6 propriedades medicinais da camomila

A camomila é uma alternativa completamente natural para aliviar diferentes problemas de saúde sem ter que recorrer a químicos. Podemos aproveitá-la em infusão ou de forma tópica.

Conheça neste artigo as principais propriedades medicinais da camomila, uma das ervas mais apreciadas por várias populações em todo o mundo.

Ela oferece vários benefícios que podem ser aproveitados em qualquer situação de saúde, já que nos proporciona bem-estar de forma rápida e segura.

Suas propriedades benéficas para a saúde não passam despercebidas e são usadas desde a antiguidade para diferentes fins terapêuticos.

Podemos consumi-la em forma de chá, mastigando suas folhas, como enxaguante bucal e até aplicada sobre a pele.

6 propriedades medicinais da camomila

1. Combate a indigestão

A camomila ajuda a combater a indigestão

A maioria das pessoas recorre à camomila nestes casos, pois costuma aliviar muitos tipos de problemas que ocorrem no sistema digestivo.

  • Assim, esta erva é útil para aliviar as cólicas intestinais, assim como para aliviar dores por gastrite, náuseas e vômitos quase que de forma instantânea.
  • Seu bom efeito na mucosa digestiva se deve ao fato de que relaxa o músculo intestinal e desinflama os tecidos gastrointestinais.
  • Desta forma, evita as flatulências, assim como o aumento do ácido clorídrico e, por sua vez, as probabilidades de ter uma indigestão.

2. Reduz os níveis de colesterol

A camomila é muito eficaz na hora de diminuir os níveis de colesterol quando se encontram acima do nível normal, graças a sua capacidade para eliminar as gorduras do sangue.

  • Por este motivo, recomenda-se que todas aquelas pessoas com colesterol alto tomem, pelo menos, uma xícara de infusão de camomila por dia.
  • Ainda assim, devem manter uma dieta pobre em gorduras.
  • Desta maneira conseguirão regular os ácidos graxos. É que, a longo prazo, o excesso de gorduras traz consequências prejudiciais para a saúde e para o bem-estar.

3. Adeus à insônia e à ansiedade

Propriedades medicinais da camomila

Se você é uma pessoa muito nervosa ou que sofre constantemente de episódios de ansiedade, incluir a camomila em seu dia a dia será um tratamento natural muito positivo e proveitoso.

  • Ao tomá-la em forma de infusão conseguiremos diminuir gradativamente os sintomas do estresse ou da depressão.
  • Você pode começar a usar desde já esta planta medicinal para conseguir os benefícios que atenuam o nervosismo e a insônia.
  • Ela irá ajudar a pegar no sono com uma facilidade maior e a se manter relaxado durante todo o dia.

4. Combate a dor da TPM

Se as cólicas menstruais te afetam todos os meses, você tem a estratégia de usar a camomila como aliada.

  • É que, além de ser uma erva com propriedades anti-inflamatórios que atuam no útero nesta fase, também tem ações estrogênicas.
  • Isso implica uma regulação dos hormônios femininos, por isso conseguirá fazer com que seja muito mais pontual em sua data de menstruação e diminuirá as irregularidades, se existirem.

Quanto mais camomila você consumir, melhores serão os benefícios aliviadores para as cólicas menstruais.

Esta permitirá uma maior fluidez e conseguirá fazer com que a dor seja bastante amenizada.

5. Renova a suavidade da sua pele

Propriedades medicinais da camomila

Por ser uma erva seca, a camomila é uma excelente forma de renovar a textura de sua pele, deixando-a bem suave.

  • Se você aplicar a camomila em qualquer um dos seus cremes corporais, conseguirá ter os mesmos efeitos e eliminar as impurezas da pele por completo.
  • Também é um bom método esfoliante, ideal para acabar com as células mortas que se acumulam na superfície da pele.

6. Ajuda nos problemas oculares

A camomila é uma erva que oferece propriedades medicinais para aliviar a coceira, a irritação e os olhos vermelhos que costumam acompanhar a doenças como a conjuntivite ou a alergia.

Seus efeitos refrescantes duradouros melhoram a saúde de seus olhos. Para desfrutar desta qualidade basta colocá-la diretamente sobre as pálpebras.

Agora que você já conhece todos os seus benefícios, não deixe de aproveitar cada uma das vantagens e propriedades medicinais da camomila para combater muitos problemas de saúde naturalmente.

Recomendados para você