Óleos essenciais para se acalmar

· 23 de janeiro de 2018
Seja através de massagens, banhos aromáticos ou por inalação, os óleos essenciais irão ajudá-lo a alcançar uma melhora física e psicológica.

A aromaterapia consiste em curar com óleos essenciais de plantas, cascas, ervas e flores para relaxar. Eles são inalados, ingeridos, ou derramados durante o banho para alcançar uma melhora física e psicológica. Com base nisso, hoje iremos falar sobre alguns óleos essenciais para se acalmar.

Estes óleos podem ser combinados com massagens e outras técnicas terapêuticas. Um dos sentidos que se destaca nesta técnica é o do olfato, porque está conectado ao sistema límbico.

O nariz é composto por nervos olfativos que também ajudam a diferenciar as substâncias que entram na boca, uma vez que as sensações gustativas têm sua origem no sentido do olfato.

Quando percebemos um aroma, as moléculas aromáticas penetram na área nasal e estimulam os nervos olfativos. Estes, por sua vez, enviam impulsos nervosos ao sistema límbico e de acordo com o tipo de aroma, causam reações emocionais.

Benefícios dos óleos essenciais para se acalmar

  • Ideais para tratar problemas no sistema nervoso, como estresse, ansiedade ou depressão.
  • Melhora a função do sistema respiratório.
  • Alivia a dor muscular e reduz a inflamação.
  • Combate infecções na pele.
  • Reduz os problemas de insônia.
  • Acelera a circulação sanguínea.

Métodos de aplicação

Óleos essenciais para se acalmar

  • Inalação: é o método clássico para aproveitar as propriedades dos óleos essenciais, pode ser direta ou indiretamente. Consiste em colocar algumas gotas de óleo em um lenço e inalar suavemente. Da mesma forma, você pode colocar a essência em uma tigela de água quente e usá-la sob a forma de vapor.
  • Massagem: os óleos são aplicados diretamente sobre a pele, fazendo massagens.
  • Banhos aromáticos: consiste em um banho de água morna contendo óleos essenciais.
  • Cataplasmas frios ou quentes: especificamente para problemas de pele e dores musculares.

Precauções

  • Os óleos essenciais não devem ser ingeridos ou aplicados diretamente sobre a pele, exceto no caso da lavanda.
  • Após uma massagem, não se exponha ao sol até que tenham se passado 4 horas.
  • Não aplique nos olhos ou nas áreas perto da mucosa.
  • Não são adequados para bebês menores de 9 meses. Se você quer usá-los, deve primeiro consultar o pediatra.
  • Mantenha os óleos longe das luzes artificiais, pois geram muito calor.

Estas são opções ideais de óleos essenciais para se acalmar:

Lavanda

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é um dos melhores para acalmar o sistema nervoso, especialmente por reduzir a pressão sanguínea e a temperatura da pele. Ao penetrar no organismo, ele viaja para o cérebro para dar-lhe um estado mais relaxado.

Além disso, a lavanda também ajuda a combater a insônia, reduz a ansiedade e a depressão. A essência desta planta estimula as vias cerebrais, transformando nossa resposta emocional diante de diferentes situações.

No entanto, é importante controlar o seu uso, particularmente no caso de pessoas que sofrem de alergias. Uma vez que tem efeitos semelhantes ao estrogênio, devem ser tomadas medidas preventivas.

Limão yuzu

É um cítrico amarelo do leste asiático. Entre suas propriedades principais está a de acalmar o sistema nervoso central, pois tem efeitos relaxantes, ansiolíticos e indutores do sono.

Para obter a essência do limão yuzu é necessário que a casca passe por um processo de destilação por corrente de vapor. Desta forma você obtém o óleo essencial, rico em limoneno, gama-terpineno e felandreno. Quando inalados, nossos sentidos experimentam uma mistura de aromas como a flor de laranjeira, a tangerina e a laranja amarga.

Baunilha

Óleo essencial de baunilha

Esta substância é extraída diretamente da planta de baunilha. Geralmente cresce em diferentes áreas da América, especialmente em regiões tropicais. É frequentemente usada como aromatizante, mas também tem propriedades:

  • Antioxidantes
  • Tranquilizantes
  • Relaxantes
  • Digestivas
  • Afrodisíacas

Na aromaterapia, ajuda a revitalizar o corpo e a canalizar a carga emocional. Também alivia a depressão e a ansiedade e, particularmente, tem um efeito relaxante no sistema nervoso. Além disso, funciona como um bálsamo eficaz para o tratamento de feridas e úlceras.

Jasmim

O jasmim é uma planta yang proveniente da China. O óleo é extraído de um arbusto de onde brotam brotos de flores brancas, ou marrons claras. Geralmente cresce em regiões tropicais e temperadas. Existem 20 tipos de jasmins conhecidos.

O jasmim ajuda a curar fisicamente e mentalmente. Entre as suas propriedades terapêuticas destacam-se o efeito:

  • Estimulante
  • Analgésico
  • Anti-inflamatório
  • Antisséptico
  • Bactericida

A essência do jasmim serve para ajudar a elevar a humor. Relaxa e reduz o estresse, pois a sua inalação proporciona uma sensação de calma e paz.

Quanto à beleza, possui propriedades adstringentes que podem ser usadas em cremes. Também ajuda a relaxar os músculos, reduzir a dor e os espasmos.

Menta

Hortelã para se acalmar

Este óleo é derivado das folhas da planta de menta que é um híbrido da menta aquática e da hortelã. Graças aos seus efeitos energéticos, ele controla o estresse, reduz os distúrbios nervosos e a fadiga mental.

Seu alto teor de mentol faz dele o melhor remédio para as cólicas abdominais. Além disso, ajuda a liberar o muco que está alojado no trato respiratório, graças ao seu efeito expectorante.

Por outro lado, reduz a dor nos músculos. Quanto aos produtos de beleza, possui propriedades antissépticas e antimicrobianas que favorecem a saúde da pele e dos cabelos.

Gostou destas sugestões de óleos essenciais para se acalmar? Qual deles você vai experimentar primeiro?