Chá de hortelã para dores de cabeça e estômago

Tanto o chá de hortelã quanto seu óleo essencial podem nos ajudar a aliviar dores de cabeça e o mal-estar geral. A infusão melhora a digestão e reduz a dor estomacal. Quer saber mais sobre isso?
Chá de hortelã para dores de cabeça e estômago

Última atualização: 11 Fevereiro, 2021

Preparar um chá de hortelã pode ser útil para reduzir dores de cabeça e o desconforto estomacal. Embora não seja um tratamento de primeira linha para problemas de saúde, a hortelã tem se destacado na medicina natural por suas propriedades.

De acordo com uma publicação da revista científica Phytotherapy Research, tanto as folhas de hortelã quanto o óleo contêm compostos fenólicos, além de mentol, mentona e outras substâncias benéficas. Em geral, são atribuídas propriedades antimicrobianas, analgésicas e calmantes. 

A hortelã: planta de inúmeros benefícios

A hortelã é uma planta aromática e medicinal que tem sido utilizada tanto na gastronomia como na medicina alternativa. De acordo com informações do Journal of Photochemistry and Photobiology B: Biologysuas folhas contêm mentol, mentona e limoneno, aos quais são atribuídos efeitos medicinais.

A sinusite causa dores de cabeça atrás dos olhos e ao redor do nariz.

Hortelã para o aparelho digestivo

De acordo com o Journal of Clinical Gastroenterology, o óleo de hortelã é um tratamento seguro para aqueles pacientes que sofrem de intestino irritável. Não deve substituir o tratamento médico, mas pode ajudar. Podemos consumir desde infusões de chá de menta até cápsulas vendidas em farmácias.

A hortelã também melhora a digestão. Ajuda a estimular a produção da bile para que o alimento seja sintetizado e melhor absorvido no intestino.

Graças aos seus princípios ativos, reduzimos qualquer dor de estômago e intestino combatendo a flatulência. Previne até mesmo a contração dos músculos lisos, o que pode aliviar os espasmos intestinais. 

Hortelã para a dor de cabeça

O chá de hortelã, graças ao seu conteúdo de mentol, é um bom vasodilatador que nos ajudará a combater as dores de cabeça associadas à tensão, de acordo com uma publicação da revista Phytomedicine.

O óleo de hortelã aplicado na testa foi até considerado em um estudo tão eficaz para as dores de cabeça quanto 1000 miligramas de acetaminofeno. No entanto, as evidências ainda são limitadas e mais estudos precisam ser feitos.

Leia também: Os 5 melhores chás para manter a circulação saudável

Como preparar um chá de hortelã para dores de cabeça e de estômago?

Ingredientes

  • Hortelã (10 g)
  • Mel orgânico (7,5 g)
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparo

  • A primeira coisa que faremos é lavar bem as folhas de hortelã. Assim que a água ferver, adicione a planta para que os óleos essenciais saiam aos poucos.
  • Vale a pena baixar o fogo e deixar a infusão borbulhar aos poucos.
  • Ela deve ficar no fogo por pelo menos 10 minutosEm seguida, deixe descansar por mais 10. Coe todo o conteúdo e coloque-o em sua caneca favorita. Adoce com mel e desfrute.

Contraindicações da hortelã

  • As crianças menores de 2 anos não podem tomar mentol, assim como mulheres grávidas ou em lactação.
  • Se você tiver úlceras estomacais ou sofre de cálculos biliares, é melhor evitar o consumo já que esta planta aumenta a produção de bile.

Massagens com hortelã em caso de dor de cabeça

Para aproveitar todos os benefícios da hortelã em caso de cefaleia tensional ou cansaço, vale a pena comprar, seja em farmácias ou lojas de produtos natural, o óleo essencial desta planta.

Leia também: Alivie a cefaleia tensional com 8 remédios naturais

  • O que faremos neste caso será colocar um pano de algodão umedecido com água na geladeira para que refresque por alguns minutos. Em seguiida, aplique na testa algumas gotinhas de óleo essencial de hortelã. Por fim, faça uma pequena massagem com este pano refrescante.

Podemos considerar o chá de hortelã e seus óleos essenciais como adjuvantes para aliviar dores de cabeça e o desconforto estomacal. No entanto, uma vez que faltam evidências, eles não devem ser considerados um tratamento de primeira linha. Em caso de doença, é imprescindível consultar o médico e seguir suas recomendações.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 benefícios de consumir hortelã

Calmante mas vigorante, a hortelã é uma das muitas variedades da família da bem conhecida menta. Conheças aqui os benefícios de consumir hortelã.



  • Aguilar, Ramos Luz Guzman, and Chavez Glenda. “Formulacion de una bebida a base de te verde (camelis sinensis) y menta (mentha piperita), previa maceración en caliente.” (2015).
  • Molina, M., I. Cabello, and O. Lock. “Análisis cuantitativo de mentol en aceite esencial de menta.” (2006).
  • Sánchez, Ester, et al. “Estudio farmacognóstico de Mentha x piperita L.(toronjil de menta).” Revista cubana de plantas medicinales 1.3 (1996): 40-45.
  • McKay, D. L., & Blumberg, J. B. (2006). A review of the bioactivity and potential health benefits of peppermint tea (Mentha piperita L.). Phytotherapy Research. https://doi.org/10.1002/ptr.1936
  • Dolzhenko, Y., Bertea, C. M., Occhipinti, A., Bossi, S., & Maffei, M. E. (2010). UV-B modulates the interplay between terpenoids and flavonoids in peppermint (Mentha×piperita L.). Journal of Photochemistry and Photobiology B: Biology. https://doi.org/10.1016/j.jphotobiol.2010.05.003
  • Khanna, R., Macdonald, J. K., & Levesque, B. G. (2014). Peppermint oil for the treatment of irritable bowel syndrome: A systematic review and meta-analysis. Journal of Clinical Gastroenterology. https://doi.org/10.1097/MCG.0b013e3182a88357