Dicas para mulheres que usam banheiros públicos

Além de procurar ter um contato mínimo com todas as superfícies, também é importante que nossa roupa e demais pertences não entrem em contato com o chão.

No imaginário popular, os banheiros públicos são lugares sujos, cheios de germes e onde podemos pegar muitas doenças.

As mulheres são as que mais sofrem com o uso de banheiros em centros comerciais, estações de serviço ou um passeio público. Neste artigo daremos alguns conselhos para que possa evitar complicações típicas.

Banheiro público: caldo de cultivo de vírus e bactérias

Existem muitos mitos em relação ao uso dos banheiros públicos. Apesar de ser verdade que os banheiros limpos reduzem em 30% a possibilidade de nos contagiarmos com alguma doença viral ou bacteriana, eles não são nosso pior inimigo se tomamos as precauções certas.

Bactérias no banheiro público

Os banheiros públicos costumam ser lugares sujos e descuidados (em muitos casos) e há muitas pessoas que preferem esperar chegar em casa do que ir a um banheiro em qualquer lugar.

Porém, nem sempre podemos aguentar tanto tempo e acabamos tendo de usar banheiros públicos de qualquer maneira. Além disso, não é bom para a saúde ficar tanto tempo sem urinar, isso pode causar infecção urinária, danos na bexiga, cistite, etc.

Em um banheiro com estas características podemos nos contagiar com o seguinte:

  • Estreptococos
  • E. Coli
  • Estafilococos
  • Hepatite A
  • Shigella
  • Gripe estacional
  • Infecções leves na pele

Diferente do que alguns consideram, no banheiro público não nos contagiamos de:

  • HIV
  • Hepatite C
  • Vírus do Papiloma Humano
  • Herpes

Isso porque os vírus que causam essas doenças não podem sobreviver fora do organismo. A única forma de contraí-los é por meio de infecção em uma ferida aberta que entra em contato com sangue no vaso sanitário, assim, a próxima pessoa a entrar no banheiro pode ter um machucado que entre em contato com o fluido. Não é impossível, mas ainda assim é pouco provável que ocorra.

Visite o artigo: Como curar uma infecção urinária de modo natural

Conselhos para usar o banheiro público

Banheiro limpo

 

Ainda que essas dicas e recomendações sejam mais úteis para mulheres do que para homens, não é ruim que todos as levem em consideração e as apliquem caso necessitem em alguma situação.

Preste atenção nos seguintes conselhos na hora de usar banheiros públicos:

Limpe o assento do vaso sanitário

Pegue um pouco de papel higiênico e higienize o assento. Em algumas lojas e farmácias é possível comprar uma capa descartável que se usa em cima do assento para evitar sentar diretamente na superfície.

Não abaixe muito as calças

É preciso se certificar de que sua calça nem chegue a encostar no chão. Deixe-a entre os joelhos e os tornozelos. Desta maneira evitará que entrem em contato com a sujeira do chão próxima ao vaso.

 

Não use banheiros muito sujos

Banheiro público estragado

Se ao entrar em um banheiro público, perceber que faz muito tempo que não limpam ou que o vaso está com a superfície molhada ou suja, será melhor buscar outra opção para urinar.

Nunca se sente sobre o assento

Pode ser um pouco difícil se equilibrar e não cansar devido à posição, porém, é imprescindível para evitar entrar em contato com o vaso. Se você não aguentar se manter com os joelhos semi flexionados, apoie-se na parede ou na porta (sempre e quando não estiverem sujas, claro).

Confira se a descarga funciona

As  mulheres que usam banheiros públicos devem saber que o vaso sanitário é cheio de bactérias

Antes de urinar é recomendável verificar se a descarga serve e se é possível pressioná-la até o fim. Alguns vasos não têm água o suficiente para levar todos os dejetos ou por causa de um encanamento obstruído esses próprios dejetos não conseguem descer e voltam. Em nenhum dos casos é recomendável usar esse tipo de banheiro.

Jogue o papel higiênico sempre na lixeira

É uma precaução que se deve ter principalmente quando, no caso da mulher, há menstruação e é necessário usar um banheiro público. Envolva bem o papel higiênico e jogue-o na lixeira, nunca no vaso.

Use papel higiênico em todo momento

Também pode ser um lenço umedecido. Use-o para manipular qualquer elemento que esteja dentro do banheiro, desde a chave da porta (principalmente a interna) até o botão da descarga.

Se quiser levantar o assento use o papel higiênico também. Nunca use as mãos ou dedos para tocar qualquer coisa diretamente dentro de um banheiro.

Leia também: Quais são as causas da irritação vaginal e como tratá-la de forma natural?

Não coloque seus pertences no chão

Antes de entrar no banheiro certifique-se de que existe um gancho para pendurar a bolsa, o casaco e mais o que for necessário. Se estiver acompanhada peça para a pessoa segurar suas coisas enquanto você vai ao banheiro.

O chão é onde se acumula mais sujeira e bactérias, por mais que você deixe sua bolsa longe do vaso.

Não fique muito tempo na cabine

Quando terminar de urinar demore o mínimo possível para sair do banheiro. Os germes e bactérias que permeiam no ar podem entrar pela boca e pelo nariz.

Lave as mãos

As  mulheres que usam banheiros públicos devem lavar bem as mãos

Ainda que tenha usado papel higiênico para tocar em tudo, não saia do banheiro sem antes limpar bem as mãos com sabonete durante pelo menos 20 segundos. Se o banheiro tiver água quente será melhor usá-la, já que tem a capacidade de eliminar os germes.

Use um sabonete próprio

Os dispositivos de sabonete líquido não são dos mais higiênicos, já que a maioria das pessoas encostam neles assim que saem do banheiro. Apesar do ato seguinte ser o de se lavar, por via das dúvidas leve seu próprio sabonete líquido no bolso.

Além disso, você se assegurará de ter com o que limpar as mãos a qualquer momento (caso tenha acabado o do banheiro, por exemplo).

Seque as mãos com papel

Mulher que usa banheiro público tirando papel

É verdade que é preciso muita toalha de papel para secar toda a água, mas são mais recomendáveis do que os secadores de água quente. Esses são menos higiênicos porque as bactérias se acumulam nas regiões quentes.

Se possível, leve suas próprias toalhas ou panos de papel.

Use álcool em gel

Mesmo que você tenha lavado as mãos, seria bom que reforçasse a limpeza. O álcool em gel é algo que não pode lhe faltar. Além de que neste caso pode ser usado depois de ter andado em transporte público, antes de comer, etc.

Recomendados para você