É importante usar a touca de natação na piscina?

A touca de natação é obrigatória em muitas piscinas públicas por razões de higiene. Entre outras coisas, o seu uso torna possível nadar melhor e proteger o cabelo.
Na verdade, é um acessório que ao mesmo tempo é odiado por seu desconforto, e adorado por sua funcionalidade.
Além disso, a touca protege os cabelos dos produtos químicos da piscina.
Embora seja evidente que nenhuma delas mantém o cabelo completamente seco, elas podem limitar a exposição ao cloro, o que minimiza o efeito nocivo dos produtos químicos.
Este acessório pode ser usado perfeitamente em conjunto com os óculos de proteção, pois evita que as tiras dos óculos puxem o cabelo.
Além disso, a touca de natação também ajuda a manter as tiras dos óculos no lugar. É por isso que é importante encontrar uma que se encaixe confortavelmente.
Quanto aos materiais, você deve ter em mente que tudo o que pode encontrar no mercado, e que oferecem vantagens semelhantes. No entanto, recomendamos optar pelo látex e silicone, pois são as duas melhores opções na escolha da touca de natação.
No começo, elas eram usadas principalmente para proteger o cabelo do usuário. No entanto, atualmente propósitos mais funcionais são atribuídos a elas.
Por que é importante usar a touca de natação na piscina?
Na maioria das piscinas é obrigatório o uso da touca de natação. No entanto, há muitas pessoas que às vezes se irritam com essa imposição.
Por isso, nós lhes dizemos quais são os seus benefícios:
1. Higiene
Principalmente. A touca de natação na piscina é usada por higiene.
Acontece que, ver o cabelo de outra pessoa flutuando na água pode se tornar uma sensação desagradável.
Também não é bom para a manutenção da piscina, pois os cabelos podem entupir os filtros, quando se acumulam.
Por outro lado, manter os cabelos bem protegidos sob a touca significa que você não perderá cabelo durante o banho.
Além disso, isso pode ajudar a mantê-lo mais limpo, e resistente aos produtos químicos. Nesse sentido, as toucas de natação também minimizam o efeito de sprays de cabelo, e outros produtos de cabeleireiro que, de outra forma, acabariam na água se o nadador não lavasse o cabelo antes de pular na piscina.
Leia: Conheça as causas e sintomas do pé de atleta e como tratá-lo em casa
2. Ajuda a manter o calor no corpo
Você deve saber que usar a touca ajuda a manter o corpo aquecido, pois a maior parte do calor de seu corpo geralmente escapa pela cabeça.
- Usar a touca de natação ajudará a mantê-lo mais quente por mais tempo.
3. Proteção
A touca deve caber confortavelmente na cabeça, protegendo o cabelo e o couro cabeludo dos produtos químicos usados para manter a água da piscina.
Além disso, quando você está lutando contra a secura do cabelo, essa camada de proteção adicional é benéfica.
De fato, a exposição regular ao cloro danifica o cabelo e pode causar descoloração. Este é especialmente um problema para aqueles que passam muito tempo treinando na piscina para competições.
Não perca: Como superar o medo da água e melhorar sua técnica de natação
4. Resistência reduzida
Embora possa parecer improvável, o seu cabelo cria uma resistência que pode atrasá-lo na água, e as toucas de natação podem ajudá-lo a diminuir um pouco a resistência.
Nesse sentido, o uso da touca mantém seu cabelo pressionado e coberto para reduzir a quantidade de resistência, à medida que você se move pela água.
Esse aspecto é fundamental para quem compete em nível profissional.
Finalmente, esperamos que na próxima vez que você for à uma piscina tenha em mente a importância de usar a touca de natação.
Aproveitamos esta oportunidade para lembrar que a escolha da touca é importante, já que devemos escolher uma com a qual nos sintamos confortável.
Além disso, você deve saber que as toucas de natação estão disponíveis em vários tamanhos.
O ideal é escolher um que seja bem ajustado, para que a água tenha menos chance de filtrar enquanto nadamos.
Evite toucas de natação muito apertadas, pois elas podem causar danos ao cabelo. E, além disso, são mais desconfortáveis.
- Babaahmady, E., Mahmudy, M., & CHERAGH, A. (2011). Diagnóstico fúngico de las piscinas públicas cubiertas. Higiene y Sanidad Ambiental, 11, 815-819.
- Borrero Salazar, P. E., Echeverry Ibarra, D. F., & Aponte Mayor, G. (2008). Ozonización del agua de piscinas: una alternativa al método tradicional de cloración. Tecnura, 11(22).
- Drobnic, F. (2009). Impacto sobre la salud de los compuestos utilizados en el tratamiento del agua en las piscinas. Estado de la cuestión. Apunts. Medicina de l’Esport, 44(161), 42-47.