6 grandes benefícios da cerveja que te surpreenderão

Você sabia que, ao beber cerveja, está cuidando da saúde cardiovascular e também protegendo os ossos? Para aproveitar estes benefícios sem correr riscos, recomendamos a versão sem álcool.

Conheça os benefícios da cerveja, uma bebida alcoólica que provém da fermentação de alguns cereais graças à ação de várias leveduras.

Esta conhecida bebida, cuja origem poderia remontar à época da Mesopotâmia há 7000 anos, vem acompanhando todas as civilizações da história da humanidade.

Hoje em dia, longe de ser somente uma bebida associada ao lazer e à diversão, existem conhecidos e demonstrados benefícios de seu consumo moderado.

Neste artigo compartilhamos algumas dos extraordinários benefícios da cerveja para a saúde.

O que é a cerveja?

Cerveja gelada

Os ingredientes básicos da cerveja são a água, a cevada e o lúpulo. No entanto, hoje em dia existem muitas variedades à base de outros cereais e ingredientes.

Esta bebida, graças a sua baixa graduação alcoólica, apresenta-se como uma das opções mais saudáveis para nos hidratar e obter nutrientes.

Diferentemente dos refrigerantes, a cerveja é uma bebida tradicionalmente pobre em calorias. Isso a converte em uma alternativa muito mais saudável e sem açúcares adicionados.

No entanto, convém destacar que devemos consumi-la com moderação ou optar pela versão sem álcool. 

Benefícios da cerveja para a saúde

1. Melhora a saúde cardiovascular

A cerveja ingerida durante as refeições, sempre em doses moderadas, é um efetivo remédio que nos ajuda a melhorar a saúde cardiovascular. Esta bebida age de maneira positiva sobre os níveis de colesterol, que podem afetar, em grande medida, a circulação e o coração.

  • Esta bebida fermentada também contribui para a redução da hipertensão arterial, especialmente a variedade sem álcool.
  • Além disso, a crença de que seu consumo regular provoca um aumento de gordura abdominal parece ser somente uma suposição sem base científica.

2. É antioxidante

Mulher tomando uma cerveja

Os óleos essenciais do lúpulo e os polifenois contidos na cerveja reduzem a degeneração oxidante progressiva das células. Esta é a consequência do dano que os radicais livres causam tanto em nosso aspecto físico como em nossa saúde.

  • Por isso, ao beber cerveja atrasamos o envelhecimento precoce e conseguimos uma aparência mais jovem.
  • Além disso, a oxidação está relacionada ao aparecimento de doenças degenerativas, por isso também agirá como remédio para preveni-las.

3. Previne a osteoporose

O silício presente na cerveja é um mineral imprescindível para aumentar a densidade dos ossos e reduzir a perda de massa.

Assim, o consumo moderado de cerveja pode reduzir o risco de fraturas, melhorar a recuperação de lesões e prevenir a osteoporose.

Esta bebida é, portanto, uma boa opção para as mulheres. São elas que têm uma maior propensão a sofrer esta doença nos ossos, especialmente a partir da menopausa. Além disso, temos que destacar que a cerveja sem álcool também trará estes benefícios.

4. Fortalece o sistema imunológico

Sistema imunológico forte

Consumir cerveja com moderação melhora a resposta de nosso sistema imunológico contra os micro-organismos que causam algumas infecções. Deste modo, podemos prevenir algumas doenças com este simples e prazeroso hábito.

  • Ao beber uma quantidade diária de 330 mL em mulheres e de 660 mL em homens, conseguiremos aumentar os níveis de linfócitos T.
  • Estes são os responsáveis por eliminar os patógenos que provocam as doenças infecciosas e bacterianas.

5. Cerveja na gravidez?

É fundamental destacar, em primeiro lugar, que uma mulher grávida não deve ingerir álcool. Por este motivo, neste caso nos referimos somente à cerveja sem graduação alcoólica.

Esta bebida pode nos surpreender por seu alto poder hidratante e nutritivo. A cerveja nos ajuda a repor líquidos e nos traz uma grande quantidade de nutrientes.

Destaca-se, especialmente, seu teor de ácido fólico, o qual é imprescindível durante a gestação. No entanto, também contém outras vitaminas do complexo B e minerais como o magnésio e o cálcio. 

6. Cerveja no cabelo

Mulher jogando cerveja no cabelo

Este benefício que citamos não tem nada a ver com o consumo desta bebida, e sim com sua aplicação. Graças ao seu teor de vitaminas do complexo B (especialmente a biotina) e minerais, a cerveja se converteu em um excelente condicionador capilar.

Se a aplicarmos sobre nosso cabelo depois do shampoo e antes do enxágue final, conseguiremos estes benefícios:

  • Couro cabeludo mais nutrido.
  • Maior brilho.
  • Menos frizz.
  • Mais volume.
Recomendados para você