Formigamento nas articulações: causas e tratamento natural

A sensação de formigamento nas articulações é comum e geralmente temporária, e ocorre devido a vários fatores. No entanto, pode ser agravada se o caso for crônico. 

O formigamento nas articulações pode ser um sintoma preocupante. É bastante comum que as pessoas digam que acordam com esse desconforto, ou que sofrem continuamente com essa sensação.

Quando o formigamento não é devido à dormência por causa de uma postura corporal inadequada, pode ser decorrente de diferentes causas.

O que são articulações?

Uma articulação é uma área em que se encontram as extremidades de dois ou mais ossos, ou um osso e uma cartilagem. Graças a elas, o corpo consegue se mover. Elas tornam possível flexionar e girar as pernas, braços e costas.

Entre os ossos que formam a articulação, há um tecido elástico flexível, a cartilagem articular. A cartilagem evita o atrito entre os ossos, atuando como um sistema de amortecimento.

A articulação é cercada por um “bolsa articular” que sustenta todo este sistema. Esta bolsa é reforçada por ligamentos que impedem que as articulações se danifiquem facilmente.

Por que sentimos formigamento nas articulações?

Dor nas articulações

As articulações podem ser afetadas por diferentes doenças que têm impacto sobre elas. Um dos sintomas que aparece primeiro é o formigamento nas mãos, pés, braços e pernas.

Há momentos em que esse sintoma é efêmero e desaparece sem causa aparente. Nesses casos, certamente o organismo conseguiu reagir sozinho e resistiu ao motivo de seu aparecimento.

No entanto, quando o formigamento nas articulações se torna crônico e a pessoa o experimenta por um longo período de tempo, ele deve ser tratado com intervenção médica.

Doenças que causam formigamento nas articulações

As mais comuns são:

Artrite reumatoide

Artrite reumatoide nos joelhos

  • É uma inflamação na articulação e pode aparecer em diferentes articulações. Geralmente, as mais afetadas são as dos dedos, braços e joelhos.
  • Geralmente aparece entre os 30 e os 60 anos de idade, e é mais comum em mulheres do que em homens. Não há diferenças étnicas ou de áreas geográficas.
  • A pessoa que sofre dessa doença tem a sua capacidade de se mover reduzida. Depois de um período de formigamento podem aparecer dores mais intensas.
  • Aparece quando os cristais de cálcio se acumulam na articulação, então, começam os formigamentos, a cartilagem enfraquece, se desgasta gradualmente e a dor aumenta.
  • Danifica principalmente os pulsos, os joelhos e os dedos das mãos, embora também possa lesionar qualquer outra articulação. Esta doença está associada à osteoartrite e a distúrbios da tireoide.
  • É uma condição incômoda, mas não destrói a articulação.

Osteomielite

É uma doença dos ossos causada por bactérias ou fungos. Os germes atingem os ossos através da corrente sanguínea e se instalam na articulação, provocando uma lesão.

O sintoma inicial é formigamento, mas logo a dor piora. É uma doença que é curada com o uso de antibióticos e afeta crianças e adultos.

Lúpus

  • É uma doença autoimune. O sistema imunológico, em vez de cumprir sua função de defesa do organismo, ataca os tecidos saudáveis e pode danificar diferentes partes do corpo.
  • O formigamento nas articulações é um dos sintomas de que os ossos ou a cartilagem estão sendo afetados pelo lúpus.
  • Não existe uma cura definitiva reconhecida para o lúpus, mas essa é uma doença controlável.

Sugestões para prevenir doenças nas articulações

Exercícios para proteger a saúde articular

A dieta é importante. Existem alimentos que fornecem nutrientes que ajudam a prevenir as dores nas articulações e as doenças que as causam.

  • Ômega 3. É extremamente eficaz, pois reduz a inflamação e retarda o desgaste da cartilagem articular. Peixes azuis e sementes de linhaça têm um alto teor de ômega 3. Também pode ser consumido um suplemento em cápsulas.
  • Aipo. Tem propriedades diuréticas e atua como um antioxidante. É aconselhável para tratamentos de desintoxicação e remineralização do organismo. Não deve faltar na dieta, seja em saladas, sucos ou infusões.
  • Urtiga. Suas propriedades depurativas acalmam os sintomas da artrite. Pode ser consumido como alimento ou podemos preparar uma mistura de folhas maceradas e álcool e esfregá-la na área afetada.
  • Gengibre. É um poderoso anti-inflamatório e analgésico. Pode ser consumido em infusão ou ralado e misturado com outros alimentos.

Uma dieta saudável sempre ajuda a prevenir doenças. No entanto, é necessário ter em mente que apenas os médicos podem diagnosticar as causas do formigamento nas articulações. É por isso que é aconselhável consultar o seu médico o quanto antes se esse sintoma persistir.

Recomendados para você