Como evitar a retenção de líquidos para acabar com o inchaço corporal
· 12 de dezembro de 2016
Nossa alimentação é fundamental para regular a retenção de líquidos. Devemos incluir alimentos com propriedades diuréticas e procurar, além disso, praticar atividade física para promover a depuração do organismo.
O que conhecemos como retenção de líquidos ou inchaço corporal pode ser a consequência do acúmulo de água nos tecidos de nosso corpo.
Por que isso acontece? Normalmente por um desequilíbrio existente entre o fluxo de líquidos de uma região do corpo até a outra.
Nosso organismo está continuamente equilibrando o nível de líquidos para que se mantenha nas proporções adequadas.
Quando tomamos água além da conta, eliminamos o excesso através dos rins, sob a forma de urina, ou através das glândulas sudoríparas.
O problema surge quando nosso corpo não pode eliminar esse excedente de líquido. O equilíbrio não pode ser mantido, e isso dá lugar à chamada retenção de líquidos.
Hidratação e edemas
Não é o mesmo ter uma hidratação adequada e ter edemas. Os edemas são uma clara mostra do armazenamento de água em nosso organismo (sobretudo se aparecem nas pernas).
As pernas, onde a circulação precisa de mais força para um correto funcionamento, são o local onde mais aparecem os desajustes (por exemplo, ao passarmos muito tempo sentados ou de pé).
Geralmente os edemas são causados por:
uma situação hormonal dominada pelo estrogênio,
um excesso de sódio na dieta,
pouca circulação do sangue por causa do sedentarismo.
Se essa retenção de líquidos se localiza também na parte superior de nosso corpo (braços, mãos e até no rosto), pode se dever a um mau funcionamento dos rins.
Nas mulheres, é bastante normal que apareça uma retenção de líquidos durante o ciclo menstrual.
Nossas veias, ao contrário do que podemos pensar, não são canais estáticos. O revestimento das veias permite a entrada ou saída de líquidos.
Às vezes, por diferentes razões, o mecanismo que regula esse fluxo de líquidos não funciona bem, então, se acumulam em algumas partes do corpo.
Por que isso ocorre? Pode se dever a várias razões, como por exemplo:
Geralmente, é porque as veias não têm a firmeza necessária para reter o líquido, o que acontece quando surgem as varizes.
Também pode ser porque a pessoa passou muito tempo de pé e há uma pressão exagerada do sangue no interior das veias.
Sinais da retenção de líquidos
Um indicativo claro da retenção de líquidos é quando pressionamos a pele de nossas pernas e vemos que fica uma marca da pressão exercida.
Veremos então, uma espécie de afundamento, e essa marca se mantém durante um certo tempo.
Se a retenção de líquidos e inchaço ocorrem com frequência e surgem edemas visíveis, o melhor é consultar um médico.
Assim, poderemos prevenir as complicações que podem estar relacionadas com a circulação.
Alguns conselhos para eliminar a retenção de líquidos e inchaço corporal
O exercício físico é fundamental para evitar o inchaço. É preciso escolher os exercícios que não exijam muita resistência, nem que causem um forte impacto muscular.
A atividade física ativará a circulação por todo o corpo, sobretudo nas pernas, mediante uma compressão dos músculos sobre as veias.
A ativação da circulação tornará possível que o excesso de água seja eliminado pela urina.
Meias elásticas também ajudam a evitar a retenção de líquidos, sobretudo nas pessoas muito sedentárias, que passam muito tempo de pé ou sentadas.
Mas a meia deve ser vestida antes do início das atividades diárias.
Consumir muitas frutas e legumes sempre é positivo para nosso organismo. Este hábito também ajuda a combater a retenção de líquidos.
O abacaxi e o mamão, assim como outras frutas ricas em potássio, como a banana, o melão e a melancia, são alimentos muito úteis para quem tende a reter líquidos.
Mais conselhos
Para melhorar o aspecto dos tornozelos inchados, é muito útil pôr as pernas para cima, em diferentes momentos do dia.
Os pés devem ficar acima dos joelhos, e os joelhos, por sua vez, acima do quadril.
A roupa que usamos diariamente deve ser confortável porque, roupas apertadas demais dificultam a circulação e favorecem, portanto, a retenção de líquidos.
Devemos nos acostumar a consumir menos sal. Ainda que nosso organismo requeira uma dose mínima, oexcesso de sal também potencializa a retenção de líquidos e o inchaço.
É recomendável acrescentar algumas ervas aromáticas e plantas com propriedades diuréticas a nossa dieta. Como exemplos, citamos a cavalinha, o chá verde, o dente-de-leão, etc.
Experimente nossas sugestões, entretanto a consulta ao médico é fundamental.
Continue conosco e conheça mais dicas para a sua saúde, beleza e bem-estar.
O tabaco é feito com folhas de nicotina, e produz fumaça quando está aceso. O fumante consome e inala componentes químicos (nicotina, gases irritantes e substâncias cancerígenas, radicais livres e oxidantes, metais, e elementos radioativos) altamente viciantes. É por isso…
A prática regular de ioga permite aumentar o bem-estar físico e mental. Ainda que os motivos para seguir suas rotinas sejam muito variados, no geral se busca conseguir uma relação saudável entre o corpo e a mente. Você sabia que…
Ninguém conhece a nossa casa melhor do que nós. Portanto, não haverá outra pessoa mais indicada para decidir o que exibir diante das visitas e que lugares é melhor disfarçar um pouco. Você está ciente de como esconder as imperfeições…
De modo geral, as pessoas pensam que mudar de hábitos de vida para outros mais saudáveis, como melhorar sua dieta, ir à academia e dormir mais as ajudarão a perder peso. No entanto desconhecem que há outros hábitos que devem…
Existem muitos tipos de esportes adequados para fazer ao ar livre. Por isso, hoje vamos descobrir os exercícios mais divertidos e eficazes que podemos fazer em um parque, e em plena natureza. Nós teremos os mesmos resultados, se tivéssemos ido…
O corpo sempre fala, basta saber interpretá-lo. Estas dicas para cuidar da saúde farão com que se sinta melhor a cada dia. Sem importar o quão ocupado esteja, é importante dedicar ao corpo e a mente um tempo. O trabalho,…