5 condicionadores naturais e caseiros para um cabelo brilhante

15 de julho de 2017
Se optamos pela alternativa da cerveja como condicionador capilar, deveremos ter em conta que ela deve ser sem álcool para que não resseque em excesso o cabelo.

Está cada vez mais na moda usar produtos cosméticos caseiros, que são mais econômicos e naturais.

No caso das loções capilares como os condicionadores, é muito mais recomendável optar por alternativas que não contenham parabenos, silicones ou parafinas.

É que estas substâncias podem ser prejudiciais para a saúde e causar um efeito rebote em nosso cabelo.

Descubra neste artigo quais são os 5 melhores condicionadores naturais e caseiros para ter um cabelo brilhante, macio e sedoso.

O que você precisa saber sobre os condicionadores?

Os condicionadores convencionais contêm substâncias químicas e outros derivados do petróleo que penetram em nossa pele através dos poros e chegam até a corrente sanguínea, o que pode ser prejudicial para a saúde a curto e longo prazo.

Além disso, estes componentes proporcionam um resultado satisfatório em um instante e durante as horas posteriores.

Porém, durante os dias seguintes a sujeira se acumula no cabelo com muito mais rapidez.

A longo prazo, estes condicionadores alteram a produção natural de sebo e fazem com que as raízes do nosso cabelo fiquem oleosas e as pontas secas.

Alternativas de condicionadores naturais

Temos várias opções caseiras e naturais que podemos usar como condicionadores segundo nosso tipo de cabelo. Descubra quais são:

1. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um dos condicionadores que nossas avós já usavam para conseguir um cabelo brilhante e saudável.

Ainda que o cheiro de vinagre desapareça quando o cabelo seca, se nos incomodar muito podemos usá-lo antes da última lavagem e misturá-lo com umas gotas de óleos essenciais (lavanda, tangerina, menta, etc).

O que fazer?

  • Podemos preparar um pote de spray com 3/4 de partes de vinagre e 1/4 de partes de água, e usá-lo sempre depois do shampoo.

2. Cerveja

Condicionador natural de cerveja

A cerveja não é somente uma bebida refrescante, mas também um condicionador excelente para ganhar brilho e suavidade em nosso cabelo.

A cerveja é rica em nutrientes, antioxidantes e vitaminas do grupo B, assim como o silício, um mineral imprescindível para manter uma boa estrutura capilar, principalmente para as pessoas de cabelo frágil e quebradiço.

  • Antes da última lavagem, lave o cabelo com cerveja sem álcool (para evitar o ressecamento), e deixe atuar por dois minutos.
  • Não é necessário usar este condicionador todos os dias.

Uma vez por semana será suficiente, e podemos alterná-lo com as outras opções que damos neste artigo.

3. Óleo de coco

O óleo de coco extravirgem é uma das melhores opções para cabelos normais ou secos, com pontas abertas ou maltratadas por tratamentos de salão de beleza.

  • Para usar este condicionador devemos aplicá-lo antes do shampoo, inclusive duas horas antes, sobre o cabelo úmido, para que nutra bem as fibras capilares e não fique gorduroso depois do banho. Iremos aplicá-lo somente da metade do cabelo até as pontas, uma ou duas vezes por semana.

Além disso, seu aroma delicado e tropical é delicioso como perfume para o cabelo.

4. Gema de ovo e suco de limão

Condicionador natural de gema de ovo

Esta combinação é ideal para o condicionador em qualquer tipo de cabelo, em especial para o cabelo oleoso e com falta de volume:

  • A gema de ovo é rica em gorduras, que nutrem o cabelo em profundidade, e vitaminas (A, B12, B6, B2, B1, D, E e ácido fólico), por isso é um coquetel nutritivo para o cabelo.
  • O suco de limão dá muito brilho ao cabelo. Porém, não podemos usá-lo sozinho porque ressecaria muito as fibras capilares. Por este motivo, a combinação destes dois ingredientes é excelente.

Ingredientes

  • 1 gema de ovo
  • O suco de meio limão

O que fazer?

  • Bata a gema crua com o suco de meio limão e aplique um pouco antes de tomar banho.
  • Depois lave o cabelo com seu shampoo habitual.

5. Óleo de jojoba

O óleo de jojoba é uma das melhores opções de condicionadores naturais para aplicarmos a nível estético, já que é o óleo vegetal que tem a textura mais parecida com o sebo natural da pele e do cabelo.

Deste modo, se absorve com muito mais facilidade e oferece uma hidratação profunda.

O que devemos fazer?

  • Aplique-o em pequenas quantidades antes de lavar o cabelo com o shampoo habitual.
  • Também é possível aplicar em qualquer momento uma gotinha nas pontas se estiverem secas ou com tendência de abrir.

Gostou destas receitas de condicionadores naturais e caseiros? Escolha a sua preferida e experimente!

Recomendados para você