5 remédios naturais para aliviar a irritação vaginal

Você precisa ter muito cuidado com as doenças ou desconfortos que ocorrem na área genital, já que esta parte é muito delicada e é essencial tratá-la a tempo.

Um dos problemas mais comuns que toda mulher pode experimentar em qualquer fase de sua vida é a irritação vaginal.

É um sintoma muito irritante que pode ser acompanhado por maus cheiros, vermelhidão e dor, dependendo da causa que a origina.

A área vaginal é protegida por uma flora microbiana que é responsável por manter a umidade para eliminar as bactérias nocivas e prevenir possíveis infecções.

A alteração desse fluxo pode levar à irritação e, portanto, a várias condições que podem ser bastante desconfortáveis.

Existem vários gatilhos para esses problemas íntimos que muitas vezes são constrangedores para as mulheres. Felizmente, também existem vários tratamentos para aliviá-los naturalmente antes deles avançarem para um estágio mais complicado.

Então, neste artigo falaremos sobre suas causas, para que você as tenha em mente, e também acrescentaremos alguns remédios naturais que a ajudarão a combatê-las.

Causas da irritação vaginal

A pele da vulva e da vagina é mais delicada e vulnerável do que outras áreas do corpo, portanto há um risco maior de desenvolver várias condições.

A irritação vaginal pode ser causada por:

  • Uma infecção
  • Uma alteração do pH vaginal
  • Alergia a vários componentes, como produtos químicos ou produtos de higiene
  • Pouca tolerância ao látex dos preservativos
  • Vestir calças apertadas
  • Roupa intima feita de materiais sintéticos
  • Calças de lycra ou leggins 

Além disso, outras possíveis causas podem ser a candidíase vaginal, doenças sexualmente transmissíveis e a menopausa.

Candidíase

A candidíase vaginal é um tipo de infecção que é causada por um fungo chamado Candida albicans. Consiste na proliferação de leveduras na vagina, que gera um fluxo espesso e esbranquiçado, caracterizado por um forte cheiro de peixe.

Na maioria dos casos, causa irritação no interior e no exterior da vagina, além de uma sensação irritante de coceira e ardor.

Doenças sexualmente transmissíveis

Dor abdominal pode indicar irritação vaginal

Um dos sintomas que alerta para uma doença sexualmente transmissível (DST) é a irritação vaginal. Embora em alguns casos seja essa a sua origem, é melhor consultar o médico para evitar possíveis complicações.

Lembre-se de se proteger quando tiver uma relação sexual. Embora algumas mulheres se sintam seguras em relação à uma gravidez não desejada, a verdade é que devemos ter em mente que existem grandes perigos em não nos proteger, como a transmissão de doenças.

Menopausa

Durante a menopausa, ocorre uma série de alterações hormonais que afetam diretamente a área vaginal, alterando seu pH e causando secura.

Neste caso, é necessária ajuda médica para receber um tratamento que equilibre os hormônios para evitar a irritação e reduzir os riscos de infecção.

Tratamentos naturais

Em casos de infecções ou DSTs, é essencial consultar um especialista para receber um diagnóstico preciso antes de prosseguir com qualquer tratamento.

Em geral, há uma série de remédios caseiros que podem ser úteis para aliviar os sintomas e combater as bactérias.

Iogurte com probióticos

O consumo e aplicação de iogurte natural com probióticos é um dos melhores remédios para acalmar a irritação vaginal.

Este tipo de culturas bacterianas saudáveis ajuda a diminuir os patógenos nocivos para restaurar o pH natural da flora vaginal.

Leia sobre os Hábitos que prejudicam a saúde vaginal

Inserção de alho

O alho ajuda a aliviar a irritação vaginal

O alho é um dos remédios naturais mais utilizados. Suas propriedades ajudam a aliviar uma infinidade de doenças e, neste caso, é excelente porque é antibacteriano e analgésico.

Como usá-lo?

  • O remédio caseiro mais simples é introduzir metade de um dente de alho recém-cortado na vagina.
  • Para facilitar sua extração subsequente, devemos usar uma agulha e um fio para criar um tipo de alça, como se fosse um absorvente interno. Desta forma, não corremos o risco de não conseguir retirá-lo.
  • Vamos deixar o pedaço de alho agir durante a noite, a menos que você sinta desconforto ou irritação excessiva. Muito provavelmente você vai notar uma ligeira coceira ou calor. Através deste remédio simples, o alho libera gradualmente a alicina para eliminar os fungos.

Calêndula

A calêndula é um dos melhores remédios para aliviar os problemas associados à área íntima. Tem um efeito antibiótico que ajuda a prevenir e combater infecções para aliviar possíveis dores e inflamações.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de calêndula (30 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparação

  • Aqueça a água e adicione a calêndula.
  • Quando a infusão tiver fervido, retire do fogo.
  • Deixe descansar até esfriar.
  • Quando atingir uma temperatura suportável, use o líquido para lavar a área afetada.

Confira os Fatos sobre sua saúde vaginal de acordo com sua idade

Últimas considerações

Embora muitas mulheres ainda sintam algum constrangimento quando se trata de lidar com sua área íntima, é essencial consultar um médico quando você tem esse tipo de desconforto.

A vagina é bastante delicada e deve ser tratada em tempo hábil para prevenir o desenvolvimento de doenças e sintomas de maior gravidade.

Recomendados para você