Por que a limpeza facial é importante?

7 de dezembro de 2019
Saiba mais sobre como cuidar da sua pele de maneira adequada e por que você deve utilizar uma escova de limpeza facial.

Uma boa limpeza facial não se trata apenas de lavar o rosto com água e sabonete. Embora seja verdade que essa ação faz parte do seu cuidado, não é a única. Além disso, se não for realizada da maneira correta, pode impedir que você tenha uma pele saudável.

A importância de uma pele saudável e limpa

Além do cabelo e das unhas, a pele é um dos elementos mais valorizados pela sociedade. De fato, uma apresentação com a qual você se sente à vontade, será muito mais benéfica, em diversos aspectos. Assim, entende-se que um bom cuidado pessoal não proporciona apenas bem-estar físico, como destaca um estudo realizado pelo Dr. Anthony Synnott.

A importância de uma pele saudável e limpa

Em resumo, os benefícios de uma pele saudável são os seguintes:

  • Boa textura.
  • Luminosidade.
  • Menor quantidade de imperfeições.
  • Melhor e maior absorção de produtos nutritivos e hidratantes.
  • Minimização dos efeitos da passagem do tempo.

Você deve ter em mente que o cuidado da pele é dividido em dois aspectos gerais: rosto e corpo. O ideal é cuidar de ambos diariamente. No entanto, é preciso entender que cada aspecto requer uma série de cuidados especiais.

Pode te interessar: Os 8 melhores óleos para manter a pele jovem e saudável

Aspectos da limpeza facial a considerar

Você não deve utilizar os mesmos produtos para o cuidado do rosto e do corpo. Em geral, esses produtos têm uma função específica que simplesmente não traz benefícios à outras áreas. Por exemplo, existem produtos que ajudam a controlar oleosidade no rosto que, se aplicados na pele dos joelhos, não terá nenhum efeito significativo.

Além disso, de acordo com os ingredientes de cada produto, você deve ter cuidado com o seu uso generalizado, já que, se forem aplicados em uma área diferente da pele para a qual ele é indicado, ao invés de gerar um benefício, pode causar desconfortos como: irritação, ressecamento, entre outros.

Complemento para a limpeza facial

Felizmente, atualmente existe uma grande variedade de produtos que ajudam a realizar uma boa limpeza facial em casa. Um dos dispositivos mais eficazes é o LUNA 2, uma escova de limpeza facial de silicone à prova de água que emite até 8000 pulsações de baixa frequência.

O FOREO LUNA 2 é formado por uma série de filamentos que ajudam a limpar a pele de uma forma delicada, mas eficaz, em menos de 5 minutos. Conta com velocidades diferentes e foi comprovado que funciona até 35 vezes melhor do que as escovas de nylon.

Além disso, pode ser utilizado por pessoas de diferentes idades e possui diferentes designs para cada tipo de pele. Graças a isso, se tornou bastante popular.

Cabe ressaltar que essa escova facial, ao remover as células mortas e desobstruir os poros, te ajuda a obter uma aparência saudável e fresca. Portanto, seu uso proporciona, tanto a médio e longo prazo, importantes benefícios como a minimização do envelhecimento da pele.

Para limpar sua pele adequadamente, é necessário avaliar quais são suas características dela. Oleosa? Seca? Mista? Sensível? Isso permite identificar quais são as tendências e, portanto, as necessidades da pele.

É o que afirma a dermatologista Lorea Bagazgoitia em um artigo, onde enfatiza que na Espanha 30% da população tem pele sensível e a maioria conhece.

Leia também: Alimentos incríveis para cuidar da sua pele

Felizmente, atualmente existe uma grande variedade de produtos que ajudam a realizar uma boa limpeza facial em casa

A importância de uma limpeza facial adequada

Se você quer uma pela fresca, suave e, acima de tudo, atraente, a primeira coisa que você deve fazer ao limpar sua pele é se livrar das células mortas e desobstruir os poros. Desta forma, você irá eliminar tudo o que impede que a pele tenha um bom aspecto.

Segundo uma pesquisa realizada pela L’Oreal Research and Innovation, os tipos de poros variam de acordo com nossa etnia, o que faz com que a idiossincrasia de cada raça seja decisiva na hora de determinar o tipo de hidratação e cuidados com a pele de que cada um precisa.

Muitas vezes, as pessoas não realizam tantas limpezas faciais quanto deveriam, mas aplicam vários cremes, loções e outros produtos, sem perceber que eles nem sempre conseguem promover uma pele saudável.

Visto de outra forma: se você não realiza uma limpeza facial adequada e aplica um hidratante diretamente no rosto, ele será absorvido pela pele mas não será efetivo, pois permanecerá na camada de células mortas e deterioradas por fatores externos.

Uma vez que você tenha consultado um dermatologista sobre as melhores medidas a tomar de acordo com o seu tipo de pele, você pode começar a fazer as limpezas faciais da maneira correta.