As infusões de ervas trazem benefícios à saúde?

Além de nos focar em revitalizar e "desintoxicar" o organismo, aliviar os sintomas ou prevenir doenças, é conveniente considerar as infusões como complementos de um estilo de vida saudável.
As infusões de ervas trazem benefícios à saúde?

Última atualização: 14 Fevereiro, 2021

As infusões de ervas não são apenas bebidas naturais que podem ser apreciadas regularmente em vez de refrigerantes e outras bebidas industriais, mas também podem ser consumidas em tempo hábil no caso de sentir alguns desconfortos.

Se elas são capazes de aliviar alguns desconfortos, isso significa que podem trazer benefícios para a saúde? Vamos descobrir abaixo.

A lista de infusões de ervas é longa

Bebidas naturais
São muitas as infusões, e cada uma é capaz de trazer diversos benefícios à saúde, em determinadas circunstâncias.

Não é segredo que existem muitas infusões naturais. Embora seja verdade que as mais populares são as da camomila, do poejo, da hortelã-pimenta, da tília, da valeriana e da sálvia, mas a lista não termina aí, como confirmam muitas avós e apreciadores de bebidas naturais.

Dependendo do tipo de infusão, os benefícios para a saúde serão um ou outro. Por exemplo, a camomila é analgésica, sedativa e anti-inflamatória, por isso ajuda a aliviar o desconforto abdominal, acalmar as cólicas, reduzir a inflamação e até induzir ao repouso.

Embora os benefícios de uma erva não sejam idênticos aos de outras, em termos gerais, as infusões ajudam a matar a sede, hidratar o corpo, promover a digestão e eliminar fluidos retidos, o que é útil para sentir alívio. No caso de sentir vários desconfortos, como uma dor de cabeça devido à desidratação, peso por ter comido demais, cólicas menstruais, etc.

As infusões de ervas são boas opções para se manter bem hidratado

É preciso evitar o consumo de refrigerantes, energéticos, sucos industriais e similares, pois não fornecem mais do que calorias vazias e, a longo prazo, seu consumo pode levar ao aparecimento de doenças como diabetes e obesidade. Porém, quais seriam as alternativas a essas bebidas?

Embora água deva ser sempre a primeira escolha, é desejável conhecer outras opções para aqueles momentos em que você simplesmente não sente vontade de beber um copo de água. Alguns dos melhores são os seguintes:

  • Sucos de fruta natural.
  • Leites vegetais caseiros (de amêndoas, aveia, soja, arroz).
  • Infusões de ervas (camomila, menta, poejo, gengibre, tília entre outras).
As infusões de ervas são boas opções para se manter bem hidratado

É importante esclarecer que não é recomendável se hidratar exclusivamente com sucos naturais ou infusões. Essas bebidas devem ser usadas pelo que são: complementos para um estilo de vida saudável. Por outro lado, é preciso lembrar que não é preciso se forçar a beber um litro e meio ou dois de água por dia, é preciso beber um líquido dependendo da sede.

Quando uma pessoa tem dificuldade para beber água, seja por não encontrar o “sabor” ou por outros motivos, seu médico pode sugerir algumas melhorias em seu estilo de vida e, principalmente, no que diz respeito à hidratação diária.

Beber bastante água ao longo do dia favorece o bom cumprimento das diferentes funções do organismo e o desempenho físico.

Assim como sucos, batidas e outras bebidas naturais preparadas em casa, a partir de frutas e vegetais, as infusões de ervas podem ser uma boa opção para aumentar gradativamente a sua ingestão diária de líquidos (sem cair em bebidas industriais, como refrigerantes).

Alívio para várias doenças menores

Infusões de ervas (como a camomila) podem ajudar a aliviar alguns sintomas leves, como dor de estômago após uma refeição abundante, por exemplo. Isso se deve às suas propriedades anti-inflamatórias, calmantes e digestivas. No entanto, não é suficiente para aliviar a dor causada por um problema de saúde.

Antes de consumir um refrigerante ou um energético, é preferível consumir bebidas naturais, preparadas a partir de ingredientes como frutas e vegetais. Por fim, lembre-se de não adicionar açúcar às suas preparações (infusões, sucos e outros), para não ultrapassar a quantidade diária recomendada pela Organização Mundial de Saúde.

Pode interessar a você...
Alimentos ideais para uma boa digestão
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Alimentos ideais para uma boa digestão

A digestão influencia em nosso corpo e mente. Por isso mostraremos alguns alimentos ideais para uma boa digestão. Adicione-os hoje mesmo à sua diet...