6 propriedades medicinais da camomila

08 Outubro, 2020
O chá de camomila é uma das bebidas quentes mais consumidas no mundo. Possui propriedades anti-inflamatórias e sedativas que ajudam a aliviar alguns pequenos desconfortos e conciliar o sono.

Não é segredo que as propriedades medicinais da camomila são conhecidas desde os tempos antigos para o tratamento de vários problemas, desde irritações na pele até dores de estômago.

A camomila é uma das ervas mais conhecidas na medicina natural. É originária da Europa Ocidental e é frequentemente encontrada facilmente em áreas gramadas e prados e pode nascer mesmo em pastagens. Portanto, é uma planta muito comum que pode ser encontrada entre a vegetação rasteira. 

As infusões são feitas das partes secas da camomila. Portanto, geralmente é encontrada no supermercado em saquinhos ou em lojas que vendem a granel. A partir disso, é preparada uma bebida quente que pode ajudar a se aquecer ou aliviar algum pequeno desconforto.

As 6 propriedades medicinais da camomila

As flores de camomila contêm terpenoides e flavonoides que são alguns dos principais responsáveis pelas propriedades medicinais da planta, de acordo com os autores de um estudo publicado em 2010. Vamos ver mais abaixo.

1. Digestiva

A camomila ajuda a combater a indigestão

A maioria das pessoas recorre à camomila quando estão com cólicas, gases ou indigestão, pois essa planta tem propriedades digestivas.

  • Assim, essa erva é útil para aliviar as cólicas intestinais, assim como para aliviar dores por gastrite, náuseas e vômitos quase que de forma instantânea.
  • Ajuda a relaxar o músculo intestinal e desinflama os tecidos gastrointestinais.
  • Dessa forma, evita as flatulências, assim como o aumento do ácido clorídrico e, por sua vez, as probabilidades de ter uma indigestão.

2. Anti-inflamatória e vasodilatadora

A camomila também é vasodilatadora, ou seja, promove o relaxamento dos músculos que controlam o tônus ​​muscular dos vasos sanguíneos. Isso é muito útil, porque ajuda a desinflar e relaxar as áreas inchadas e doloridas.

A infusão de camomila pode ajudar a fornecer alívio em caso de espasmos, inflamação, febre, dores de estômago, diarreia, hemorroidas, síndrome pré-menstrual, etc.

3. Sedativa

Propriedades medicinais da camomila

Essa planta também é um leve sedativo natural. Portanto, pode ajudar a acalmar os nervos, conciliar o sono e, em geral, tranquilizar. Esse efeito se deve ao seu conteúdo de apigenina.

Em 2014, foi publicado um estudo em que a camomila havia sido usada como parte do tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. Os autores comentam na seção de conclusões que, embora a camomila não tenha “curado” o problema, ela ajudou os pacientes a relaxar e se sentir mais calmos, como na hora de dormir.

4. Curativa

Além do mencionado acima, a camomila tem sido usada para promover a cicatrização de feridas superficiais. E, embora tenha demonstrado ter um certo efeito positivo, os pesquisadores apontam que é necessário continuar pesquisando a esse respeito.

5. Clareadora natural

Propriedades medicinais da camomila

É muito comum ouvir que as pessoas usam a infusão de camomila como um iluminador natural para o cabelo, especialmente quando se tem cabelos loiros ou castanhos claros. Não é um corante, mas uma espécie de “intensificador de cor”.

Pode ser encontrada em vários produtos para cuidados com os cabelos.

6. Tônica

Nos cosméticos, a camomila está incluída em vários produtos por suas propriedades tônicas. Isso ajuda a limpar, acalmar a pele, fechar os poros e prepará-los para a hidratação. 

Descubra: Tratamentos para desintoxicar a pele do rosto

O que mais há para saber sobre a camomila?

Além de tudo isso, a camomila é um produto amplamente utilizado para aliviar a coceira, a inflamação e a vermelhidão dos olhos, como nos casos de ressecamento, conjuntivite ou alergia.

Nesses casos, a infusão é preparada e deixada de lado até esfriar um pouco, depois podemos umedecer na infusão uma bola de algodão ou gaze e aplicar nas pálpebras por alguns minutos. Isso contribui muito para o alívio.

E você, já aproveitou as propriedades medicinais da camomila?

  • Srivastava, J. K., Shankar, E., & Gupta, S. (2010). Chamomile: A herbal medicine of the past with a bright future (review). Molecular Medicine Reports. https://doi.org/10.3892/mmr.2010.377
  • Chang, S. M., & Chen, C. H. (2016). Effects of an intervention with drinking chamomile tea on sleep quality and depression in sleep disturbed postnatal women: A randomized controlled trial. Journal of Advanced Nursing. https://doi.org/10.1111/jan.12836
  • Miraj, S., & Alesaeidi, S. (2016). A systematic review study of therapeutic effects of Matricaria recuitta chamomile (chamomile). Electronic Physician. https://doi.org/10.19082/3024
  • Rafraf, M., Zemestani, M., & Asghari-Jafarabadi, M. (2015). Effectiveness of chamomile tea on glycemic control and serum lipid profile in patients with type 2 diabetes. Journal of Endocrinological Investigation. https://doi.org/10.1007/s40618-014-0170-x