Pulmões: frutas mais benéficas para o órgão

08 Março, 2019
As frutas possuem uma infinidade de nutrientes que o corpo precisa. Conheça a seguir algumas que são benéficas para os pulmões.

As frutas estão repletas de vitaminas e minerais que apoiam o funcionamento saudável do sistema imunológico, respiratório e dos pulmões.

Muitas delas contam com propriedades antioxidantes e ajudam a prevenir danos celulares; que os radicais livres e a exposição a diversos contaminantes ambientais podem causar.

Cítricos

Os cítricos estão repletos de vitamina C, que ajuda a prevenir o dano causado pelos radicais livres; dano esse que pode desencadear a inflamação pulmonar.

As frutas como as laranjas, toranjas, tangerinas, limões e limas tem propriedades anti-inflamatórias. Por isso, podem ajudar a reduzir os inchaços dos tecidos pulmonares; como ocorre em pessoas asmáticas.

Além disso, a vitamina C pode melhorar a saúde pulmonar, já que reduz o risco de doenças pulmonares obstrutivas crônicas em fumantes. Porém, somente se forem consumidas entre uma ou duas frutas ricas em vitamina C por dia.

Laranja excelente fruta para os pulmões

Com as laranjas é possível melhorar o funcionamento do sistema respiratório, principalmente em pessoas que fumam; já que seu consumo melhora a tosse matutina e a tosse crônica em pacientes adultos.

Laranja excelente fruta para os pulmões.

Toranja (ou “Grapefruit”)

A toranja é uma fonte saudável de vitaminas A e C. Uma xícara de gomos de toranja oferece mais de 70% da dose diária recomendada de vitamina A. Entre outras funções: ajuda a manter o bem-estar das células mucosas que recobrem as vias respiratórias e o trato digestivo.

Grapefruit ajuda os pulmões a se manterem saudáveis.

Melão

O melão contém altas quantidades de vitaminas A e C, que são essenciais para o funcionamento do sistema imunológico e o fortalecimento do sistema pulmonar.

Uma xícara de melão em cubos contém dois terços da quantidade diária recomendada da vitamina A para mulheres e mais da metade para homens.

A vitamina A é essencial, entre outras funções, para a defesa do corpo contra micróbios que causam doenças. Além disso, o melão contém mais de 75% da dose diária recomendada para homens adultos, sendo vital para evitar o prolongamento de infecções.

Talvez te interesse: 5 motivos para comer mais melão

Morangos ajudam nas funções dos pulmões

Os morangos são outra boa fonte de vitamina C. Uma xícara de morango contém mais de 100% da dose diária recomendada.

Além disso, ajuda a manter uma função pulmonar saudável, bem como prevenir doenças pulmonares obstrutivas crônicas – DPOC.

Morangos ajudam nas funções dos pulmoões

Tomates e maçãs para os pulmões

O aumento da função pulmonar e a redução da respiração ofegante podem melhorar com a ingestão de três tomates ou cinco maçãs por semana.

Em suma, devido aos fitoquímicos presentes nas cascas desses frutos, que são antioxidantes e protegem as vias respiratórias dos irritantes externos como a poluição ou o cigarro.

Saiba mais: 7 alimentos para melhorar a saúde pulmonar

Tomates e maçãs para pulmões saudáveis

NOTA: Ainda que estes alimentos possa melhorar a saúde pulmonar, caso você tenha alguma doença crônica ou aguda, não substituem nenhum tratamento. Além disso, fumar faz muito mal a saúde.

Imagens oferecidsa por: Fotoro e he-sk,

 

  • Garcia-Larsen V, Potts JF, Omenaas E, Heinrich J, Svanes C, Garcia-Aymerich J. Dietary antioxidants and 10-year lung function decline in adults from the ECRHS survey. Eur Respir J 2017; 50.
  • Kim H, Jang M, Kim Y, Choi J, Jeon J, Kim J, et al. Red ginseng and vitamin C increase immune cell activity and decrease lung inflammation induced by influenza A virus/H1N1 infection. J Pharm Pharmacol 2016; 68: 406-20.
  • Timoneda J, Rodríguez-Fernández L, Zaragozá R, Marín M, Cabezuelo MT. Vitamin A deficiency and the lung. Nutrients 2018;10:1132.
  • Vieira AR, Abar L, Vingeliene S, Chan DS, Aune D, Navarro-Rosenblatt D, et al. Fruits, vegetables and lung cancer risk: a systematic review and meta-analysis. Ann Oncol 2016; 27: 81-96.