Melhor Com Saúde
 

Quais são os benefícios da água micelar?

Ultimamente muito tem sido falado sobre a água micelar para o cuidado da pele, mas pouco se sabe sobre os seus benefícios e usos. Falaremos mais sobre ela e explicaremos para que serve exatamente.

Quais são os benefícios da água micelar?

Última atualização: 26 Dezembro, 2020

Sabemos a importância da limpeza facial e dos produtos cosméticos que existem no mercado, mas você conhece os usos e benefícios da água micelar? Vamos falar sobre eles a seguir.

A água micelar tornou-se muito importante nas rotinas de cuidados da pele nos últimos tempos. Seu uso para a limpeza facial tem aumentado, assim como a venda de produtos com esse ingrediente.

O sucesso desse tipo de cosmético está na limpeza eficiente que proporciona, somada à maciez e suavidade que deixa na pele. A seguir, contamos mais detalhes sobre esse produto.

O que é a água micelar?

A água micelar, também chamada de solução micelar, é um dos produtos de limpeza e cuidado facial mais populares. É considerada um dermofármaco, pois consiste em uma formulação que pode ser adquirida em farmácias e se destina à pele.

Sua fórmula inclui tensoativos suaves que geram micelas. Esta é a designação de uma fórmula química que se baseia em um agregado de moléculas por meio das suas extremidades repelentes à água.

As micelas têm a função de contribuir para o contato entre a superfície da pele e a sujeira. Portanto, por meio da combinação com água, removem-se as impurezas solúveis em água e também solúveis em gordura.

Além dos surfactantes, este tipo de produto contém uma variedade de componentes adicionados, como hidratantes, adstringentes ou emolientes. Estas substâncias conferem outras propriedades e o posicionam como um cosmético completo.

Entre os benefícios da água micelar está o de manter a hidratação facial
O princípio químico deste produto é a formação de micelas que atraem as impurezas.

Você também pode se interessar: 4 dicas para manter uma pele limpa e macia

Para que se usa a água micelar?

Entre os benefícios da água micelar, além da suavidade, está a sua eficácia para remover as impurezas, a maquiagem e a oleosidade. Por outro lado, ajuda a limpar os poros enquanto tonifica a pele.

É um produto que não contém álcool e, segundo publicações do Journal of the American Academy of Dermatology – JAAD, ajuda a promover a hidratação da pele ao mesmo tempo em que reduz a irritação e a inflamação. Desta forma, a pele fica macia, flexível e firme.

Esses tipos de cosméticos geralmente são comercializados em função do tipo de pele em que serão usados. Existem águas micelares para os diferentes tipos de pele, que podem ser classificadas em normais ou eudérmicas, secas ou alípicas, oleosas, envelhecidas, mistas ou desidratadas.

Sendo assim, é claro que o primeiro passo essencial é reconhecer seu tipo de pele para escolher a água micelar adequada. Em caso de dúvida, convém consultar um dermatologista para que avalie a sua cútis antes de escolher o produto certo.

Como usá-la na rotina diária?

A higiene e os cuidados adequados com a pele baseiam-se na aplicação de uma rotina diária em que se utilizam diversos produtos. O ideal é manter uma rotina de limpeza pelo menos duas vezes ao dia.

A primeira seria pela manhã, para limpar a pele das células mortas eliminadas durante a noite e a oleosidade gerada durante o sono. O final do dia é mais um bom momento para implementar este tipo de cuidado, para retirar a maquiagem e eliminar as impurezas que se acumularam durante o dia.

Outro dos benefícios da água micelar é que geralmente ela substitui todos os produtos anteriores de uma rotina de cuidados com a pele. Em outras palavras, é uma substância capaz de substituir limpadores, as loções tônicas e os hidratantes. Dessa forma, o tempo de cuidado pessoal se reduz a uma única etapa.

Atualmente, há uma controvérsia considerável sobre se é necessário remover a água micelar após o uso. De acordo com estudos da Dermatologic Theraphy, é aconselhável enxaguar o rosto, pois os agentes de limpeza podem causar irritação quando em contato com a pele.

