Como evitar a retenção de líquidos para acabar com o inchaço corporal

· 12 de dezembro de 2016
Nossa alimentação é fundamental para regular a retenção de líquidos. Devemos incluir alimentos com propriedades diuréticas e procurar, além disso, praticar atividade física para promover a depuração do organismo.

O que conhecemos como retenção de líquidos ou inchaço corporal pode ser a consequência do acúmulo de água nos tecidos de nosso corpo.

Por que isso acontece? Normalmente por um desequilíbrio existente entre o fluxo de líquidos de uma região do corpo até a outra.

Nosso organismo está continuamente equilibrando o nível de líquidos para que se mantenha nas proporções adequadas.

Quando tomamos água além da conta, eliminamos o excesso através dos rins, sob a forma de urina, ou através das glândulas sudoríparas.

O problema surge quando nosso corpo não pode eliminar esse excedente de líquido. O equilíbrio não pode ser mantido, e isso dá lugar à chamada retenção de líquidos.

Hidratação e edemas

Retenção de líquidos e inchaço

Não é o mesmo ter uma hidratação adequada e ter edemas. Os edemas são uma clara mostra do armazenamento de água em nosso organismo (sobretudo se aparecem nas pernas).

As pernas, onde a circulação precisa de mais força para um correto funcionamento, são o local onde mais aparecem os desajustes (por exemplo, ao passarmos muito tempo sentados ou de pé).

Geralmente os edemas são causados por:

  • uma situação hormonal dominada pelo estrogênio,
  • um excesso de sódio na dieta,
  • pouca circulação do sangue por causa do sedentarismo.

Se essa retenção de líquidos se localiza também na parte superior de nosso corpo (braços, mãos e até no rosto), pode se dever a um mau funcionamento dos rins.

Nas mulheres, é bastante normal que apareça uma retenção de líquidos durante o ciclo menstrual.

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A função das veias

Nossas veias, ao contrário do que podemos pensar, não são canais estáticos. O revestimento das veias permite a entrada ou saída de líquidos.

Às vezes, por diferentes razões, o mecanismo que regula esse fluxo de líquidos não funciona bem, então, se acumulam em algumas partes do corpo.

Por que isso ocorre? Pode se dever a várias razões, como por exemplo:

  • Geralmente, é porque as veias não têm a firmeza necessária para reter o líquido, o que acontece quando surgem as varizes.
  • Também pode ser porque a pessoa passou muito tempo de pé e há uma pressão exagerada do sangue no interior das veias.

Sinais da retenção de líquidos

Sinais de retenção de líquidos

Um indicativo claro da retenção de líquidos é quando pressionamos a pele de nossas pernas e vemos que fica uma marca da pressão exercida.

Veremos então, uma espécie de afundamento, e essa marca se mantém durante um certo tempo.

Se a retenção de líquidos e inchaço ocorrem com frequência e surgem edemas visíveis, o melhor é consultar um médico.

Assim, poderemos prevenir as complicações que podem estar relacionadas com a circulação.

Alguns conselhos para eliminar a retenção de líquidos e inchaço corporal

O inchaço nas mãos é sinal de retenção de líquidos

  • O exercício físico é fundamental para evitar o inchaço. É preciso escolher os exercícios que não exijam muita resistência, nem que causem um forte impacto muscular.
  • A atividade física ativará a circulação por todo o corpo, sobretudo nas pernas, mediante uma compressão dos músculos sobre as veias.

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  • A ativação da circulação tornará possível que o excesso de água seja eliminado pela urina.
  • Meias elásticas também ajudam a evitar a retenção de líquidos, sobretudo nas pessoas muito sedentárias, que passam muito tempo de pé ou sentadas.
  • Mas a meia deve ser vestida antes do início das atividades diárias.
  • Consumir muitas frutas e legumes sempre é positivo para nosso organismo. Este hábito também ajuda a combater a retenção de líquidos.
  • O abacaxi e o mamão, assim como outras frutas ricas em potássio, como a banana, o melão e a melancia, são alimentos muito úteis para quem tende a reter líquidos.

Mais conselhos

  • Para melhorar o aspecto dos tornozelos inchados, é muito útil pôr as pernas para cima, em diferentes momentos do dia.
  • Os pés devem ficar acima dos joelhos, e os joelhos, por sua vez, acima do quadril.
  • A roupa que usamos diariamente deve ser confortável porque, roupas apertadas demais dificultam a circulação e favorecem, portanto, a retenção de líquidos.
  • Devemos nos acostumar a consumir menos sal. Ainda que nosso organismo requeira uma dose mínima, o excesso de sal também potencializa a retenção de líquidos e o inchaço.
  • É recomendável acrescentar algumas ervas aromáticas e plantas com propriedades diuréticas a nossa dieta. Como exemplos, citamos a cavalinha, o chá verde, o dente-de-leão, etc.

Experimente nossas sugestões, entretanto a consulta ao médico é fundamental.

Continue conosco e conheça mais dicas para a sua saúde, beleza e bem-estar.

  • Barreto, M. do C. (2012). Determinação Da Taxa Plasmática Da Creatinina ( Creatininémia ) E Da Ureia ( Urémia ). Universidade Dos Açores.
  • Castilla Camacho, S., Jiménez Murillo, L., Llamas Quiñones, L., & Montero Pérez, F. J. (2011). 76 - Retención aguda de orina. In Medicina de Urgencias. Guía Terapéutica (3.a EDICIÓN). https://doi.org/10.1111/j.1471-4159.2006.03910.x