4 truques caseiros para acabar com as alergias

Seguir as instruções do médico, manter a casa limpa e bem ventilada e levar um estilo de vida saudável seria benéfico para pessoas com alergia.
4 truques caseiros para acabar com as alergias

Última atualização: 16 Fevereiro, 2021

Acabar com as alergias é quase impossível. Pelo menos duas vezes durante o ano sofremos com problemas deste tipo. Se você já tentou de tudo e não é muito fã dos medicamentos comerciais, oferecemos 4 truques caseiros para aliviar os sintomas das alergias que você poderá usar sempre que tiver esse problema tão incômodo.

Mas primeiro, você deve consultar o médico para que ele determine o tratamento específico para o seu caso e se essas alternativas naturais são adequadas para você.

A reação alérgica ocorre quando o sistema imunológico responde de forma exagerada a certas substâncias no corpo. Estas substâncias são conhecidas como alérgenos.

O sistema imunológico ajuda a proteger e defender o corpo de agentes estranhos, mas às vezes reage de forma exagerada em situações que podemos considerar normais.

Além disso, é necessário levar em conta que existem vários tipos de alergias, e elas têm repercussões que são tratadas de maneira individualizada:

  • Alimentares
  • Relacionadas a insetos
  • Alergias sazonais
  • Oculares
  • Alergias causadas pela intolerância ao látex.

Os remédios naturais que vamos propor podem ser um bom acompanhamento do tratamento prescrito pelo médico -se o profissional autorizar-, mas não se eximem nem de consultar o especialista nem de seguir seus conselhos. Portanto, sempre use-os com sabedoria e dentro da estrutura de um estilo de vida saudável e racional.

Conheça 4 truques caseiros para aliviar os sintomas das alergias

As indicações do médico e algumas alterantivas naturais para acabar com as alergias
As alergias são causadas por uma resposta do sistema imunológico ao contato com substâncias estranhas que ele identifica como perigosas, mesmo que não sejam.

1. Eucalipto, um grande aliado

É famoso por seu grande poder expectorante. Em toda América, assim como em outras regiões do mundo, é comum que as pessoas fervam e inalem suas folhas para aliviar suas alergias e resfriados.

Também se fabrica um óleo concentrado, que pode ser aplicado no peito para massagear. Isso ajuda a desobstruir as vias respiratórias, como indicam diferentes estudos. Além disso, os  efeitos descongestionantes desta planta são amplamente conhecidos.

O eucalipto contém citronela, que tem efeitos analgésicos e anti-inflamatórios; também funciona como expectorante, ajudando a limpar o corpo de toxinas e micro-organismos daninhos que agem como alérgenos. Entretanto, pergunte ao seu médico se ele é indicado para você, porque em alguns casos poderia causar alergia.

2. Vinagre de maçã

Embora nenhum dado científico tenha sido encontrado para apoiar a eficácia do vinagre de maçã no alívio de alergias, há pesquisas que provaram certas propriedades que poderiam contribuir para isso.

Um estudo com animais indicou que o vinagre de maçã aumenta os anticorpos, enquanto suas propriedades anti-inflamatórias aliviariam os efeitos da alergia.

Acredita-se que o vinagre de maçã é excelente para expulsar a mucosidade, o que causa um alívio respiratório.

É comumente usado para a dor de garganta, sinusite e resfriados. Mas, cuidado: deve-se tomar 2 colheres de sopa de vinagre de maçã diluído em 1 xícara de água 3 vezes ao dia, e evitar os excessos.

Este truque simples, porém útil, pode ser aplicado em casa sempre que você considerar necessário.

Lembre-se: não existem contraindicações associadas ao uso destes remédios naturais. Dessa forma, é decisão sua experimentá-los e avaliar a eficácia que podem ter na melhora de sua condição alérgica. E nunca deixe de consultar o seu médico sobre a segurança de sua utilização.

3. Mais uma vez, o suco de limão

Pelo alto conteúdo de vitamina C e antioxidantes, o suco de limão ajudaria na drenagem do sistema linfático e na superação dos problemas respiratórios. O consumo diário deste cítrico combateria o crescimento de bactérias e também estimularia o sistema imunológico.

Podemos usar o suco de limão e sua casca, adicionar um pouco de água e então borrifar em casa para desinfetar o ambiente.

Seu óleo essencial ajudaria a matar as bactérias e assim, eliminaria alguns dos gatilhos causadores das alergias que se encontram no ar. Dessa forma, se obtém benefício absoluto, tanto do suco quanto do concentrado extraído das cascas (óleo).

4. Óleo de manjericão

O óleo essencial de manjericão reduziria a resposta inflamatória dos alérgenos. Além disso, é compatível com as glândulas suprarrenais, que estão envolvidas na produção de mais de 50 hormônios que impulsionam quase todas as funções corporais.

Desta forma, o óleo essencial de manjericão ajudaria o corpo a reagir adequadamente frente a uma ameaça fazendo o sangue fluir até o cérebro, o coração e os músculos. Também ajudaria a desintoxicar o corpo de bactérias e vírus, enquanto diminuiria a inflamação, a dor e a fadiga.

Não esqueça: o uso frequente do óleo de manjericão oferece um poder antimicrobiano muito efetivo contra as bactérias e o mofo que podem causar asma e danos respiratórios.

Quer acabar com as alergias? Consulte primeiro o médico

É importante seguir as orientações do seu médico
Para tratar qualquer patologia é importante não abandonar a orientação do médico e ser constante com os tratamentos adjuvantes.

Se você quiser acabar com as alergias o mais aconselhável é consultar o médico e seguir as suas indicações. Entretanto, dê uma oportunidade a estes remédios caseiros para assim ajudar a aliviar os sintomas e aproveitar seus benefícios sem sofrer com efeitos colaterais desagradáveis, sempre com a aprovação do profissional.