Receitas de sopa de tomate caseira

· 3 de julho de 2018
A sopa de tomate caseira é um prato simples e delicioso, perfeito para qualquer refeição e especialmente para um jantar leve.

A sopa de tomate caseira é um prato simples e delicioso, perfeito para qualquer refeição ou jantar. Aqui nós mostraremos como prepará-lo com uma série de passos fáceis de seguir. Então, você não precisa ser muito habilidoso nas artes culinárias.

Essas duas receitas são semelhantes, embora tenham pequenas nuances. A primeira nos permitirá preparar uma sopa de tomate que combina com vários vegetais. Após aprendermos a preparar esta receita, podemos personalizá-la de acordo com as nossas preferências.

1. Sopa de tomate caseira com pimenta e cebola

A primeira receita de sopa de tomate caseira contém dois ingredientes que se complementam muito bem: a pimenta e a cebola. Podemos brincar com o sabor das pimentas, por exemplo, se você quiser que a sopa fique mais apimentada. Mas para esta receita, desejamos alcançar um sabor mais neutro, então escolha pimentas regulares.

Ingredientes

  • 1 folha de louro.
  • 8 tomates (500 g).
  • 1/2 cebola (30 g).
  • 1 dente de alho (3 g).
  • 1/2 pimenta cereja (30 g).
  • Azeite de oliva (a gosto).
  • Sal e pimenta-do-reino (a gosto).
Tomates lavados

Preparação

Para começar a preparar esta receita, encha uma panela média com água e aqueça em fogo alto. Quando começar a ferver, coloque os tomates e deixe ferver por um minuto. Desta forma, será mais fácil remover a pele do tomate quando estiver quente, evitando possíveis pedaços na sopa. Quando os tomates estiverem descascados, vamos cortá-los em pequenos cubos e reservá-los.

Também vamos cortar a cebola, a pimenta cereja e o dente de alho. Em seguida, aqueça um pouco de azeite em uma panela e adicione esses vegetais para refogar por alguns minutos. Quando a cebola e o alho estiverem dourados, diminua a intensidade do fogo, controlando o cozimento com cuidado para que o alho não queime.

Depois disso, adicione os tomates picados, a folha de louro e sal e pimenta. Podemos adicionar dois copos de água na panela e, se preferir, um tablete de caldo de legumes. Isso nos permitirá aumentar o sabor, mas não é necessário.

Em seguida, coloque o fogo na metade da intensidade e deixe a mistura ferver por cerca de 30 minutos. Vamos mexer a mistura de vez em quando para que ela não grude, por isso vamos verificar o ponto de cozimento e ter certeza de que está bom de sal.

Após esse tempo, coloque a mistura no liquidificador e bata bem, até que não haja nenhum pedaço. Naturalmente, devemos remover a folha de louro antes desta etapa. Quando estiver pronto, podemos servir a sopa em tigelas ou pratos fundos. Se quisermos uma textura ainda mais fina, o ideal é passar a sopa por uma peneira antes de servir.

2. Sopa de tomate caseira com limão e gengibre

A segunda receita acrescenta alguns toques diferentes, com o sabor ácido do limão e o leve sabor picante do gengibreCada uma destas receitas pode ser um prato perfeito para qualquer refeição, e nos permitirá surpreender as visitas com um prato simples, delicioso e interessante, principalmente com esta segunda receita e sua mistura impressionante de sabores.

Limão e gengibre?

Ingredientes

  • 1 limão (80 g).
  • 1 pimenta cereja (60 g).
  • 2 dentes de alho.
  • 8 tomates grandes (500 g).
  • Azeite de oliva (a gosto)
  • 1 pequeno pedaço de gengibre (1 g).
  • Orégano, sal e pimenta-do-reino (a gosto).

Leia também: Por que devemos comer molho de tomate caseiro todos os dias

Preparação

Para esta receita, comece fervendo os tomates e descascando-os de forma semelhante ao primeiro passo da receita anterior. Em seguida, corte-os em cubos, assim como a pimenta e o alho, e refogue-os em uma panela com um fiozinho de azeite.

Depois de dourar, adicione um copo de água e misture bem. Por outro lado, corte o limão ao meio e esprema uma metade, extraindo todo o suco possível. Quando a mistura da panela começar a ferver, adicione este suco de limão, com algumas raspas de sua casca ralada e o pedaço de gengibre descascado e fatiado.

Continue mexendo tudo e adicione o sal, orégano e pimenta a gosto. Após cerca de 5 minutos, despeje todo o conteúdo da panela no prato. Esmague a mistura até obter uma textura suave e homogênea.

Finalmente, se quiser uma textura mais fina e evitar possíveis grumos, podemos recorrer ao mesmo passo da receita anterior e passar a mistura por uma peneira. Finalmente, esta segunda receita de sopa de tomate caseira estará pronta.