Como combater a constipação em bebês

As causas da constipação em bebês podem ser variadas. No entanto, o tipo de alimentação será um fator determinante para evacuar dentro dos padrões normais. Saiba mais neste post.

Para saber como combater a constipação em bebês, primeiro você deve determinar qual é o padrão de evacuações normais de cada bebê. Considera-se normal que um bebé tenha uma evacuação após cada refeição até que passe um dia ou mais entre cada evacuação. Para você ter uma ideia de quão amplo pode ser considerado normal!

Tudo depende de como o bebê é alimentado, o que ele come, o que ele bebe, quão ativo ele é, com que rapidez ele digere sua comida e, claro, a herança deixada por seus pais.

Quando se trata de um bebê amamentado

O leite materno alivia a constipação em bebês

Para um recém-nascido alimentado exclusivamente com a amamentação, não há um número “normal” de evacuações ou horários específicos. As fezes geralmente são cor de laranja ou amareladas e macias, mesmo quando os passam dias entre cada evacuação.

Um bebê amamentando exclusivamente pode evacuar de 4 a 5 vezes por dia a uma vez por semana. O leite materno é uma mistura perfeita de nutrientes, proteínas e gorduras de alta qualidade, e há bebês que deixam “poucos” resíduos a serem descartados.

Desde que o recém-nascido chega a seus braços, você irá conhecendo seus hábitos e até como ele tolera certos alimentos que você consome.

Visite este artigo: 3 razões para incluir o magnésio na alimentação

Quando um bebê se alimenta de leite em pó (fórmula)

Uma das vantagens do leite materno em relação às fórmulas lácteas é que, com o leite materno, não há chance de o bebê sofrer de constipação; enquanto as fórmulas podem ser difíceis de digerir para os seus intestinos recém-formados.

Alguns ingredientes da fórmula podem causar constipação em bebês. Encontrar a fórmula certa para o seu bebê pode ser um processo angustiante, estressante, que certamente afetará o recém-nascido complicando ainda mais a questão.

Depois de determinar qual é a melhor fórmula para o seu filho, o que é considerado normal é que evacue regularmente uma vez por dia. No entanto, prefira o leite materno a usar fórmulas. É a melhor coisa que você pode fazer para a saúde geral do seu bebê.

Quando começa a alimentação sólida

A alimentação pode provocar constipação em bebês

Geralmente, problemas de constipação aparecem quando o bebê começa a comer alimentos sólidos, mesmo que mantenha a amamentação. Enquanto os alimentos forem vegetais e frutas, provavelmente não haverá sinais de constipação.

Mas quando se incluem cereais, especialmente alimentos industrializados feitos de arroz, os primeiros sinais de constipação aparecem:

  • Movimentos intestinais menos frequentes do que o padrão normal que o seu bebê apresentava.
  • Há dificuldade em evacuar.
  • As fezes são mais duras e secas.

Outras causas de constipação em bebês

Se seu bebê estiver desidratado, as fezes ficarão ainda mais secas e duras. A evacuação é mais difícil porque o sistema reage à desidratação absorvendo mais líquido, tanto dos alimentos e líquidos que ingere, como o que já foi processado no intestino.

Além disso, existem condições médicas que podem gerar constipação em bebês, como hipotireoidismo, botulismo, certos distúrbios metabólicos e alergias alimentares.

Menos comum é a doença de Hirschsprung ou megacólon congênito, uma doença que é diagnosticada nas primeiras semanas de vida e impede o bom funcionamento do intestino.

Se não houver razões claras que originem evacuações duras e difíceis, deve consultar o seu médico para descartar qualquer doença.

Como aliviar a constipação em bebês?

A constipação em bebês altera o sono

  • Tente movê-lo. Se ele já gatinha, incentive-o a fazê-lo. Se ele não gatinhar, coloque-o nas costas e dobre as pernas em direção ao peito, para cima e para baixo, muito suavemente, como se estivesse pedalando uma bicicleta.
  • Massageie sua barriga. Abaixo do umbigo, a cerca de três dedos para a esquerda, pressione suavemente e com firmeza até sentir uma massa. Mantenha a pressão por cerca de três minutos.
  • Altere a marca da fórmula. Pergunte ao seu pediatra qual pode ser a melhor opção para o seu bebê.
  • Embora os sucos não sejam recomendados para recém-nascidos, pergunte ao seu médico se você pode administrar suco de maçã ou ameixa incorporado no leite materno ou na fórmula láctea.
  • Se seu bebê já começou com uma nutrição sólida, evite arroz cozido e cenoura. Em vez disso, incorpore um purê de ameixa, pêssego ou pera em sua dieta.

Você quer saber mais? Leia: Óleos essenciais para se acalmar

Tenha cuidado

  • Um bebê não pode consumir laxantes sem a autorização do seu médico.
  • Não siga o conselho popular de estimular o ânus com um termômetro. Isso pode ser muito perigoso para o seu bebê.
  • O uso de supositórios de glicerina para uma constipação forte deve estar sob estrito controle médico, uma vez que o uso frequente cria dependência para evacuar.

Quando alertar seu médico

Médica tratando constipação em bebê

  • Quando não melhora a constipação, apesar de mudar a dieta.
  • Quando se verificam evacuações com sangue e dor.
  • Quando o bebê perde peso e não quer comer.
Recomendados para você