Pulmões: frutas mais benéficas para o órgão

As frutas possuem uma infinidade de nutrientes que o corpo precisa. Conheça a seguir algumas que são benéficas para os pulmões.
Pulmões: frutas mais benéficas para o órgão

Última atualização: 08 Março, 2019

As frutas estão repletas de vitaminas e minerais que apoiam o funcionamento saudável do sistema imunológico, respiratório e dos pulmões.

Muitas delas contam com propriedades antioxidantes e ajudam a prevenir danos celulares; que os radicais livres e a exposição a diversos contaminantes ambientais podem causar.

Cítricos

Os cítricos estão repletos de vitamina C, que ajuda a prevenir o dano causado pelos radicais livres; dano esse que pode desencadear a inflamação pulmonar.

As frutas como as laranjas, toranjas, tangerinas, limões e limas tem propriedades anti-inflamatórias. Por isso, podem ajudar a reduzir os inchaços dos tecidos pulmonares; como ocorre em pessoas asmáticas.

Além disso, a vitamina C pode melhorar a saúde pulmonar, já que reduz o risco de doenças pulmonares obstrutivas crônicas em fumantes. Porém, somente se forem consumidas entre uma ou duas frutas ricas em vitamina C por dia.

Laranja excelente fruta para os pulmões

Com as laranjas é possível melhorar o funcionamento do sistema respiratório, principalmente em pessoas que fumam; já que seu consumo melhora a tosse matutina e a tosse crônica em pacientes adultos.

Laranja excelente fruta para os pulmões.

Toranja (ou “Grapefruit”)

A toranja é uma fonte saudável de vitaminas A e C. Uma xícara de gomos de toranja oferece mais de 70% da dose diária recomendada de vitamina A. Entre outras funções: ajuda a manter o bem-estar das células mucosas que recobrem as vias respiratórias e o trato digestivo.

Grapefruit ajuda os pulmões a se manterem saudáveis.

Melão

O melão contém altas quantidades de vitaminas A e C, que são essenciais para o funcionamento do sistema imunológico e o fortalecimento do sistema pulmonar.

Uma xícara de melão em cubos contém dois terços da quantidade diária recomendada da vitamina A para mulheres e mais da metade para homens.

A vitamina A é essencial, entre outras funções, para a defesa do corpo contra micróbios que causam doenças. Além disso, o melão contém mais de 75% da dose diária recomendada para homens adultos, sendo vital para evitar o prolongamento de infecções.

Morangos ajudam nas funções dos pulmões

Os morangos são outra boa fonte de vitamina C. Uma xícara de morango contém mais de 100% da dose diária recomendada.

Além disso, ajuda a manter uma função pulmonar saudável, bem como prevenir doenças pulmonares obstrutivas crônicas – DPOC.

Morangos ajudam nas funções dos pulmoões

Tomates e maçãs para os pulmões

O aumento da função pulmonar e a redução da respiração ofegante podem melhorar com a ingestão de três tomates ou cinco maçãs por semana.

Em suma, devido aos fitoquímicos presentes nas cascas desses frutos, que são antioxidantes e protegem as vias respiratórias dos irritantes externos como a poluição ou o cigarro.

Tomates e maçãs para pulmões saudáveis

NOTA: Ainda que estes alimentos possa melhorar a saúde pulmonar, caso você tenha alguma doença crônica ou aguda, não substituem nenhum tratamento. Além disso, fumar faz muito mal a saúde.

Imagens oferecidsa por: Fotoro e he-sk,

Pode interessar a você...
Câncer de pulmão
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Câncer de pulmão

O câncer de pulmão é uma das causas principais de mortalidade. É difícil de detectar em suas etapas iniciais, por isso temos que conhcer os sintoma...

 



  • Garcia-Larsen V, Potts JF, Omenaas E, Heinrich J, Svanes C, Garcia-Aymerich J. Dietary antioxidants and 10-year lung function decline in adults from the ECRHS survey. Eur Respir J 2017; 50.
  • Kim H, Jang M, Kim Y, Choi J, Jeon J, Kim J, et al. Red ginseng and vitamin C increase immune cell activity and decrease lung inflammation induced by influenza A virus/H1N1 infection. J Pharm Pharmacol 2016; 68: 406-20.
  • Timoneda J, Rodríguez-Fernández L, Zaragozá R, Marín M, Cabezuelo MT. Vitamin A deficiency and the lung. Nutrients 2018;10:1132.
  • Vieira AR, Abar L, Vingeliene S, Chan DS, Aune D, Navarro-Rosenblatt D, et al. Fruits, vegetables and lung cancer risk: a systematic review and meta-analysis. Ann Oncol 2016; 27: 81-96.
  • American Lung Association. How lungs work. Recuperado el 4 de mayo de 2021. https://www.lung.org/lung-health-diseases/how-lungs-work
  • Nadia Ferlazzo, Giuseppa Visalli, Antonella Smeriglio, Santa Cirmi, Giovanni Enrico Lombardo, Pietro Campiglia, Angela Di Pietro, Michele Navarra, “Flavonoid Fraction of Orange and Bergamot Juices Protect Human Lung Epithelial Cells from Hydrogen Peroxide-Induced Oxidative Stress“, Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, vol. 2015, Article ID 957031, 14 pages, 2015. https://doi.org/10.1155/2015/957031
  • Lung Health Institute. Lung Healthy Recipe: Eggs with Butter and Avocado. Recuperado el 4 de mayo de 2021. https://lunginstitute.com/blog/lung-healthy-recipe-eggs-with-butter-and-avocado/
  • Timoneda J, Rodríguez-Fernández L, Zaragozá R, Marín MP, Cabezuelo MT, Torres L, Viña JR, Barber T. Vitamin A Deficiency and the Lung. Nutrients. 2018; 10(9):1132. https://doi.org/10.3390/nu10091132
  • Manganaris GA, Goulas V, Vicente AR, Terry LA. Berry antioxidants: small fruits providing large benefits. J Sci Food Agric. 2014 Mar 30;94(5):825-33. doi: 10.1002/jsfa.6432. Epub 2013 Nov 5. PMID: 24122646.
  • Mehta, A. J., Cassidy, A., Litonjua, A. A., Sparrow, D., Vokonas, P., & Schwartz, J. (2016). Dietary anthocyanin intake and age-related decline in lung function: longitudinal findings from the VA Normative Aging Study. The American journal of clinical nutrition103(2), 542–550. https://doi.org/10.3945/ajcn.115.121467
  • Vanessa Garcia-LarsenJamesF. PottsErnst OmenaasJoachim HeinrichCecilie SvanesJudith Garcia-AymerichPeter G. BurneyDeborah L. Jarvis