6 propriedades medicinais da camomila

Não é segredo que as propriedades medicinais da camomila são conhecidas desde os tempos antigos para o tratamento de vários problemas, desde irritações na pele até dores de estômago.
A camomila é uma das ervas mais conhecidas na medicina natural. É originária da Europa Ocidental e é frequentemente encontrada facilmente em áreas gramadas e prados e pode nascer mesmo em pastagens. Portanto, é uma planta muito comum que pode ser encontrada entre a vegetação rasteira.
As infusões são feitas das partes secas da camomila. Portanto, geralmente é encontrada no supermercado em saquinhos ou em lojas que vendem a granel. A partir disso, é preparada uma bebida quente que pode ajudar a se aquecer ou aliviar algum pequeno desconforto.
As 6 propriedades medicinais da camomila
As flores de camomila contêm terpenoides e flavonoides que são alguns dos principais responsáveis pelas propriedades medicinais da planta, de acordo com os autores de um estudo publicado em 2010. Vamos ver mais abaixo.
1. Digestiva
A maioria das pessoas recorre à camomila quando estão com cólicas, gases ou indigestão, pois essa planta tem propriedades digestivas.
- Assim, essa erva é útil para aliviar as cólicas intestinais, assim como para aliviar dores por gastrite, náuseas e vômitos quase que de forma instantânea.
- Ajuda a relaxar o músculo intestinal e desinflama os tecidos gastrointestinais.
- Dessa forma, evita as flatulências, assim como o aumento do ácido clorídrico e, por sua vez, as probabilidades de ter uma indigestão.
2. Anti-inflamatória e vasodilatadora
A camomila também é vasodilatadora, ou seja, promove o relaxamento dos músculos que controlam o tônus muscular dos vasos sanguíneos. Isso é muito útil, porque ajuda a desinflar e relaxar as áreas inchadas e doloridas.
A infusão de camomila pode ajudar a fornecer alívio em caso de espasmos, inflamação, febre, dores de estômago, diarreia, hemorroidas, síndrome pré-menstrual, etc.
3. Sedativa
Essa planta também é um leve sedativo natural. Portanto, pode ajudar a acalmar os nervos, conciliar o sono e, em geral, tranquilizar. Esse efeito se deve ao seu conteúdo de apigenina.
Em 2014, foi publicado um estudo em que a camomila havia sido usada como parte do tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. Os autores comentam na seção de conclusões que, embora a camomila não tenha “curado” o problema, ela ajudou os pacientes a relaxar e se sentir mais calmos, como na hora de dormir.
4. Curativa
Além do mencionado acima, a camomila tem sido usada para promover a cicatrização de feridas superficiais. E, embora tenha demonstrado ter um certo efeito positivo, os pesquisadores apontam que é necessário continuar pesquisando a esse respeito.
5. Clareadora natural
É muito comum ouvir que as pessoas usam a infusão de camomila como um iluminador natural para o cabelo, especialmente quando se tem cabelos loiros ou castanhos claros. Não é um corante, mas uma espécie de “intensificador de cor”.
Pode ser encontrada em vários produtos para cuidados com os cabelos.
6. Tônica
Nos cosméticos, a camomila está incluída em vários produtos por suas propriedades tônicas. Isso ajuda a limpar, acalmar a pele, fechar os poros e prepará-los para a hidratação.
O que mais há para saber sobre a camomila?
Além de tudo isso, a camomila é um produto amplamente utilizado para aliviar a coceira, a inflamação e a vermelhidão dos olhos, como nos casos de ressecamento, conjuntivite ou alergia.
Nesses casos, a infusão é preparada e deixada de lado até esfriar um pouco, depois podemos umedecer na infusão uma bola de algodão ou gaze e aplicar nas pálpebras por alguns minutos. Isso contribui muito para o alívio.
E você, já aproveitou as propriedades medicinais da camomila?
Pode interessar a você...