Dicas para proteger o cabelo do cloro da piscina

9 de agosto de 2019
Você não sabe como proteger seu cabelo do cloro da piscina? Neste artigo você descobrirá algumas dicas que ajudarão a aproveitar o verão sem preocupações!

Com a chegada do verão, as piscinas começam a se encher de pessoas. No entanto, se costumarmos tomar algumas medidas preventivas para proteger o cabelo do cloro em academias, por que também não o fazemos em piscinas públicas?

Nas academias ou se formos a um centro de spa, eles sempre nos recomendam usar uma touca de natação. Não só para evitar que a água fique suja devido aos pelos que podem cair, mas para proteger os nossos cabelos.

Como proteger o cabelo do cloro

Com esta informação que temos agora, é importante que saibamos as razões pelas quais a água da piscina tem esse elemento químico.

De acordo com o Ministério de Saúde do Brasil é necessário utilizar um desinfetante para a água das piscinas que deixe um residual de proteção, como é o caso do cloro. Isso eliminará qualquer agente infeccioso que estiver na água. O cloro é o mais utilizado na maioria das piscinas públicas.

E como é um produto químico que desinfeta, não é de estranhar que, se costumamos ir à piscina com frequência, nosso cabelo acaba ficando seco, quebradiço e perdendo seu brilho natural. Felizmente, existem várias dicas para evitar que isso aconteça.

Use uma touca de natação

Este acessório é essencial. Protegerá nosso cabelo, já que não estará em contato com a água. No entanto, existem diferentes materiais com os quais as toucas são feitas: tecido, silicone, poliuretano e látex. Com este último, um cuidado especial deve ser tomado, uma vez que alguns pelos geralmente são arrancados ​​quando colocamos e tiramos a touca.

Touca de natação para proteger o cabelo do cloro das piscinas

Tanto adultos quanto crianças devem usar uma touca de natação para proteger seus cabelos da água com cloro.

Aplique um pouco de óleo

Se você não quiser ser o único que use uma touca na piscina pública, existe uma fórmula para evitar que o cloro danifique a fibra capilar. A solução é a aplicação de óleos, como argan, coco ou azeite de oliva.

  • Esfregando um pouco de óleo nas palmas das suas mãos e distribuindo-o por todo o cabelo, vamos torná-lo mais resistente a este tipo de água.

Leia: As melhores dicas para proteger o cabelo do sol

Molhe seu cabelo antes

Outra maneira de proteger o cabelo do cloro na piscina é umedecê-lo antes com água fria, embora também possamos lavá-lo. A razão é que este simples gesto evita que o cabelo absorva a água com cloro.

No entanto, será sempre preferível combinar isso com algumas das opções mencionadas para proteger o cabelo o máximo possível.

Aplique uma boa máscara

Embora usemos uma touca de natação ou uma das outras opções, será conveniente aplicar uma boa máscara depois. Embora existam fórmulas que podemos comprar, também podemos fazer nossas próprias máscaras capilares caseiras.

Elas costumam dar resultados muito bons e podem ser aplicadas todos os dias nos cabelos, ou quantas vezes formos à piscina, sem nenhum problema.

Descubra: 5 remédios naturais para recuperar o cabelo maltratado

Proteja o cabelo do cloro quando tingido

Além de todas as opções acima, podemos ter uma dúvida sobre cabelos tingidos. Não é a primeira vez que uma pessoa que tem o cabelo descolorido, fez algumas mechas ou mudou a cor observa como ele fica amarelado ou verde.

Cabelo tingido danificado pela água da piscina

As mulheres cujos cabelos são tingidos devem reforçar o cuidado quando se trata de protegê-los do cloro.

Há artigos que destacam a importância de um cuidado extra quando os cabelos estiverem tingidos porque o cloro das piscinas pode produzir “alterações das características do cabelo, modificações de certas tinturas, etc.”.

Para evitar que isso aconteça, não é apenas necessário colocar em prática as dicas acima mencionadas. Também devemos usar shampoos específicos para o nosso tipo de cabelo. Por exemplo, para cabelos descoloridos, devemos usar produtos adequados para isso.

Como vimos, proteger o cabelo do cloro na piscina não é difícil. Há muitas maneiras de fazer isso. Embora seja essencial que sempre tomemos alguma providência se vamos à academia ou ao clube com frequência ou se estamos curtindo a piscina apenas durante as férias.

Além disso, lembre-se de tomar um cuidado especial se tiver cabelos recém-tingidos ou descoloridos. Esperar uma semana antes de entrar na piscina ou usar sempre uma touca será importante para evitar alterações de cor.

E você, como protege o cabelo da piscina? Já tentou as soluções que mencionamos? Compartilhe conosco a sua experiência.

  • Babaahmady, E., Mahmudy, M., & CHERAGH, A. (2011). Diagnóstico fúngico de las piscinas públicas cubiertas. Higiene y Sanidad Ambiental11, 815-819.
  • Fernández Luna, Á., Burillo Naranjo, P., Hernández, F., Luis, J., Plaza, M., Sánchez Sánchez, J., & Gallardo Guerrero, L. (2011). Percepción de problemas de salud en piscinas cubiertas con tratamiento químico cloro.
  • Morales-Molina, J. A., Grau Cerrato, S., Jiménez Martín, J., Antonio, M. D., Espona, M., Berges-Fraile, M. J., … & Salas, E. (2006). Quemaduras solares: fotoprotección y tratamiento.