9 problemas de usar roupa muito apertada

· 1 de julho de 2017
Você sabia que a roupa apertada pode ser a culpada por muitos dos problemas de saúde que afetam o seu organismo? Além de problemas circulatórios, ela pode inclusive provocar complicações digestivas.

Usar roupa muito apertada com frequência pode trazer repercussões na saúde, pois, mesmo que alguns não notem, pouco a pouco este hábito vai causando dificuldades a nível circulatório, linfático e muscular.

Mesmo que seja uma das principais tendências de moda, a pressão que estas roupas fazem sobre alguns órgãos pode contribuir para o aparecimento de algumas complicações que afetam a qualidade de vida. 

O problema é que muitos se acostumaram a usá-las e, mesmo com o incômodo, preferem escolhê-las no momento de fazer compras.

Devido a isso, é primordial saber quais são os perigos de usar roupa muito apertada e por que é preferível optar por peças mais confortáveis.

Descubra!

Consequências de usar roupa muito apertada

1. Dificuldades circulatórias

Varizes

O uso de calças muito apertadas pode influenciar os problemas circulatórios que, com frequência, se produzem na parte inferior do corpo.

  • Dado que a pressão interfere no retorno do sangue para o coração, os níveis de inflamação aumentam e originam transtornos como as varizes.
  • Isso também pode provocar doenças nas articulações e outros incômodos sintomas que limitam o movimento.

Quer saber mais? Leia: Como eliminar as varizes com 6 remédios caseiros

2. Refluxo gastroesofágico

Usar calças ou outras roupas muito apertadas pode interferir no funcionamento do esfíncter esofágico inferior, o qual se encarrega de impedir a passagem dos ácidos estomacais até o esôfago e a boca.

  • Como consequência, aumentam os casos de refluxo gastroesofágico, caracterizado por uma sensação de ardor e coceira no peito e na garganta.

3. Problemas respiratórios

Problemas respiratórios

Mesmo que a saúde respiratória dependa de muitos fatores internos e externos, a roupa muito apertada pode provocar alguns problemas.

  • Devido à pressão que geram no sistema, a respiração não acontece de maneira normal e as capacidades do músculo do diafragma para expulsar o dióxido de carbono ficam diminuídas.

4. Envelhecimento precoce

Mesmo que para muitos não tenha relação, as dificuldades circulatórias e linfáticas que surgem do uso da roupa apertada podem acelerar o processo de envelhecimento das células.

  • Isso se deve ao fato do fluxo sanguíneo apresentar interferências e não ter a mesma capacidade para levar o oxigênio para os tecidos.
  • Além disso, as toxinas ficam retidas no sangue e, com o tempo, influenciam na deterioração precoce do corpo.

5. Celulite

Celulite

O uso de roupas coladas ao corpo impede que as células sejam oxigenadas de forma ótima e, com o passar do tempo, contribui para o aparecimento da celulite. 

Isso se deve ao fato de aumentar a retenção de líquidos nos tecidos e incentivar o desenvolvimento de nódulos de gordura em áreas como os glúteos e as coxas.

6. Dores na coluna

Ao usar roupas que restringem os movimentos aumenta-se o risco de sofrer dores lombares e cervicais devido ao sobre-esforço que os músculos precisam fazer.

A roupa apertada comprime os nervos e aumenta o nível de inflamação, o que se traduz em sensação de rigidez, dores fortes e formigamento.

7. Digestões lentas

Dificuldade de digestão

Quando as calças, saias ou cintos apertam muito a barriga, o estômago trabalha em um ritmo mais lento e demora mais para completar o processo digestivo dos alimentos.

  • Isso pode propiciar o aparecimento de dores abdominais, além de distensão e prisão de ventre.

8. Infecções vaginais

Usar roupa muito apertada é um dos fatores relacionados com o aparecimento das infecções vaginais devido às alterações que este hábito provoca no pH da região íntima.

  • As roupas justas retêm a umidade e o calor que caracterizam esta área do corpo e, com o passar das horas, criam o ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias. 
  • Como consequência, são produzidas mudanças evidentes no fluxo vaginal e, em alguns casos, mau cheiro e coceira.

9. Problemas de pele

Alergias na pele

Mesmo que sejam raros os casos, algumas alterações na pele estão relacionadas com as roupas justas, cujo material de confecção impede a boa circulação.

  • Uma oxigenação pobre das células e a retenção da umidade e o suor conduzem ao aparecimento de coceira, vermelhidão e pelos encravados. 

Você conhecia estes riscos de usar roupa apertada? Agora que você sabe os perigos, tente limitar seu uso e opte pelas roupas elaboradas com tecidos transpiráveis e confortáveis.