Os incríveis benefícios da sálvia para a saúde

24 de novembro de 2019
Os benefícios da sálvia para a saúde são numerosos. De fato, trata-se de uma das soluções naturais mais utilizadas para o bem-estar. As propriedades digestivas, para reduzir a tosse ou suas propriedades sobre a pele e cabelo são algumas que falaremos a seguir.

A sálvia é uma planta de origem mediterrânea que pertence à família das Lamiáceas e seus importantes benefícios para a saúde a convertem em uma planta muito apreciada. De fato, a sálvia vem sendo usada como planta medicinal desde a antiguidade em muitas partes do mundo.

Conhecida por suas múltiplas virtudes, a sálvia é utilizada para o cuidado da saúde, assim como para aliviar os problemas digestivos. A seguir mostraremos os benefícios da sálvia para a saúde.

Os incríveis benefícios da sálvia para a saúde

1. Facilita a digestão

Bom estado do sistema digestivo

O efeito digestivo é um dos principais benefícios da sálvia para a saúde.

A sálvia desempenha um papel importante na digestão. Graças as suas propriedades antiespasmódicas, também ajuda a aliviar as câimbras estomacais, bem como reduz os gases intestinais.

Além disso, caso deseje facilitar a digestão, recomendamos preparar uma infusão de sálvia logo após a refeição, ou assim que aparecerem as dores no estômago. Saiba que a sálvia conta com propriedades estimulantes do apetite que podem ajudar.

Conheça os: 10 melhores remédios para controlar os gases intestinais

2. Fortalece o sistema nervoso e melhora a memória

O segundo dos benefícios da sálvia para a saúde é sua ação sobre o sistema nervoso. Esta erva age sobre as substâncias gordurosas e evita sua oxidação, assim como melhora as capacidades de memória. De fato, diferentes estudos médicos demonstraram que a sálvia pode ser uma importante forma de prevenir o aparecimento do Alzheimer.

3. Regula o sistema hormonal

É possível que o uso mais popularmente conhecido da sálvia seja como remédio para regular o ciclo menstrual. Ademais, alivia os sintomas da síndrome pré-menstrual.

De fato, esta planta também é adequada para minimizar os transtornos da menopausa, como os calores e os suores. Por sua vez, ajuda o corpo a se adaptar às mudanças hormonais durante este período.

4. Reduz a dor de garganta e a tosse

Salvia combate a tosse

Graças as suas propriedades adstringentes, antissépticas e anti-inflamatórias, a sálvia é muito eficaz para aliviar as dores de garganta e reduzir a tosse. Além disso, pode reduzir significativamente a inflamação na região, assim como também ajuda a fortalecer o sistema imune.

Recomenda-se fazer gargarejos de infusão de sálvia seca e sal. Dessa forma, é possível aliviar e reduzir a dor de garganta, além de reduzir os incômodos nesta parte do corpo.

5. Age como antisséptico

Outro benefício da sálvia é que ajuda a aliviar a coceira e as dores resultantes das picadas de insetosdevido aos seus efeitos antissépticos. Dessa maneira, basta esfregar algumas folhas frescas na ferida para reduzir as dores e a coceira.

Além disso, trata-se de um excelente remédio natural com muitos efeitos antissépticos, antimicrobianos e anti-inflamatórios. Ao mesmo tempo, a sálvia é muito efetiva contra a gengivite, faringite, amigdalite ou aftas.

6. Regeneração da pele, outro dos benefícios da sálvia

Benefícios da salvia para a saúde e a pele

A sálvia é utilizada no mundo da cosmética. Está presente em muitos cremes antienvelhecimento, já que suas virtudes ajudam a reduzir a formação de rugas. Além disso, permite estar com um rosto mais relaxado.

Entre outras aplicações, a planta é usada em máscaras para peles oleosas e ajuda a eliminar a acne. O óleo essencial de sálvia é ideal para tratar os eczemas e as dermatites.

Por isso, se desejar, pode preparar uma infusão de sálvia pela noite, e utilizá-la depois de limpar o rosto. Somente precisa adicionar algumas gotas da infusão sobre um algodão e aplicá-lo sobre a pele.

7. Lute contra a caspa e embeleze o cabelo

Além de seus benefícios para a pele, a sálvia também é muito popular por seus benefícios para a saúde do cabelo. Por isso, saiba que se trata de uma planta que pode fazer milagres em seu cabelo, graças as suas várias virtudes.

De fato, não só é muito eficaz contra a caspa, como também ajuda a restaurar o brilho e a cor do cabelo. Ainda, é de grande importância para as mulheres com problemas de fios brancos, já que ajuda a escurecer o cabelo de forma natural.

Descubra: Remédios naturais para aliviar dores musculares

8. Atenua a dor muscular

O último dos benefícios da sálvia para a saúde é como atenuante da dor muscular. Um bom banho de sálvia pode ser um grande remédio para reduzir a dor muscular, assim como o reumatismo.

Ademais, é uma boa maneira de aliviar o estresse e melhorar a circulação sanguínea. Para realizá-lo, deverá ferver folhas de sálvia em água, retirá-las e adicionar a solução em uma água de banho.

Por fim, saiba que os efeitos secundários da sálvia são bastante raros, caso a dose seja respeita. A única precaução a ser considerada é o fato de seu óleo essencial conter quantidades significativas de tujona, uma substância neurotóxica e abortiva. Por isso, não se recomenda para as mulheres grávidas para pessoas com epilepsia.

  • Akhondzadeh S, Noroozian M, Mohammadi M, Ohadinia S, Jamshidi AH, Khani M. Salvia officinalis extract in the treatment of patients with mild to moderate Alzheimer’s disease: a double blind, randomized and placebo-controlled trial. J Clin Pharm Ther. 2003 Feb;28(1):53-9.
  • Abu-Darwish, M. S., Cabral, C., Ferreira, I. V., Gonçalves, M. J., Cavaleiro, C., Cruz, M. T., … Salgueiro, L. (2013). Essential oil of common sage (Salvia officinalis L.) from Jordan: Assessment of safety in mammalian cells and its antifungal and anti-inflammatory potential. BioMed Research International. https://doi.org/10.1155/2013/538940
  • Hamidpour, M., Hamidpour, R., Hamidpour, S., & Shahlari, M. (2014). Chemistry, Pharmacology, and Medicinal Property of Sage (Salvia) to Prevent and Cure Illnesses such as Obesity, Diabetes, Depression, Dementia, Lupus, Autism, Heart Disease, and Cancer. Journal of Traditional and Complementary Medicine. https://doi.org/10.4103/2225-4110.130373