Remédios com alecrim para melhorar a circulação

13 de janeiro de 2020
Ao macerar folhas de alecrim com azeite e outras ervas, obtemos um tempero delicioso para acompanhar nossas torradas e sopas.

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma planta rica em princípios ativos que, em certos casos, pode ser benéfica em várias áreas da saúde. Portanto, é classificada como uma das plantas medicinais mais populares de todos os tempos. 

A seguir, explicaremos todas as suas propriedades, bem como as diferentes maneiras de prepará-lo e usá-lo: em infusão, álcool, óleo essencial, mel e, é claro, como tempero culinário.

Propriedades do alecrim

As propriedades do alecrim são fornecidas por seus componentes, entre os quais estão: flavonoides, taninos, ácido rosmarínico, rosmaricina, vitamina C e ferro. Em vista disso, fornece os seguintes benefícios:

  • Melhora a digestão e reduz os desconfortos mais comuns, como: inchaço, flatulência e acidez.
  • Reduz a dor durante a menstruação, bem como os sintomas mais comuns que a acompanham (enxaquecas, retenção de líquidos, etc.).
  • Facilita a função do fígado e da vesícula biliar e, como consequência, é um bom remédio para a icterícia.
  • Combate a anemia graças ao seu alto teor de ferro.
  • De acordo com a hipótese de algumas pesquisas, o alecrim pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
  • Graças ao seu teor de flavonoides, entre outras substâncias, possui propriedades antioxidantes.
  • Por possuir propriedades antissépticas e curativas, ajuda a desinfetar e curar feridas.
Propriedades do alecrim

Em infusão

Diz-se que o alecrim é um remédio natural muito benéfico em casos de intoxicação alimentar. Por outro lado, acredita-se que uma infusão de alecrim é uma das maneiras mais fáceis de obter suas contribuições. Especificamente, é dito que o mais apropriado é beber uma infusão, após a refeição, para facilitar a digestão.

Elaboração

  • Coloque um copo (250 ml) de água para ferver. Quando a fervura começar, adicione uma colher de chá de folhas de alecrim secas e deixe ferver por 3 minutos.
  • Apague o fogo, cubra a panela e deixe descansar por 5 minutos.
  • Coe a infusão e ela estará pronta para ser tomada.
Preparação do chá

Saiba mais: 5 infusões de ervas para limpar as artérias

Álcool de alecrim

O álcool de alecrim é um remédio antigo para refrescar a pele, aliviar as inflamações que causam cãibras e contraturas e melhorar a circulação em geral.

Elaboração

  • Vamos precisar de um recipiente de vidro que possa ser bem fechado.
  • Preencha-o com plantas de alecrim frescas, se possível recém colhidas. O melhor momento é quando a planta está florescendo.
  • Encha o recipiente com álcool 96º (pode ser comprado nas farmácias).
  • Feche o recipiente e o deixe macerar por 15 dias em um local escuro.
  • Todos os dias, agite o recipiente por alguns momentos.
  • Após esse período, filtre o líquido e o mantenha em um recipiente de vidro escuro e bem fechado, em local fresco e seco.

Óleo essencial para o cabelo

O óleo essencial é um formato que possui um aroma muito agradável e é uma maneira muito confortável de se ter o alecrim sempre à mão. É muito benéfico, por exemplo, para a saúde de nossos cabelos, pois estimula seu crescimento. Portanto, ele pode ser usado como um remédio natural para evitar sua queda.

Simplesmente, você pode adicionar algumas gotas de óleo ao seu xampu habitual. Se quisermos fazer um bom remédio, podemos misturar algumas gotas de óleo essencial de alecrim com óleo de coco e usar essa mistura para massagear todo o cabelo. Deixe agir por 30 minutos e depois lave o cabelo.

Óleo essencial para o cabelo

Leia mais: Benefícios do alecrim para o cabelo

Mel de alecrim

O mel de alecrim é produzido pelas abelhas usando as flores desta planta medicinal. Quando é um mel cru e sem processar, que é a maneira ideal de consumir este alimento tão saudável, se caracteriza por uma textura espessa e uma cor muito clara.

O mel de alecrim combina as propriedades medicinais destes dois alimentos, por isso é um remédio muito eficaz para:

  • Remover o muco.
  • Facilitar a digestão.
  • Melhorar o trânsito intestinal.
  • Aliviar a irritação da garganta.

Como especiaria culinária

O alecrim é uma especiaria muito comum na cozinha mediterrânea. Além disso, é um condimento excelente muito usado principalmente na cozinha italiana, para harmonizar pães, massas e outras receitas.

Uma forma de sempre ter à mão um alecrim como tempero consiste em bater o azeite de oliva extravirgem com algumas folhas frescas de alecrim. Por ter um sabor muito intenso, será suficiente introduzir um único ramo. O importante é mantê-lo em um recipiente bem fechado. Conforme os dias passam, o óleo ganha mais sabor.

Lembre-se…

Agora que você conhece todas as maneiras de aproveitar o alecrim, não hesite em incluí-lo com mais frequência na sua vida. E, lembre-se, embora este seja um produto de origem natural com múltiplos benefícios, ele não pode substituir nenhum tratamento médico.

  • Ghozlan, Safaa & El-Far, Ali & Sadek, Kadry & Abourawash, Abdelrahman & Abdel-Latif, Mervat. (2017). Effect of Rosemary (Rosmarinus Officinalis) Dietary Supplementation in Broiler Chickens Concerning immunity, Antioxidant Status, and Performance. Alexandria Journal of Veterinary Sciences. 55. 152. 10.5455/ajvs.275350.
  • Abdul-Rahim Al-Jamal y Taha Alqadi. Effects of Rosemary (Rosmarinus officinalis) on Lipid Profile of Diabetic Rats. Jordan Journal of Biological Sciences. 4, (4): 199 – 204. [Online] Avaiable at: https://pdfs.semanticscholar.org/bb12/ce239eb7472934a36fc9e35600d76547263a.pdf
  • Abdulrahim Al Jamal. (2014). Effect of rosemary (Rosmarinus officinalis) on lipid profiles and blood glucose in human diabetic patients (type-2). African Journal of Biochemistry Research. 8, (8): 147-150. [Online] Avaiable at: https://academicjournals.org/article/article1414772985_Abdulrahim.pdf