caminhar. O exercício sempre é bom para pôr o metabolismo em funcionamento e aliviar o estômago pesado quando se consome muito.

Além disso, sair para caminhar evita que fique quieto e inclusive que tenha a tentação de deitar. Isso poderia te fazer se sentir muito pior e as náuseas e mal-estar poderiam aumentar. Portanto, além dos conselhos anteriores, o ideal é que também façamos algum exercício moderado.

A prevenção é importante

Se temos muitos problemas de indigestão, seria importante que descobríssemos onde está o problema para assim preveni-lo. Continuamos comendo ainda que não tenhamos mais fome? Há alimentos que nos enchem mais a noite mas continuamos comendo-os?

Fazer refeições leves durante o jantar, evitar continuar comendo se já não temos fome e detectar aqueles alimentos que digerimos com maior dificuldade nos ajudará a prevenir as indigestões. Assim não teremos que passar pelo mau momento de quando surge a indigestão.

Também devemos estar alertas caso algum alimento esteja nos fazendo mal. As pessoas intolerantes em ocasiões acreditam que sofrem de indigestão, quando a realidade é que seria melhor que não comessem esse alimento.

Consultar tudo isso com seu médico pode te ajudar a descartar diversas possibilidades que podem estar causando suas indigestões. Sofre muito de indigestão? Já conseguiu identificar onde está o problema?