Por que a hidratação é tão importante?

20 de março de 2019
Não podemos nos esquecer que, quando temos sede, é porque nosso corpo já está desidratado. Por isso, devemos beber água sempre, ao menos um litro por dia, para evitar chegar a esse estado.

“Sempre esqueço de tomar água”, “não sinto sede”, “não gosto do sabor da água”, “não, obrigado, prefiro refrigerante”. Se você já disse alguma dessas frases mais de uma vez, este artigo é para você. Nós vamos explicar por que a hidratação é tão importante.

Como já aprendemos desde pequenos, cerca de 65 % a 75 % do nosso corpo é composto por água. Por isso a hidratação é tão importante — para manter nossa saúde em dia.

Motivos pelos quais a hidratação é tão importante

A cada dia, seu corpo perde líquidos através do suor, da urina, da evacuação e dos demais fluidos corporais. Se você se exercita regularmente ou está calor na sua região, então, é necessário tomar um cuidado especial.

A seguir, vamos falar sobre sete benefícios de uma hidratação adequada:

1. Melhora o funcionamento do cérebro

Consumir água em abundância permite que seu cérebro trabalhe mais rapidamente, aguça sua memória e melhora sua disposição. A desidratação reduz as habilidades cognitivas, a atenção, a memória e a capacidade de concentração.

Se deseja aumentar seu rendimento, evitar dores de cabeça, aumentar suas habilidades e ter mais capacidade para solucionar conflitos rapidamente, mantenha seu corpo hidratado. Você ficará mais alerta se tomar água suficiente.

Leia também: 5 efeitos de beber água para cérebro

2. Repõe elementos químicos importantes do corpo

Através do suor, principalmente durante a prática de exercícios, o corpo perde magnésio, potássio e sódio. Se eles não forem repostos, você sentirá fadiga, cansaço muscular, cãibras e espasmos.

Lembre-se de que a água transporta os elementos químicos nos órgãos, tecidos e sistemas. Se não se hidratar, como seu corpo distribuirá corretamente todos os suprimentos necessários?

3. Limpa as artérias

Mais vale prevenir do que remediar quando se trata da saúde. Se ingerir líquidos o suficiente, você manterá a pressão arterial estável e facilitará a eliminação de resíduos das células.

A desidratação, por outro lado, pode provocar queda de pressão e aumento da frequência cardíaca. Se quiser evitar esses problemas, não se esqueça de se hidratar corretamente.

4. Cuida da temperatura corporal

O organismo é muito inteligente. Quando o corpo se aquece, a água desempenha um papel fundamental através do suor, graças aos mecanismos de autorregulação.

Para equilibrar o aumento de temperatura, as glândulas sudoríparas secretam um líquido que passa pela pele quando o corpo começa a acumular calor. Se você não tomar água, seu rendimento será afetado.

5. Manter a hidratação ajuda a eliminar as toxinas

Tomar água suficiente ajuda a eliminar as impurezas e as substâncias que o corpo não precisa mais. Além disso, hidratar-se faz com que o fígado, órgão responsável por eliminar as toxinas, assim como os rins, mantenha-se em bom estado.

A importância de cultivar esse hábito é tão fundamental que, na cultura japonesa, é normal beber água de estômago vazio. Isso ajuda a desintoxicar o corpo e evitar doenças cardíacas.

6. Melhora o funcionamento dos rins

Consumir água suficiente ajuda os rins a trabalharem corretamente. Uma boa hidratação permite que você possa eliminar os resíduos através da urina, o que evita doenças como os famosos cálculos ou “pedras” renais.

Se estiver com problemas renais, o cálcio não vai se fixar corretamente nos ossos. Algumas das possíveis consequências desse problema incluem:

  • Aumento do risco de anemia e infartos.
  • Acúmulo de ácido no sangue.
  • Para as mulheres, pode levar a desequilíbrios na menstruação.

7. Facilita a digestão e a evacuação

Se você sofre de constipação, beba mais líquidos! A hidratação deficiente faz com que o processo digestivo seja mais lento e, por consequência, retarda a passagem das fezes pelo trato intestinal.

constipação ocorre quando a passagem de resíduos sólidos pelo intestino grosso ocorra lentamente. Se o deslocamento demorar mais do que o necessário, as fezes se tornarão duras e haverá dificuldade para evacuar. Evite esse problema ao beber mais água.

Como saber se estou desidratado?

Você já conhece as razões que explicam porque a hidratação é tão importante. Agora, também queremos que você aprenda a identificar os sinais da desidratação. Se não estiver se hidratando corretamente, seu corpo apresentará alguns sintomas. Entre eles, estão:

  • Sede extrema ou secura na boca.
  • Pouca vontade de urinar ou urina com cor escura.
  • Dores de cabeça ou tontura.
  • Ressecamento e falta de elasticidade na pele.
  • Sonolência ou muita fadiga.
  • Ausência de lágrimas durante o choro.
  • Superaquecimento do corpo.
  • Constipação.

Não deixe de ler: Os 10 melhores produtos caseiros para hidratar a pele seca

Recomendações importantes para manter a hidratação

Mantenha a hidratação bebendo água saborizada

Há algumas coisas que você deve saber para poder manter o hábito de consumir líquidos diariamente:

Evite os extremos: 2 litros de água por dia são suficientes para garantir o bom funcionamento do organismo.  Beber mais água do que o indicado pode gerar outros problemas de saúde.

  • Crie um horário: se você tiver dificuldades em lembrar de beber água, pode programar alarmes no seu celular e marcar horários fixos. Além disso, há aplicativos feitos para lembrar as pessoas de beber água.
  • Leve uma garrafa de água com você: faça com que a garrafa seja a sua fiel escudeira, sua melhor amiga. Acostume-se a ter na bolsa ao menos um litro de água para tomar ao longo do dia.
  • Acrescente um sabor natural: se você não gosta de água, pode acrescentar uma rodela de limão, folhas de hortelã ou manjericão, fatias de pepino ou maçã… Há muitos ingredientes que podem ser usados para fazer uma deliciosa água aromatizada caseira.
  • Adicione a água na sua rotina de exercícios: se você pratica esportes, hidrate-se antes, durante e depois de cada prática, mas, claro, sem exageros!

Lembre-se de que o funcionamento correto do seu organismo depende de uma hidratação adequada. Faça com que tomar água e outros líquidos se torne um hábito. Seu corpo vai agradecer.