5 infusões de ervas para limpar as artérias naturalmente

11 Novembro, 2020
Manter-se bem hidratado é fundamental para que o organismo execute corretamente todas as suas funções. Descubra mais abaixo.

Quando um paciente é informado de que tem obstrução arterial, é fundamental buscar melhorar imediatamente os hábitos de vida e seguir as recomendações do médico. Caso contrário, não será possível limpar as artérias naturalmente.

A obstrução das artérias pode desencadear graves consequências na saúde cardiovascular. Mesmo que no início possa passar despercebida, pouco a pouco causa efeitos circulatórios e cardíacos que reduzem a qualidade de vida.

Comer de forma saudável, fazer exercícios e manter outros bons hábitos de vida, assim como realizar uma hidratação adequada, serão essenciais ao longo do tratamento para limpar as artérias (e o resto da vida).

A hidratação é essencial para a saúde cardiovascular

Segundo os especialistas da Fundação Espanhola do Coração, uma boa hidratação diária é indispensável. Não apenas por fazer atividade física, mas regularmente, ao longo do dia. Por outro lado, eles indicam que:

“Com uma desidratação de 2% em nosso organismo, o desempenho físico é reduzido em 20%, enquanto se a desidratação chegar a 5%, o atleta pode experimentar uma redução de 50% no desempenho.”

Especialistas em nutrição e dieta, como Julio Basulto, lembram que é aconselhável beber em função da sede, mesmo no verão, e que não é necessário se forçar a beber dois litros de água por dia, como se acreditava até recentemente.

É sabido que a água é o líquido vital por excelência. Ela ajuda o corpo a desempenhar todas as suas funções corretamente, fornece energia, regula a temperatura corporal, elimina os fluidos retidos no corpo, alivia a inflamação, entre outros problemas.

Embora seja verdade que é importante dar prioridade ao consumo de água, também é possível obtê-la por meio do consumo de alimentos como as frutas, por exemplo.

E como saber se você está bebendo uma quantidade suficiente de água? Um indicador muito simples é a sua urina: se a cor estiver clara, você está bem hidratado. Por outro lado, se estiver escura, você provavelmente está precisando se hidratar melhor.

Ao contrário da água e das bebidas naturais caseiras, as bebidas “hidratantes” comerciais não são uma boa alternativa para o dia a dia, pois contêm açúcares, sódio e outros aditivos que não trazem benefícios à saúde. Na verdade, o ideal seria dispensar seu consumo ou, caso não haja alternativa, consumi-las moderada e esporadicamente.

Dito isso, a seguir vamos apresentar algumas das bebidas naturais que podem ajudar você a se manter bem hidratado e cuidar da sua saúde cardiovascular, além de limpar as artérias naturalmente.

Leia também: Por que a hidratação é tão importante?

1. Infusão de manjericão

Com o manjericão, você pode não só temperar seus pratos no mais puro estilo italiano, mas também preparar uma deliciosa e leve infusão para se manter bem hidratado e cuidar da saúde de todo o organismo, inclusive das artérias.

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 ml).
  • 1 colher de sopa de folhas de manjericão (15 g).

Modo de preparo

  • Para começar, coloque para ferver uma xícara de água e, quando começar a ferver, adicione as folhas de manjericão.
  • Em seguida, tampe a bebida, retire do fogo e deixe repousar durante 10 minutos à temperatura ambiente.
  • Por fim, filtre com um coador e beba sua infusão para limpar as artérias.

2. Infusão de tomilho

A infusão de tomilho é outra bebida hidratante que também pode ajudar a desintoxicar o corpo e limpar as artérias naturalmente, uma vez que essa erva tem propriedades anti-inflamatórias, de acordo com especialistas em fitoterapia.

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 ml).
  • 1 colher de chá de tomilho (5 g).

Modo de preparo

  • Primeiro, coloque para ferver uma xícara de água e adicione a colher de tomilho.
  • Depois, deixe a bebida repousar por 10 minutos e filtre com um coador.
  • Beba 20 minutos depois de uma das refeições principais.

3. Infusão de aipo

Outra bebida ideal para limpar as artérias naturalmente é a infusão de aipo, que pode ser preparada com muita facilidade e não só hidrata, como também refresca e reduz o inchaço. É especialmente útil quando o clima está muito quente.

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 ml).
  • 1 colher de sopa de folhas de aipo (15 g).

Modo de preparo

  • Para começar, ferva uma xícara de água e adicione as folhas de aipo.
  • Em seguida, tampe a bebida e deixe repousar por 10 minutos.

4. Infusão de pilriteiro

Segundo a medicina alternativa, a infusão de pilriteiro ajuda a limpar as artérias naturalmente e a manter a saúde de todo o organismo, pois ajuda a liberar as toxinas acumuladas e, também, a combater a retenção de líquidos e reduzir o inchaço do corpo.

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 ml).
  • 1 colher de chá de pilriteiro (5 g).

Modo de preparo

  • Primeiro, ferva a xícara de água e adicione o pilriteiro.
  • Em seguida, tampe a bebida, deixe repousar por 5 minutos.
  • Filtre e sirva.

Veja também:8 alimentos para ter um coração saudável

5. Infusão de alecrim

A infusão de alecrim também é fácil de preparar e pode ser usada para limpar naturalmente as artérias, ao mesmo tempo que refresca e hidrata o corpo.

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 ml).
  • 1 colher de chá de alecrim (5 g).

Modo de preparo

  • Primeiro, coloque para ferver uma xícara de água e, quando começar a ferver, reduza o fogo e adicione o alecrim.
  • Em seguida, tampe a bebida e deixe agir por mais 2 ou 3 minutos.
  • Para finalizar, deixe repousar à temperatura ambiente e coe.
  • Sirva e consuma 30 minutos depois de uma das refeições principais.

Para limpar as artérias naturalmente você deve ter bons hábitos

Embora ainda faltem evidências científicas que indiquem que o consumo regular dessas bebidas pode ajudar a limpar as artérias naturalmente, algumas pessoas já as utilizam para auxiliar na hidratação e, assim, contribuir para a saúde de todo o organismo.

Lembre-se de que, para limpar suas artérias, não se deve se basear apenas no consumo de uma bebida ou um alimento, mas em um estilo de vida totalmente saudável e nas orientações do seu médico.

Se você estiver com colesterol alto ou outros problemas de saúde, é fundamental sempre consultar seu médico antes de começar a incluir essas bebidas regularmente em sua dieta, pois em alguns casos elas podem ser contraindicadas.

  • Erkan, N., Ayranci, G., & Ayranci, E. (2008). Antioxidant activities of rosemary (Rosmarinus Officinalis L.) extract, blackseed (Nigella sativa L.) essential oil, carnosic acid, rosmarinic acid and sesamol. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2008.01.058
  • Castañeda, B; Castro de la Mata, R; Manrique, R; Ibáñez, L; Fujita, R; Barnett; Mendoza, E. (2008). Estudio fitoquímico y farmacológico de 4 Plantas con efecto hipoglicemiante. Revista Horizonte Medico.
  • Colivet, J., Marcano, G., Belloso, G., Brito, D., & Gómez, E. (2012). Efecto antimicrobiano de extractos etanólicos de albahaca (Ocimum basilicum L.) sobre el crecimiento de Staphylococcus aureus. Revista Venezolana de Ciencia y Tecnología de Alimentos. https://doi.org/10.1021/jm00076a019