Alivie a cefaleia tensional com 8 remédios naturais

· 24 de agosto de 2018
Ter cefaleia regularmente pode afetar o desempenho das tarefas diarias, por isso que é fundamental conhecer remédios naturais que ajudem a aliviá-la. 

Um estilo de vida atarefado com muito estresse e ansiedade favorece o aparecimento de certas afecções bastante comuns na população, como a cefaleia tensional.

Estas afecções são um sinal de alarme para reduzir as atividades que geram estresse. Devemos respirar profundamente e relaxar um pouco para que o organismo libere as tensões.

Relaciona-se a cefaleia tensional ou a “dor de cabeça por contratura muscular” ao estresse psicoemocional. Este tipo de estresse promove a contratura dos músculos do pescoço desencadeando tensão física e psicológica, e pode perdurar por longas horas.

Esta cefaleia se caracteriza por uma dor opressiva e envolvente irradiada desde a testa até a nuca. Por outro lado, vem acompanhada com tensão cervical que limita nossa capacidade funcional.

Hoje em dia são várias as terapias farmacológicas para o tratamento, no entanto, você conhece como aliviar a cefaleia tensional com medicamentos naturais? Existe uma grande variedade de plantas e remédios caseiros que oferecem alívio aos incômodos sintomas da cefaleia tensional. Contaremos quais são.

1. Chá de gengibre

A raiz desta planta se caracteriza por ter propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Um simples chá de gengibre oferece alívio imediato, incluindo as náuseas produzidas por este tipo de cefaleia.

2. Chá de camomila

Sua popularidade se remonta desde a antiguidade. Egípcios, gregos e romanos a usavam na forma de infusão como terapia analgésica e tratamento para a ansiedade.

O chá de camomila é simples de fazer e é uma planta que não pode faltar em casa porque seus benefícios são efetivos. Tomar uma xícara de camomila te relaxará e ajudará a aliviar a cefaleia tensional.

Confira as Propriedades medicinais da camomila

O chá de camomila ajuda a aliviar a cefaleia tensional

3. Máscara com menta para os olhos

É uma alternativa natural bastante simples que consiste em preparar a infusão desta planta e aplicá-la sobre a superfície das pálpebras por 20 minutos. Foi demonstrado que seu uso alivia a dor e relaxa os músculos dos olhos. 

As propriedades da folha de menta fornecem alívio aos incômodos na cabeça. Coloque compressas com esta infusão na área afetada.

4. Máscara de vinagre de maçã

Esta máscara tem propriedades analgésicas. Coloque compressas com vinagre de maçã frio e confira seus efeitos.

Depois tome uma ducha de água quente e notará o efeito tranquilizante instantâneo.

5. A lavanda

Na forma de infusão ou óleo corporal, alivia o estresse e a tensão emocional geradas pela dor de cabeça. Da mesma forma oferece grandes benefícios usando-a como essência aromática.

A infusão de lavanda é preparada colocando as folhas e deixando que a água absorva as propriedades da planta. Sentirá que seu corpo relaxa ao tomar a infusão de lavanda.

6. Azeite de oliva com suco de limão

É uma alternativa natural bastante simples. Tome uma colher de azeite de oliva com suco de limão para ajudar a desinflamar, hidratar e favorecer a circulação sanguínea, assim como reduzir a tensão cervical.

Ingredientes

  • 1 colher de azeite de oliva (15 ml)
  • O suco de 1/2 limão

Como fazer?

  • Misture ambos ingredientes e consuma.

7. Aromaterapia

Consiste no uso de óleos essenciais e produtos derivados dos vegetais. Estes óleos são usados adicionando-os a uma quantidade de água quente. Assim, o vapor de água misturado com as essências é absorvido pelos pulmões.

Os aromas de essências à base de laranja, cedro, tangerina, rosas e sândalo têm efeitos relaxantes. Funciona como terapia medicinal por seus efeitos no alívio dos sintomas secundários do estresse.

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8. Uma alimentação balanceada

Uma alimentação rica em nutrientes forma a base fundamental do tratamento. O consumo de vitamina B e magnésio ajudarão a trazer energia aos neurônios que trabalham em excesso durante o dia.

Outras ferramentas disponíveis que são fáceis de realizar e aplicar diariamente se baseiam em promover um descanso e evitar as contraturas musculares durante as atividades diárias. Tudo isso é possível colocando o pescoço em uma posição adequada durante o sono e realizando rotinas de exercícios suaves da musculatura cervical.

Dormir o tempo adequado ajuda a prevenir a cefaleia tensional

Aconselhamos evitar situações de estresse e estados de ansiedade. Devemos estabelecer prioridades, permitindo um descanso entre uma atividade e outra, para liberar a tensão gerada.

O exercício físico, mental e o relaxamento contínuo permitem implantar um estilo de vida saudável. Aplique estes simples conselhos em sua vida diária e ofereça ao seu corpo e mente o verdadeiro descanso que merece. Isso te ajudará a evitar as dores da cefaleia tensional.