Benefícios e receita da água de pepino para a retenção de líquidos

29 Setembro, 2020
A água de pepino é um remédio interessante para combater a retenção de líquidos. Não é apenas deliciosa e refrescante, mas também fornece inúmeros nutrientes. Quer saber mais? Detalharemos todos os seus benefícios a seguir!

Se você costuma sofrer com a retenção de líquidos, vai gostar de saber que existem alguns remédios naturais que podem ajudar a combatê-la, como é o caso da água de pepino.

A retenção de líquidos é definida como um distúrbio inflamatório que ocorre quando o corpo não consegue eliminar os líquidos corretamente. Estes acabam se acumulando nos tecidos e causam inchaço.

O mais comum é que a inflamação causada pela retenção de líquidos se manifeste nos pés ou nas pernas. No entanto, também pode ocorrer em qualquer outra parte do corpo. Como consequência, podemos notar um aumento no peso, embora este seja temporário.

O pepino provou ser um vegetal capaz de contribuir para o alívio desse problema. Apesar disso, por si só, não é capaz de eliminar a retenção de líquidos. É necessário fazer ajustes na dieta e no estilo de vida para obter efeitos a longo prazo. É sempre aconselhável consultar um médico.

Retenção de líquidos

Retenção de líquidos nas pernas
A retenção de líquidos geralmente se manifesta com inchaço das extremidades inferiores; além disso, pode causar alterações na micção.

O corpo de um adulto é composto principalmente por água. Esta substância compõe entre 50 e 60% do organismo e está distribuída dentro e fora das célulasO organismo possui vários mecanismos para regular a sua quantidade de líquidos.

Quando esses mecanismos falham, ocorre um acúmulo anormal de líquidos nos tecidos. Isso pode ocorrer apenas em uma área específica ou em todo o corpo. Na maioria das vezes, há inchaço nas pernas e tornozelos. Também pode haver aumento do contorno abdominal e diminuição da micção.

A retenção de líquidos pode ser patológica ou não patológica. No primeiro caso, ocorre devido a problemas circulatórios, doenças renais e hepáticas ou insuficiência cardíaca. No segundo caso, é decorrente de uma dilatação das veias devido ao efeito do calor do ambiente.

Leia também: Quais são as possíveis causas de dor abdominal na gravidez?

Propriedades do pepino

O pepino é um diurético natural e uma fonte riquíssima de água e potássio. Possui excelentes propriedades de limpeza e também atua como um laxante. É por isso que ajuda a eliminar a inflamação dos pés, tornozelos e mãos causada pela retenção de líquidos.

Este maravilhoso vegetal também é muito rico em sais minerais. Além de uma alta concentração de potássio, também contém ferro, cálcio, fósforo e magnésio. Da mesma forma, concentra quantidades significativas de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, contribui para combater os radicais livres e previne o envelhecimento.

Como se tudo isso não bastasse, o pepino também contém uma enzima importante chamada erepsina, que ajuda a fazer um melhor uso das proteínas. Além disso, é um alimento com poucas calorias, e é por isso que geralmente é recomendado em todas as dietas.

A água de pepino para a retenção de líquidos

Água de pepino
Devido ao seu efeito diurético, o pepino é um dos melhores aliados para combater a retenção de líquidos. Além disso, oferece um suprimento “extra” de nutrientes para o corpo.

A água de pepino é ideal para combater a retenção de líquidosÉ especialmente indicada para pessoas que não gostam de água mineral. O pepino fornece um sabor suave, além de alguns nutrientes importantes. Essa bebida acaba sendo um bom substituto para os refrigerantes ou outras bebidas pobres em nutrientes.

Leia também: 5 batidos detox com pepino que você deve experimentar

Instruções para prepará-la

  • Você só precisa pegar dois pepinos médios e cortá-los em fatias, com a casca e as sementes.
  • Em seguida, coloque-os em uma jarra com um litro de água.
  • Deixe descansar por cerca de três horas e, depois, beba sempre que estiver com sede. Idealmente, você deve tomar dois litros por dia se tiver retenção de líquidos.
  • Se você quiser adicionar um pouco mais de sabor, acrescente o suco de um limão médio e uma colher de sopa de gengibre ralado.
  • Deixe a mistura descansar por três horas na geladeira. Depois, coe e beba ao longo do dia.

Outros dados sobre a água de pepino para tratar a retenção de líquidos

O pepino, em todas as suas apresentações, atua como um diurético. A água de pepino é uma das maneiras mais agradáveis ​​e fáceis de ingeri-lo, mas não a única. Você também pode comê-lo em uma boa salada com iogurte e alho. Esses dois elementos aumentam a sua ação antioxidante.

Se você é uma daquelas pessoas que gosta de beliscar aqui e ali o dia todo, pode fazer ótimos sanduíches de pepino. Combine-o com tomate e queijo branco. Coloque no forno por um minuto e você terá uma excelente refeição. Por último, se gostar do sabor, você também pode comer as fatias cruas.

De qualquer forma, para remediar a retenção de líquidos, é importante fazer alterações na sua dieta e estilo de vida. Porém, em todos os casos, é sempre aconselhável consultar um médico. Esse problema pode ser um sinal de algo mais sério.

  • Moon JR, Tobkin SE, Roberts MD, et al. Total body water estimations in healthy men and women using bioimpedance spectroscopy: a deuterium oxide comparison. Nutr Metab (Lond). 2008;5:7. Published 2008 Mar 19. doi:10.1186/1743-7075-5-7
  • Vallo, S., & Bartsch, G. (2014). Edema. In Urology at a Glance (pp. 31–33). Springer Berlin Heidelberg. https://doi.org/10.1007/978-3-642-54859-8_7
  • Babajide, J. M., Olaluwoye, A. A., Taofik Shittu, T. A., & Adebisi, M. A. (2015). Physicochemical Properties and Phytochemical Components of Spiced Cucumber-Pineapple Fruit Drink. Nigerian Food Journal31(1), 40–52. https://doi.org/10.1016/s0189-7241(15)30055-2
  • Mukherjee, P. K., Nema, N. K., Maity, N., & Sarkar, B. K. (2013, January). Phytochemical and therapeutic potential of cucumber. Fitoterapia. https://doi.org/10.1016/j.fitote.2012.10.003