As 8 melhores frutas para o seu organismo

· 18 de julho de 2016
Para manter um organismo forte e saudável, é muito importante comer, pelo menos, cinco porções de frutas e verduras por dia, pois assim conseguiremos uma dose extra de vitaminas e nutrientes.

Segundo os nutricionistas, devemos comer várias frutas todos os dias se quisermos cuidar da nossa saúde. E, embora todas as frutas sejam saudáveis, algumas se destacam por terem múltiplos benefícios para a saúde, as tornando essenciais para a nossa alimentação.

Descubra neste artigo quais são as 8 frutas mais importantes para se manter saudável e vital.

As melhores frutas para o seu organismo

1. AbacateO abacate está entre as melhores frutas

Muitas pessoas acham que o abacate não é uma fruta, mas é! E não apenas uma das frutas mais saudáveis ​​que podemos encontrar, mas que também nos garante a maior parte dos nutrientes que precisamos todos os dias.

Alguns não o consomem porque dizem que engorda. No entanto, as gorduras que fornece são saudáveis ​​e, na realidade, nos ajudam a manter um peso adequado.

Podemos consumir metade de um abacate todos os dias para obter uma boa quantidade de proteína vegetal, fibras, vitaminas, minerais e ácidos graxos.

Leia também: 9 razões para comer abacate

2. Coco

Uma maravilha da natureza que é cada vez mais popular. Tanto a água quanto a polpa do coco são alimentos muito nutritivos e, além disso, seu sabor é delicioso. Com a polpa, podemos fazer leite de coco e usar a fibra restante para preparar biscoitos.

O óleo de coco extra virgem também é consumido como suplemento e pode ser usado como um excelente cosmético para a pele e cabelo.

3. Abacaxi

O abacaxi está entre as melhores frutas

Depurativo e diurético, o abacaxi é uma fruta ideal para melhorar a digestão de gorduras e proteínas. Nos ajuda a evitar a retenção de líquidos e a eliminar toxinas.

Contém enzimas digestivas que nos ajudam a combater problemas como a azia, a indigestão ou a constipação. É uma sobremesa muito adequada para quando comemos carne ou peixe.

4. Mamão

O mamão está entre as melhores frutas para a saúde

O mamão também é uma fruta tropical que nos fornece enzimas digestivas e facilita a digestão dos alimentos. Além disso, é um remédio ideal para os parasitas intestinais, especialmente se também consumirmos suas sementes.

É uma fruta muito antioxidante, graças ao seu conteúdo de vitamina C e beta-carotenos, que nos ajuda a prevenir o envelhecimento celular.

Uma receita deliciosa é bater no liquidificador o mamão e o abacaxi com um pouco de água e preparar uma deliciosa batida que podemos tomar todos os dias em jejum para prevenir inflamações do sistema digestivo.

5. Maçã

A maçã está entre as melhores frutas para o organismo

Como diz o ditado, “uma maçã por dia mantém o médico longe”. Isso porque a maçã é uma fruta muito equilibrante e reguladora, barata e fácil de encontrar.

A maçã atua como um antiácido natural e tem efeitos anti-inflamatórios nos tratos urinário e digestivo. É importante comprá-la orgânica para poder consumir também sua casca, muito rica em fibras.

6. Limão

As frutas cítricas são essenciais para elevar as defesas e depurar o organismo.

O limão, o primeiro entre eles, é uma fruta essencial para eliminar toxinas e líquidos, facilitar a função hepática e renal e, acima de tudo, manter o organismo alcalino, o que nos ajuda a prevenir quase qualquer doença.

O limão também é uma fruta cuja casca contém múltiplos benefícios à saúde, desde que seja orgânico.

Não pode faltar um copo de água com suco de limão em jejum todos os dias.

Pode te interessar: 10 ideias surpreendentes para tirar proveito de um limão

7. Toranja

A toranja está entre as melhores frutas para a saúde

Muitas pessoas não gostam da toranja por seu forte sabor ácido e amargo. No entanto, é este sabor que nos dá a pista dos nutrientes que esta fruta proporciona e que são altamente benéficos para o nosso fígado, o órgão responsável por manter o sangue limpo de toxinas.

A toranja também é uma fruta muito eficaz para combater a retenção de líquidos e melhorar a função renal.

Podemos consumir meia ou uma toranja inteira todas as noites antes de dormir; em poucos dias notaremos a diferença.

8. Uva

A uva está entre as melhores frutas para o organismo

A uva é uma das frutas mais rejuvenescedores. Atualmente, são comercializados óleo de semente de uva e resveratrol como elixires para a saúde. No entanto, é muito mais barato consumir as uvas (ecológicas) com a casca e as sementes. Também podemos batê-las com água e preparar um delicioso suco de uva fresco.

A uva é muito depurativa, reduz os níveis elevados de colesterol, tem propriedades anticancerígenas e é um excelente regulador intestinal.