Benefícios das infusões de ervas para a saúde

30 Novembro, 2019
Além de nos focar em revitalizar e "desintoxicar" o organismo, aliviar os sintomas ou prevenir doenças, é conveniente considerar as infusões como complementos de um estilo de vida saudável.

Muitas pessoas não conseguem beber a água pura, seja pela falta de sabor ou por outras questões. Por isso, nesses casos, os médicos costumam indicar mudanças nos hábitos de vida, dentro dos quais se encontram a hidratação diária.

Assim como acontece com os sucos, batidas e outras bebidas naturais feitas à base de frutas e vegetais, as infusões de ervas naturais também podem ser uma ótima opção para aumentar gradativamente o consumo diário de líquidos (sem cair no consumo de bebidas industriais, como os refrigerantes).

Beber a quantidade suficiente de água ao longo do dia contribui com o bom funcionamento do organismo e rendimento físico.

Uma boa opção para se manter bem hidratado

 

Em inúmeras oportunidades, explicamos a você sobre a importância de evitar ao máximo o consumo de refrigerantes, bebidas energéticas, bebidas industrializadas e derivados, devido a que somente aportam calorias vazias.

Sem dúvida alguma, isso traz como consequência uma maior predisposição a doenças como diabetes e obesidade. Mas, com que podemos substituir esse tipo de bebidas?

Mesmo que a água deva ser a sua primeira escolha no momento de se hidratar, é conveniente consultar um nutricionista para conhecer outras opções quando quisermos beber outra coisa.

Ademais, recomendamos as seguintes alternativas deliciosas e saudáveis:

  • Sucos de fruta natural.
  • ¨Leites¨ vegetais caseiros (de amêndoas, aveia, soia, arroz).
  • Infusões ervais (camomila, menta, gengibre, etc.).
Chá de camomila

 

É importante que você não se hidrate somente com esses sucos de frutas ou infusões, pois dessas bebidas são somente um complemento de um estilo de vida saudável, não a base.

Por outro lado, lembramos que não é obrigatório beber um litro e meio ou dois litros de água por dia, deve-se ingerir líquido toda vez que você sentir sede, mas para saber a quantidade exata, recomendamos consultar um nutricionista.

Infusões de ervas para abordar afecções

Segundo o um comunicado do Ministério da Saúde e Anvisa, algumas infusões, como a de camomila, podem contribuir com o alívio dos sintomas leves provocados por mal-estar estomacal.

Esses benefícios provêm das propriedades anti-inflamatórias, calmantes e digestivas da camomila. Contudo, isso não significa que essa infusão possa ser usada como tratamento para doenças.

Mais uma vez destacamos a importância de optar por bebidas feitas em casa com ingredientes frescos, antes de produtos industrializados.

Finalmente, lembre-se de evitar adicionar açúcar às suas preparações, para não se exceder nas quantidades diárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.