10 ideias surpreendentes para tirar proveito de um limão

· 31 de maio de 2018
Tanto a pele quanto a casca do limão podem ter múltiplas utilidades e aplicações tanto internas como externas e no plano da saúde física ou mental.

Um limão é um remédio medicinal que deveria estar sempre em nossos lares, não somente como alimento, e sim também como remédio e solução para muitos problemas diários.

Neste artigo falaremos sobre 10 ideias surpreendentes, baratas e efetivas para tirar proveito de um limão. Confira!

1. Uma depuração baratíssima

Limões

O limão é um alimento com importantes propriedades depurativas, ou seja, que nos ajuda a eliminar as toxinas que se acumulam no organismo e que, a longo prazo, podem nos causar transtornos e doenças crônicas.

Beber água com limão todos os dias, especialmente em jejum, é a melhor maneira de nos limparmos por dentro e prevenir problemas como a prisão de ventre, a acidez, os cálculos renais, a hipertensão, etc.

Veja também: 9 usos da casca de limão que você não imaginava

2. Tempero contra a anemia

As pessoas que costumam sofrer de anemia devem saber que a vitamina C que essa fruta contém nos ajuda a assimilar muito melhor o ferro presente nos alimentos.

Por este motivo, deveríamos nos acostumar a temperar sempre as comidas com um fio de suco de limão.

3. Remédio contra as manchas

Pessoa espremendo um limão

Ele é um poderoso branqueador que nos ajuda a prevenir e eliminar as manchas na pele, assim como a branqueá-la em áreas que podem escurecer com o passar do tempo como, por exemplo, as axilas ou unhas.

Basta esfregarmos meio limão diariamente nas regiões que queremos clarear até obter os resultados esperados, mas lembre-se de fazer o tratamento à noite e de usar protetor solar toda vez que sair à rua.

4. Limpador da casa

Ficou sem um produto de limpeza ou quer alternativas mais naturais para limpar a casa? Esse cítrico é um dos produtos mais eficazes que temos, junto com o vinagre e o bicarbonato de sódio.

Esta fruta é um potente remédio contra a gordura que elimina as bactérias e os germes de forma definitiva, absorve os maus odores e revitaliza os tons da roupa se o usarmos na máquina de lavar junto com os outros produtos habituais.

5. Aproveite a casca do limão

Você tem limões orgânicos ao seu alcance?

Se tiver a segurança de usá-los sabendo que não foram empregados pesticidas durante seu cultivo, você deve saber que pode usar também a casca, que é muito mais rica em nutrientes do que a polpa.

Recomendamos que rale a casca e a congele. Deste modo, poderá adicioná-la sempre a todo tipo de molhos, vinagretes ou bolos aos quais queira dar um toque especial.

6. Cubinhos de limão

Se for difícil para você beber água ou você gostar de adicionar um pouquinho de ácido às bebidas, pode preparar cubinhos de suco de limão ao invés de água. Assim os terá sempre prontos para seus sucos, bebidas, infusões, etc.

Para que sejam ainda mais originais, pode adicionar algo dentro, como folhas frescas de menta, mirtilos ou um pedacinho da casca.

7. Antidepressivo natural

O limão, como todos os cítricos, tem propriedades antidepressivas que ajudam a melhorar o humor e prevenir estados de tristeza, desânimo e nostalgia.

Por esse motivo, recomendamos que você se rodeie de limões em casa. Coloque-os ao alcance dos olhos, nas fruteiras, faça limonadas e perfume a casa com a casca dos limões.

8. Gargarejos curativos

Suco de limão

Quando a garganta começa a incomodar ou a doer, ou se estivermos afônicos, o limão é um dos melhores remédios para fazer gargarejos curativos.

Basta espremer um pouco de suco de limão em água morna ou quente e, se quiser, adicionar outros ingredientes benéficos, como o própolis, a tanchagem ou o mel de abelha.

Estes gargarejos são muito efetivos se os repetirmos várias vezes por dia.

9. Adeus à enxaqueca

Há um antigo remédio para aliviar a crise de enxaqueca que consiste em cortar um limão pela metade e pôr cada uma das duas partes sobre os pulsos durante 10 minutos.

Podemos nos ajudar com um pouco de esparadrapo, para que não deslizem e caiam.

As propriedades curativas dessa fruta chegarão à corrente sanguínea através dos poros da pele.

10. Antisséptico imediato

Se você precisar de um antisséptico para uma ferida ou para desinfetar, pode usar o suco de limão.

Conheça: Os 8 melhores antissépticos naturais para a sua pele

Para algumas áreas delicadas do corpo, recomenda-se que o dilua em água para que não arda.

É uma solução imediata e muito barata, que podemos usar em qualquer área que precisemos desinfetar com urgência.

  • Dhanavade, M., Jalkute, C., … J. G.-B. J. of, & 2011, U. (2011). Study antimicrobial activity of lemon (Citrus lemon L.) peel extract. British Journal of Pharmacology and Toxicology. https://doi.org/10.1002/ajp.21003