7 benefícios de caminhar todos os dias

Você sabia que, além de cuidar de sua saúde física, quando você caminha também aumenta o seu bem estar psicológico e combate o estresse? Para conseguir este benefício basta realizar essa atividade 30 minutos por dia.

Quer conhecer alguns dos principais benefícios de caminhar todos os dias? Esta é uma atividade cotidiana que nos permite se deslocar de um local ao outro. É algo tão comum que muitos sequer consideram que seja um modo de vencer o sedentarismo.

O certo é que é um dos exercícios mais fáceis e benéficos, visto que com sua prática são ativados vários processos físicos e químicos que ajudam a melhorar a saúde.

Ao realizar esta atividade são fortalecidos as articulações e os ossos, e como se fosse pouco, também é impulsionada a atividade metabólica para aumentar a queima de calorias.

Por este motivo é recomendável caminhar todos os dias, por pelo menos 30 minutos, especialmente quando não é feito nenhum outro tipo de atividade física.

Tendo em conta que muitos ainda continuam inativos, nesta oportunidade queremos compartilhar 7 coisas boas que podem ser conseguidas ao incluir a caminhada na rotina.

Continue lendo e descubra cada uma delas!

Benefícios de caminhar todos os dias

1. Os níveis de energia aumentam

Os benefícios de caminhar todos os dias

Você se sente cansado? Não consegue se concentrar? É provável que tenha um baixo nível de energia.

Se este for o caso, uma caminhada curta pode servir como remédio para melhorar sua produtividade física e mental.

  • Quando caminha, sua circulação é otimizada e, graças a isso, as células recebem oxigênio suficiente para se manterem ativas.
  • Por outro lado, este exercício libera a rigidez e tensão nos músculos e as articulações, evitando problemas durante as atividades do trabalho.

2. Melhora sua saúde cardiovascular

Por ser uma atividade que ajuda a melhorar a circulação e queimar calorias, caminhar oferece interessantes benefícios para a saúde cardiovascular.
  • Sua prática diária, a passos rápidos, melhora o ritmo cardíaco para bombear o sangue sem dificuldades e, deste modo, prevenir a hipertensão.
  • É um bom complemento para aumentar os níveis de colesterol bom (HDL), facilitando a redução de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos.
  • Em geral, é um exercício que diminui o risco de ataques cardíacos, acidentes cerebrovasculares e doenças arteriais.

3. Combate o excesso de peso

Caminhar ajuda a perder peso

Como todo exercício cardiovascular, as caminhadas são uma grande alternativa para aumentar o gasto energético e, de quebra, combater o sobrepeso e a obesidade.

  • Ainda que não seja uma atividade milagrosa para eliminar quilos da noite para o dia, sua prática diária aumenta a queima de calorias e reduz o índice de massa corporal.
  • É ideal para deixar o sedentarismo de lado, já que não implica muito esforço e também não requer um lugar específico para ser feita.
  • Quanto mais rápidos forem os passos, maior a quantidade de gordura eliminada.

4. Tonifica suas pernas e glúteos

Sair para caminhar todos os dias pode ser muito útil quando se pretende manter as pernas e os glúteos tonificados.

  • Os grupos musculares da região inferior do corpo devem trabalhar com mais esforço e, com a passagem do tempo, as panturrilhas e os quadríceps são fortalecidos.
  • Se você caminha por lugares inclinados, como uma colina ou montanha, vai exercitar os glúteos para levantá-los e tonificá-los.

5. Cuida de sua saúde óssea

Caminhar para cuidar da saúde óssea

Os ossos recebem vários benefícios quando dedicamos alguns minutos do dia a uma caminhada rápida.

  • Essa atividade favorece a saúde óssea, evitando a perda da densidade, principal causa da osteoporose.
  • Reduz o nível de inflamação dos tecidos, prevenindo transtornos crônicos como a osteoartrite.
  • Se você caminha durante o dia, aumentam seus níveis de vitamina D graças a exposição à luz solar e, portanto, ocorre uma síntese melhor de cálcio.

6. Evita o surgimento de varizes

As varizes e veias vasculares são o principal indício de um problema circulatório na região inferior do corpo.

  • Visto que caminhar melhora a saúde circulatória, sua prática regular serve como aliada para prevenir estes problemas estéticos.
  • O exercício trabalha as extremidades inferiores, evitando a inflamação de seus tecidos e facilitando o retorno do sangue até o coração.
  • Também tonifica os capilares e diminui o risco de retenção de líquidos.

7. Previne a ansiedade e o estresse

Mulher estressada no trabalho

O exercício moderado é um dos hábitos saudáveis que ajudam a melhorar o bem-estar emocional, diminuindo os episódios de estresse e ansiedade.

  • Ao caminhar libera-se uma certa quantidade de serotonina e endorfinas na corrente sanguínea, melhorando a sensação de bem-estar.
  • Visto que otimiza a oxigenação do cérebro, é útil para amenizar os efeitos negativos do estresse oxidativo, fator relacionado com a depressão e a irritabilidade.

Você continua afundado no sedentarismo? Se ainda não ativou seu corpo para receber estes benefícios, caminhe 30 minutos por dia para comprovar o quão bom é para gerar mudanças positivas em todo o seu organismo.

Lembre-se de que, ainda que seja válido caminhar ao fazer tarefas cotidianas, o melhor é fazê-lo como exercício a passos rápidos.

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