Como saber se você tem um vício em bebidas alcoólicas

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode levar a vários problemas de saúde.

O consumo de álcool é popular há séculos, e o vício em bebidas alcoólicas não é algo incomum.

Com o passar do tempo, a forma como essas bebidas foram comercializadas aumentou consideravelmente as vendas. Junto com elas, também cresceu o número de pessoas que abusam da ingestão por uma razão ou outra. Com isso, o consumo torna-se um vício.

O que são as bebidas alcoólicas?

A bebida é aquele produto em estado líquido, adequado para a ingestão. Portanto, a bebida alcoólica é aquele líquido a cuja composição é adicionada o etanol (álcool etílico). Entre as bebidas alcoólicas, dois tipos são distinguidos de acordo com seu processo de elaboração:

  • Fermentação alcoólica. Este é um dos processos mais reconhecidos na fabricação de bebidas alcoólicas. A fermentação ocorre na ausência de oxigênio. Os carboidratos são processados ​​por meio de um micro-organismo. Desta forma, você pode obter cerveja, vinho ou champanhe.
  • Destilação alcoólica. Por outro lado, a destilação é um processo por meio do qual o álcool e a água são separados de um líquido previamente fermentado. Através deste processo são concebidas bebidas como uísque, tequila, rum e outros semelhantes.

As bebidas alcoólicas servem para acompanhar refeições ou realizar celebrações. Elas também servem  para melhorar os sabores de certos alimentos, como o vinho branco.

Em sua maioria, elas possuem um sabor muito bom. Além disso, estas bebidas proporcionam benefícios para o organismo se forem consumidas moderadamente. Alguns dos mais conhecidos são:

  • Aumentam a temperatura corporal (o que é muito útil em regiões frias).
  • Ajudam a prevenir ou, caso existam, eliminam os cálculos biliares.
  • vinho fornece antioxidantes que beneficiam o corpo em geral.

Deliciosa e perigosa

Homem alcoólatra

Embora as bebidas alcoólicas possam acompanhar uma noite especial ou qualquer outro tipo de reunião social, elas não são essenciais. 

No entanto, a mídia promoveu a falsa visão de que essas bebidas ajudam a conseguir diversão e recreação. Isso levou muitos a abandonar a moderação e incorrer em excessos.

Em outras palavras, as pessoas se esquecem de como conseguir momentos agradáveis, bem-estar e alegria sem a ajuda desses estimulantes.

As bebidas alcoólicas podem se tornar uma via de fuga fácil que não fornece soluções ou proporciona felicidade verdadeira.

Embora possam ser atraentes para o paladar, o abuso leva ao vício e isso prejudica gravemente a saúde. A seguir, nós falaremos um pouco mais sobre isso.

Como reconhecer o vício em bebidas alcoólicas?

Beber com rapidez

Beber rápido demais é uma indicação de possível vício. Isso ocorre porque a pessoa mostra um desejo que excede sua própria capacidade de controle.

Isso pode ser desenvolvido através dos jogos associados a este tipo de bebidas. Na maioria desses jogos, o objetivo é ser o mais rápido e ingerir maiores quantidades.

Círculos sociais

Alcoolismo

Os círculos sociais são um indicador valioso quando se avalia um possível vício. Se uma pessoa escolhe amizades que incitam o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, é possível que desenvolva um vício.

Em termos gerais, uma pessoa imersa neste problema procurar inclinar-se em direção aos companheiros que cometem excessos, sem qualquer limite quando se trata de comprar e consumir bebidas alcoólicas.

Da mesma forma, a deterioração das relações é um indicador evidente. Por exemplo, quando as pessoas ao redor do viciado não seguem seu ritmo de ingestão, é mais provável que ocorra um distanciamento ou fim da comunicação. Os viciados tendem a se distanciar.

Escolha e desculpas

Quando uma pessoa recorre a uma determinada bebida alcoólica regularmente, isso pode ser uma indicação de dependência. Esta pessoa também dará desculpas (para tentar se justificar para os outros) quando perguntada sobre por que bebe tanto.

Embora muitas pessoas que tenham dependência possam atingir um consumo indiscriminado de bebidas alcoólicas, elas costumam ter preferências. Pode-se dizer que elas se resguardam em sua preferência.

Impaciência

Homem com vício em bebidas alcoólicas

Quando uma pessoa se mostra impaciente para beber, isso pode ser uma indicação de dependência. Por exemplo: quando uma reunião com os amigos se aproxima, a pessoa já começa a beber antecipadamente.

Não há justificativa para tal ação, além de um forte problema de falta de controle sobre a cachaça, rum, uísque ou qualquer tipo de líquido relacionado ao álcool.

Recomendados para você