Camomila: tratamento natural para as hemorroidas

· 3 de abril de 2014
Os sintomas desaparecerão em um período entre 2 e 7 dias, ainda que a inflamação possa durar cerca de um mês. O chá de camomila detém as hemorragias e favorece a cicatrização.

As hemorroidas são um assunto tabu para muitas pessoas, pois ninguém gosta de falar do que está acontecendo em uma zona tão íntima de seu corpo. Entretanto, a verdade é que além de ser bastante comum, as hemorroidas trazem muitos incômodos e dores que aumentam com o tempo.

Um tratamento adequado poderia terminar com o incômodo rapidamente, sendo assim, por que não falar sobre o assunto, buscar informações e se curar?

Inegavelmente, a camomila é uma planta que pode ser encontrada facilmente em qualquer jardim e possui propriedades medicinais muito conhecidas, entre elas a redução e eliminação das hemorroidas.

Dessa forma, mostraremos neste artigo 4 remédios naturais a base de camomila para eliminar as hemorroidas.

O que são as hemorroidas?

Quando as veias do reto e do ânus se inflamam, os anéis de tecido submucoso que contêm as vênulas e arteríolas superficiais do canal anal se projetam para fora, ocasionando as hemorroidas como resultado.

Em condições normais, os três anéis, localizados na parede lateral direita, esquerda e na zona medial do canal, participam no mecanismo de contenção das fezes.

Ilustração de como as hemorroidas acontecem

Existem diversas causas para o surgimento das hemorroidas e uma vez que se manifesta, é muito provável que o problema se repita caso a exposição aos fatores que provocaram a aparição não for evitada.

Fatores que podem causar as hemorroidas

  • Prisão-de-ventre: pode chegar a ser crônico. A inflamação acontece pela compressão das veias do canal anal;
  • Fatores hereditários: propensão a sofrer de hemorroidas;
  • Gravidez: principalmente nas últimas semanas e durante o parto natural, a pressão abdominal e o esforço provocam a inflamação;
  • Envelhecimento: o esfíncter retal perde a força;
  • Diarreia: produz irritação;
  • Obesidade: pois há um aumento da pressão abdominal sobre a cavidade pélvica;
  • Posições mantidas durante muito tempo: estar de pé ou sentado durante muito tempo seguido pode provocar inflamação. Isso é típico de várias ocupações: zeladores, analistas, etc.;
  • Hipertensão portal: por aumento da pressão no nível do sistema porta;
  • Abuso de laxantes: produz irritação;
  • Comidas muito apimentadas, temperadas ou salgadas: provoca inflamação na mucosa intestinal e retal. 

Leia também: Fatores que causam prisão de ventre.

Como lidar com elas

São os sintomas das hemorroidas que as fazem tão difíceis de suportá-las, às vezes pode ser necessário a realização de uma cirurgia por parte de médicos especialistas, ainda que usualmente os sintomas possam ser aliviados mediante remédios naturais.

Dessa forma, apresentamos a seguir 4 remédios com camomila. Eles são fáceis e muito efetivos, mas primeiro tenha certeza do diagnóstico de hemorroidas.

Sintomas

  • Dor intensa ao redor do ânus;
  • Sangue vermelho brilhante nas evacuações, no papel higiênico ou no vaso sanitário. (existem outras causas de sangramento anal, por isso deve ser combinado com outros sintomas);
  • Fezes escuras ou pretas (alguns medicamentos, como o bismuto e alimentos como o espinafre e a lula, por exemplo, também podem causar fezes escuras);
  • Sensação de ardor no reto;
  • Umidade anal constante;
  • Manchas na roupa íntima;
  • Muito raramente pode ocorrer também mau cheiro, incontinência gasosa e nos casos mais extremos incontinência fecal parcial ou total. 

Agora que você já sabe quais são os sintomas, saiba que os anéis poucas vezes se desinflamam em menos de 7 dias. No entanto, o incômodo e a dor podem ser aliviados rapidamente utilizando a camomila como tratamento natural para as hemorroidas.

Camomila

O uso de camomila para aliviar as hemorroidas

A camomila possui múltiplas propriedades curativas, e também é considerada calmante da excitação nervosa, antiespasmódica, tônica, digestiva, antirreumática e anti-inflamatória.

Além disso, é muito eficaz para aliviar as hemorroidas, por isso apresentaremos 4 remédios a base de camomila. Então, escolha um e aproveite!

Leia também: Camomila e outros remédios para a digestão.

Remédio 1: camomila e rosas

Esta pomada é muito efetive, reduz as hemorroidas e as faz desaparecer.

Sendo assim, em um jarro, misture 250ml de óleo de gérmen de trigo, 10g de camomila em pó e as pétalas de 2 rosas. Em seguida, cozinhe a fogo lento durante uma hora. Após cozido, coe utilizando uma gaze. Misture a preparação resultante com 20g de cera de abelha e 20g de lanolina.

Essa pomada deve ser guardada em um frasco esterilizado até que esfrie. Então, já sólida, aplique sobre as hemorroidas diariamente até que a dor se alivie.

Remédio 2: óleo de camomila

Compre uma garrafa de óleo de camomila e aplique diretamente sobre as hemorroidas até aliviar os sintomas da afecção.

Remédio 3: infusão de camomila

Esse é um ótimo remédio para a dor, já que a infusão alivia e refresca as hemorroidas. Para a utilização do remédio é preciso lavar o local com a infusão de camomila.

Dessa forma, prepare a infusão com um punhado de flores de camomila e três litros de água fervendo e deixe repousando durante 10 minutos. Filtre a mistura e misture com água morna. A lavagem deve durar 15 minutos, realize diariamente até notar a melhora.

Remédio 4: chá de camomila

Esse remédio reduz a inflamação anal, detém as pequenas hemorragias e favorece a cicatrização. Coloque um punhado de folhas de camomila para ferver em um litro de água durante 10 minutos. Deixe esfriar e, então, utilize para lavar as hemorroidas até quando for necessário.

Com estes remédios, os sintomas certamente devem desaparecer em um período de 2 a 7 dias e a inflamação deve estar totalmente aliviada em menos de um mês.

Precauções

Ainda que, às vezes, as hemorroidas apareçam sem aviso prévio, existem algumas medidas que podemos tomar para evitar a inflamação do reto e do ânus:

  1. Evite o sedentarismo. Faça exercícios pelo menos três vezes por semana durante meia hora (caminha ou corrida) com o intuito de melhorar a circulação sanguínea;
  2. Enriqueça a dieta com frutas, vegetais e alimentos integrais que evitam a prisão-de-ventre;
  3. Não consuma alimentos muito temperados, picantes ou com excesso de gordura;
  4. Evite o consumo de álcool;
  5. Perca peso;
  6. Tome muita água para favorecer a circulação sanguínea.

Desse modo, seguindo estes conselhos você terá uma vida saudável e livre de hemorroidas.