Remédios naturais para clarear os cabelos

· 3 de dezembro de 2015
Se você quiser obter um efeito clareador nos fios de forma totalmente natural, não deixe de conhecer esses remédios e técnicas para clarear os cabelos.

Muitas mulheres têm vontade de clarear os cabelos e conseguir um tom um pouco diferente do que possuem atualmente. No entanto, é grande o percentual delas que quer fazer isso sem tingir propriamente os fios, principalmente para não danificá-los.

Além disso, manter uma rotina de tintura em nossos cabelos, quando os tratamentos são feitos no salão de beleza, é algo que pode sair muito caro e não está ao alcance de muitas pessoas.

E também a presença de substâncias químicas que podem prejudicar os cabelos em grande parte dos produtos é outro dos motivos que nos desencoraja.

Por esse motivo, hoje queremos falar sobre alguns remédios naturais que podem ajudar a clarear os cabelos de forma natural, oferecendo uma solução saudável e econômica para que nossos fios fiquem da maneira como queremos.

Entretanto, antes de começar, é importante ressaltar que os resultados obtidos com esse tipo de tratamento natural nunca serão iguais aos alcançados com o uso de tintas e produtos industrializados. O que podemos é conseguir clarear um pouco o tom dos fios, mas tenha em mente que a mudança não será drástica.

Esses remédios costumam dar resultados mais visíveis em cabelos loiros, e dificilmente um cabelo castanho escuro irá chegar a uma tonalidade loira naturalmente, podendo atingir um visual um pouco mais queimado ou até avermelhado.

De qualquer maneira, se você quiser clarear os cabelos de forma natural, vale a pena experimentar, especialmente com a chegada do verão, estação que combina muito com os fios mais claros.

Como clarear os cabelos naturalmente

1. Camomila

clarear os cabelos

A camomila é um dos remédios mais conhecidos por quem quer clarear os cabelos naturalmente, e a sua fama realmente tem uma razão de ser. O chá de camomila pode atuar como um agente clareador, além de oferecer diversas propriedades para deixar o cabelo mais bonito, nutrido e saudável.

Basta fazer um chá como você faria normalmente, deixar esfriar um pouco, e em seguida aplicá-lo nos cabelos. Deixe agir durante 15 minutos e enxágue.

Você também pode colocar em uma garrafa com spray e borrifar nos cabelos quando for sair ao sol ou quando estiver na praia e na piscina.

Leia também: É importante usar a touca de natação na piscina?

2. Mel, vinagre e azeite

Essa receita combina o poder clareador do mel e do vinagre com a nutrição oferecida pelo azeite de oliva, que evitará o ressecamento dos fios.

Basta combinar os seguintes ingredientes e aplicar no cabelo úmido:

  • 2 xícaras de vinagre
  • 1 xícara de mel orgânico
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

Durante a aplicação, use uma escova ou um pente para garantir que a mistura fique bem distribuída pelo cabelo, ou então aplique somente nas regiões onde você quiser ter mechas mais claras.

O ideal é deixar o remédio agindo durante toda a noite. Você pode colocar uma touca ou envolver o cabelo em papel plástico para facilitar o processo. Enxágue pela manhã.

3. Canela

clarear os cabelos

A canela é outro conhecido agente clareador que pode nos ajudar a clarear os fios de forma natural.

Basta colocar um pouco de canela (seja em pau ou em pó) em água quente, como se fosse fazer uma infusão. Quando estiver pronta, deixe esfriar e aplique no cabelo, deixando agir por cerca de uma hora antes de enxaguar.

É importante ressaltar que a canela irá proporcionar um tom um pouco mais próximo do caramelo ou de uma tonalidade avermelhada. Por isso, ela é mais recomendada para quem tem cabelos castanhos.

4. Limão

O limão é conhecido como um ingrediente capaz de clarear os cabelos e atenuar manchas na pele devido a suas propriedades clareadoras. Ele é rico em ácidos cítricos que irão destacar a cor e criar mechas sutis, como se os fios estivessem queimados de sol.

Para usá-lo, combine um quarto de xícara de água morna com uma xícara de suco de limão em um borrifador e agite bem. Aplique nos cabelos e vá para o sol, reaplicando a mistura a cada meia hora para potencializar o resultado.

Contudo, lembre-se de que o limão pode ressecar os fios. Por isso, se você tiver cabelos secos, pode adicionar um pouco de condicionador ou azeite de oliva à mistura para hidratar.

Leia mais: 5 condicionadores naturais e caseiros para um cabelo brilhante

5. Pegue um pouco de sol

clarear os cabelos

Embora essa seja a maneira mais fácil de clarear os cabelos naturalmente, muitas pessoas se esquecem dela.

Você já reparou como no verão os fios tendem a ficar naturalmente mais claros? Nós podemos fazer uso da abundância de sol para chegar à tonalidade que desejamos.

Dessa forma, você pode aproveitar para tomar sol no final de semana sempre que conseguir, e até expor o cabelo ao sol após aplicar os tratamentos que sugerimos neste artigo, já que a exposição irá potencializar os resultados obtidos.

Mas atenção: não se esqueça do protetor solar na pele!

  • Draelos, Z. D. (2008). Hair cosmetics. In Hair, Hair Growth and Hair Disorders. https://doi.org/10.1007/978-3-540-46911-7_25
  • Aburjai, T., & Natsheh, F. M. (2003). Plants Used in Cosmetics. Phytotherapy Research. https://doi.org/10.1002/ptr.1363