Cabelo tingido e danificado: como cuidar com remédios naturais

· 15 de julho de 2014
O aloe vera nos ajuda a reparar o cabelo, enquanto que a cevada é um ingrediente ideal para proporcionar brilho.

As mulheres adoram mudar o tom do cabelo, por isso, é comum terem o cabelo tingido. E não é só isso, às vezes tendemos a castigá-lo demais com o uso de ferros de alisamento ou de produtos químicos que, pouco a pouco, prejudicam sua saúde natural.

Como cuidar do cabelo tingido

Quando o cabelo está recém tingido, parece perfeito e cheio de brilho. Mas depois de várias lavagens, vai ficando seco e sem brilho, com um tom opaco que sempre acaba nos preocupando, especialmente pela sua aspereza e pelo toque desconfortável.

Como melhorar a beleza do cabelo? Não se preocupe, existem remédios caseiros que te ajudam a manter o esplendor do seu cabelo ou recuperá-lo se estiver danificado.

Máscara de aloe vera e cerveja

Como cuidar do cabelo tingido

Está surpreso? Sim, você leu corretamente: cerveja. Acredite ou não, a cevada é ideal para reparar e, acima de tudo, dar brilho ao cabelo danificado. Trata-se de um remédio simples e muito conhecido entre as celebridades.

As propriedades da cerveja e o poder reparador do aloe vera fazem desta máscara um recurso a ser levado em conta. Você pode utilizá-lo de duas a três vezes por semana.

O que é necessário?

  • Meio copo de cerveja (100 ml)
  • 2 talos de aloe vera
  • Uma colher de azeite de oliva (15 ml)

Como fazer?

É muito fácil, pegue o meio copo de cerveja e depois retire a polpa do aloe vera. Misture todos os ingredientes junto com o azeite. Pode ser um pouco difícil no início, no entanto, basta mexer bem.

Aplique no cabelo fazendo uma massagem de 15 minutos da raiz até as pontas. Depois enxague com água morna, nunca quente.

Leia também: Como ter um cabelo mais saudável usando aloe vera

Tratamento com maionese

Tratamento com maionese para cabelo danificado

Um remédio clássico, sem dúvida, mas realmente eficaz para cabelo tingido ou danificado. Podemos achá-lo um pouco caro, por isso é bom utilizá-lo, por exemplo, uma vez por semana.

Mas as propriedades deste molho à base de ovo e vinagre são perfeitas para cuidar da saúde do cabelo. Além disso, proporciona uma boa camada de brilho e oferece umidade natural e força.

Como fazer?

Para obter os benefícios desta simples e maravilhosa máscara, basta aplicar a maionese no cabelo úmido. Deixe agir por meia hora e depois enxague bem com água morna.

Máscara de abacate

Máscara de abacate para cuidar do cabelo tingido

Outro clássico. O abacate é, sem dúvida, um dos melhores remédios não apenas ajuda a reparar e a rejuvenescer nossa pele, como também a reparar o cabelo, a recuperar sua vitalidade, brilho e tonicidade.

Além disso, nos ajuda a tratar as pontas duplas e dar suavidade ao cabelo que tende a ser tornar crespo. Além disso, oferece vitaminas e proporciona beleza ao cabelo.

Como fazer?

Para preparar essa máscara, amasse a polpa de um abacate maduro, adicione uma colher de sopa de óleo de gérmen de trigo e misture tudo com um garfo. Então, aplique no cabelo e deixe agir por uma hora. Depois enxágue com água morna.

Pode te interessar: Remédios com abacate perfeitos para cuidar do corpo e da saúde

Remédio com vinagre de maçã

O vinagre de maçã pode ajudar a cuidar do cabelo tingido

Todos nós conhecemos as virtudes do vinagre de maçã. Mas sua aplicação na beleza também é altamente valorizada. Para cuidar e restaurar do nosso cabelo tingido e danificado, podemos preparar uma lavagem capilar com vinagre de maçã. Conseguiremos reequilibrar o nível do pH do cabelo, dar brilho, e também eliminar a caspa.

Como preparar?

Dilua meio copo de vinagre de maçã com meio copo de água. Para aplicá-lo em seu cabelo, você pode usar um borrifador. Deixe agir por 15 minutos e depois enxague com água morna.

Dicas gerais para cuidar do cabelo tingido

Dicas gerais para cuidar do cabelo tingido

O cabelo tingido precisa de cuidados especiais. Essas dicas também te ajudarão a deixar seu cabelo sempre bonito:

  • É recomendável não tingir o cabelo mais de duas vezes por mês. Se você quiser mudar de tom, faça isso pouco a pouco, evitando tinturas que contenham muita amônia.
  • Use um shampoo específico para cabelo tingido.
  • Evite enxaguar o cabelo com água muito quente, será sempre melhor que esteja morna, caso contrário, danificaremos o cabelo.
  • Modera o uso de chapinhas e secadores de cabelo, pois afeta muito a saúde do cabelo. Tente definir uma temperatura média quando você deve cortá-lo.
  • O sol afeta o cabelo tingido, procure utilizar protetores apropriados para ele.

Coloque essas dicas em prática e use alguns dos remédios naturais que te mostramos. Seu cabelo ficará muito mais saudável e bonito.

  • De Oliveira, R. A. G., Zanoni, T. B., Bessegato, G. G., Oliveira, D. P., Umbuzeiro, G. A., & Zanoni, M. V. B. (2014). A química e toxicidade dos corantes de cabelo. Quimica Nova. https://doi.org/10.5935/0100-4042.20140143