É importante usar a touca de natação na piscina?

· 22 de dezembro de 2018
A touca de natação é um acessório indispensável em muitas piscinas. Apesar de ter muitos detratores, este artigo tem múltiplos benefícios que não devemos subestimar.

A touca de natação é obrigatória em muitas piscinas públicas por razões de higiene. Entre outras coisas, o seu uso torna possível nadar melhor e proteger o cabelo.

Na verdade, é um acessório que ao mesmo tempo é odiado por seu desconforto, e adorado por sua funcionalidade.

Além disso, a touca protege os cabelos dos produtos químicos da piscina.

Embora seja evidente que nenhuma delas mantém o cabelo completamente seco, elas podem limitar a exposição ao cloro, o que minimiza o efeito nocivo dos produtos químicos.

A touca de natação pode limitar a exposição ao cloro

Este acessório pode ser usado perfeitamente em conjunto com os óculos de proteção, pois evita que as tiras dos óculos puxem o cabelo.

Além disso, a touca de natação também ajuda a manter as tiras dos óculos no lugar. É por isso que é importante encontrar uma que se encaixe confortavelmente.

Quanto aos materiais, você deve ter em mente que tudo o que pode encontrar no mercado, e que oferecem vantagens semelhantes. No entanto, recomendamos optar pelo látex e silicone, pois são as duas melhores opções na escolha da touca de natação.

No começo, elas eram usadas ​​principalmente para proteger o cabelo do usuário. No entanto, atualmente propósitos mais funcionais são atribuídos a elas.

Por que é importante usar a touca de natação na piscina?

Na maioria das piscinas é obrigatório o uso da touca de natação. No entanto, há muitas pessoas que às vezes se irritam com essa imposição.

Por isso, nós lhes dizemos quais são os seus benefícios:

1. Higiene

A touca de natação na piscina é usada pela  higiene.

Principalmente. A touca de natação na piscina é usada por higiene.

Acontece que, ver o cabelo de outra pessoa flutuando na água pode se tornar uma sensação desagradável.

Também não é bom para a manutenção da piscina, pois os cabelos podem entupir os filtros, quando se acumulam.

Por outro lado, manter os cabelos bem protegidos sob a touca significa que você não perderá cabelo durante o banho.

Além disso, isso pode ajudar a mantê-lo mais limpo, e resistente aos produtos químicos. Nesse sentido, as toucas de natação também minimizam o efeito de sprays de cabelo, e outros produtos de cabeleireiro que, de outra forma, acabariam na água se o nadador não lavasse o cabelo antes de pular na piscina.

Leia: Conheça as causas e sintomas do pé de atleta e como tratá-lo em casa

2. Ajuda a manter o calor no corpo

Você deve saber que usar a touca ajuda a manter o corpo aquecido, pois a maior parte do calor de seu corpo geralmente escapa pela cabeça.

  • Usar a touca de natação ajudará a mantê-lo mais quente por mais tempo.

3. Proteção

A touca deve caber confortavelmente na cabeça, protegendo o cabelo e o couro cabeludo dos produtos químicos usados ​​para manter a água da piscina.

Além disso, quando você está lutando contra a secura do cabelo, essa camada de proteção adicional é benéfica.

De fato, a exposição regular ao cloro danifica o cabelo e pode causar descoloração. Este é especialmente um problema para aqueles que passam muito tempo treinando na piscina para competições.

Não perca: Como superar o medo da água e melhorar sua técnica de natação

4. Resistência reduzida

Resistência reduzida ao usar touca de natação na piscina

Embora possa parecer improvável, o seu cabelo cria uma resistência que pode atrasá-lo na água, e as toucas de natação podem ajudá-lo a diminuir um pouco a resistência.

Nesse sentido, o uso da touca mantém seu cabelo pressionado e coberto para reduzir a quantidade de resistência, à medida que você se move pela água.

Esse aspecto é fundamental para quem compete em nível profissional.

Finalmente, esperamos que na próxima vez que você for à uma piscina tenha em mente a importância de usar a touca de natação.

Aproveitamos esta oportunidade para lembrar que a escolha da touca é importante, já que devemos escolher uma com a qual nos sintamos confortável.

Além disso, você deve saber que as toucas de natação estão disponíveis em vários tamanhos.

O ideal é escolher um que seja bem ajustado, para que a água tenha menos chance de filtrar enquanto nadamos.

Evite toucas de natação muito apertadas, pois elas podem causar danos ao cabelo. E, além disso, são mais desconfortáveis.

  • Babaahmady, E., Mahmudy, M., & CHERAGH, A. (2011). Diagnóstico fúngico de las piscinas públicas cubiertas. Higiene y Sanidad Ambiental11, 815-819.
  • Borrero Salazar, P. E., Echeverry Ibarra, D. F., & Aponte Mayor, G. (2008). Ozonización del agua de piscinas: una alternativa al método tradicional de cloración. Tecnura11(22).
  • Drobnic, F. (2009). Impacto sobre la salud de los compuestos utilizados en el tratamiento del agua en las piscinas. Estado de la cuestión. Apunts. Medicina de l’Esport44(161), 42-47.