Conheça os benefícios da vitamina C

· 13 de setembro de 2013
Todos sabem que as vitaminas são de extrema importância quando o objetivo é manter o corpo saudável e em excelente funcionamento. Dentre as vitaminas mais conhecidas e que oferecem os maiores benefícios à saúde, está a vitamina C.

A vitamina C é muito importante, pois desempenha papel fundamental na aparência da pele e no crescimento e reparação dos tecidos, por exemplo.

Estudos recentes comprovaram que existem ainda mais benefícios que esta vitamina nos oferece e que podem significar grandes mudanças em nossa alimentação diária. Vamos conhecê-los?

A vitamina C e seus benefícios

Estudos realizados por cientistas britânicos do The Imperial College, uma importante instituição britânica, chegaram à conclusão de que a vitamina C tem mais benefícios do que pensamos.

Uma das descobertas é que essa vitamina tem uma grande quantidade de agentes que podem nos proteger de efeitos prejudiciais dos diferentes contaminantes existentes no ar, como os produzidos por gases expulsos por automóveis.

Durante os estudos, foram avaliadas pelo menos 209 pessoas entre 54 e 74 anos. E os resultados demonstraram que há uma relação marcada entre o estresse oxidativo e a contaminação que produzem combustíveis emitidos por automóveis.

Os cientistas notaram que pelo menos 35% dessa população tinham risco de sofrer de doença pulmonar obstrutiva crônica. O curioso dessa informação é que todas essas pessoas apresentaram níveis de vitamina C muito baixos.

Essa vitamina é um poderoso antioxidante, que possui a grande capacidade de anular a ação dos radicais livres.

Dessa forma, pessoas acostumadas a consumirem regularmente alimentos ricos em vitamina C estão bem protegidas de problemas de saúde causados pela contaminação do meio ambiente.

Além disso, sabe-se que os radicais livres podem contribuir para o desenvolvimento de cânceres e doenças cardíacas, bem como respiratórias.

Fontes de vitamina C

O consumo regular dessa vitamina, como já sabemos, favorece a saúde do organismo todo de maneira impressionante.

Mas, sobretudo, pode prevenir o surgimento de doenças tais como a asma, que é causada pela exposição à contaminação do ambiente por gases emitidos por automóveis, especialmente em grandes cidades, onde o tráfego é muito maior.

Frutas ricas em vitamina C

vitamina C

  • Kiwi
  • Limão
  • Tangerina
  • Melancia
  • Laranja
  • Toranja
  • Abacaxi
  • Goiaba
  • Morango

Leia também: Receita de bolo de queijo e geleia de morango

Verduras ricas em vitamina C

vitamina C

Dessa forma, podemos chegar à conclusão de que essa incrível vitamina não pode faltar de maneira nenhuma em nossa alimentação diária.

Além disso, os alimentos que nos oferecem a vitamina C – como as frutas e verduras já mencionadas – são deliciosos. Muitos são refrescantes quando consumidos em sua forma natural.

Leia também: Comer frutas e vegetais regularmente evita o câncer?

Em relação às verduras, consumi-las é mais fácil que parece. Podem ser adicionadas a sopas e saladas, além de mais uma infinidade de receitas e opções.