Leia também: Dermatologista esclarece dúvidas relacionadas aos cuidados com a pele

5 benefícios de usá-la diariamente

A água micelar não é útil apenas para limpar o rosto. Também apresenta benefícios importantes ao contribuir para a proteção da pele. Algumas das vantagens do seu uso são as seguintes:

  1. Hidratação: a grande maioria das águas micelares contém glicerina, que ajuda a manter a hidratação da pele para não perder a umidade natural. De acordo com estudos do Archives of Dermatological Research, o glicerol tem um alto poder higroscópico.
  2. Eliminação de impurezas e oleosidade: esta propriedade se deve à presença de micelas que têm um poder de atração por partículas de sujeira.
  3. Eficaz para qualquer tipo de pele: possui um baixíssimo potencial agressivo, o que a diferencia de outros tipos de sabonetes e loções de limpeza. Além disso, existem variantes para cada tipo de pele.
  4. Limpeza da pele: limpa os poros e, por ser um agente suave, não gera irritação para estimular a presença de acne. Inclusive, um estudo do The Journal of Dermatology concluiu que o uso combinado com um limpador facial e hidratantes é seguro e eficaz.
  5. Demaquilante: este produto é fácil de usar e podemos levá-lo na bolsa para utilizar a qualquer momento, sem a necessidade de água corrente.

Produtos de limpeza facial
A água micelar é fácil de transportar, permitindo a limpeza sem a necessidade de água corrente.

Os benefícios da água micelar na rotina de beleza

A água micelar é um dos produtos mais completos, tendo em conta a sua composição e as propriedades que proporciona. Oferece vantagens que a tornam valiosa para quem a utiliza, com poucos efeitos adversos, e conta com o benefício de reduzir as etapas das rotinas de beleza.

É um dos elementos-chave na higiene facial devido à ampla gama de opções na hora de escolher. Além de todos os benefícios sugeridos, podemos acrescentar o fato de ser adequada para todos os tipos de pele.

5 dicas para limpar a pele corretamente

5 dicas para limpar a pele corretamente

Para limpar a pele corretamente, não é necessário comprar os produtos mais caros do mercado. Existem produtos naturais que podem ajudá-la.



  • Atrux-Tallau N, Romagny C, Padois K, Denis A, Haftek M, Falson F, Pirot F, Maibach HI. Effects of glycerol on human skin damaged by acute sodium lauryl sulphate treatment. Arch Dermatol Res. 2010 Aug;302(6):435-41. doi: 10.1007/s00403-009-1021-z. Epub 2009 Dec 31. PMID: 20043170.
  • Isoda K, Seki T, Inoue Y, Umeda K, Nishizaka T, Tanabe H, Takagi Y, Ishida K, Mizutani H. Efficacy of the combined use of a facial cleanser and moisturizers for the care of mild acne patients with sensitive skin. J Dermatol. 2015 Feb;42(2):181-8. doi: 10.1111/1346-8138.12720. Epub 2014 Dec 6. PMID: 25483138.
  • Draelos Z, Hornby S, Walters RM, Appa Y. Hydrophobically modified polymers can minimize skin irritation potential caused by surfactant-based cleansers. J Cosmet Dermatol. 2013 Dec;12(4):314-21. doi: 10.1111/jocd.12061. PMID: 24305430; PMCID: PMC4285286.
  • Cerezo, Beatriz Imedio. NUEVAS TENDENCIAS EN DERMOFARMACIA: EL AGUA MICELAR, ANÁLISIS DE COMPOSICIÓN Y CONSUMO. Diss. UNIVERSIDAD COMPLUTENSE, 2017.
  • Ananthapadmanabhan KP, Moore DJ, Subramanyan K, Misra M, Meyer F. Cleansing without compromise: the impact of cleansers on the skin barrier and the technology of mild cleansing. Dermatol Ther. 2004;17 Suppl 1:16-25. doi: 10.1111/j.1396-0296.2004.04s1002.x. PMID: 14728695.
  • Kuehl BL, Fyfe KS, Shear NH. Cutaneous cleansers. Skin Therapy Lett. 2003 Mar;8(3):1-4. PMID: 12858234.