Aromaterapia, em que consiste?

· 5 de junho de 2018
Como o olfato está diretamente ligado às nossas emoções, pela conexão que mantém com o cérebro, a aromaterapia pode nos ajudar a melhorar em diferentes aspectos

É usado para restaurar o equilíbrio e a harmonia do corpo e da mente, trazendo benefícios à nossa saúde e beleza.

Ao contrário de outras terapias alternativas, a aromaterapia, graças ao seu poder de cura, ajuda a promover o relaxamento e, ao mesmo tempo, gera uma sensação de tranquilidade no paciente.

A aromaterapia complementa a medicina tradicional, de tal forma que a acompanhe e torne seus efeitos mais efetivos e duradouros. Atinge a raiz emocional do problema, estimulando as energias curativas do corpo.

Principais características e benefícios da aromaterapia

Flores usadas para elaborar óleos para aromaterapia

A aromaterapia parte do princípio de que o olfato está diretamente ligado às nossas emoções, graças à conexão que tem com o cérebro. Os aromas não devem se opor, e a mistura deve ser agradável e reconfortante no momento da terapia.

Para isso os óleos são diluídos em água quente, desta forma a concentração das substâncias aromáticas é reduzida. Assim, o paciente pode relaxar em sua totalidade.

Embora se afirme que os óleos naturais não têm efeitos colaterais sobre a peleé recomendável não se expor ao sol depois de praticar a terapia.

Os benefícios podem ser refletidos em aspectos  como:

  • O descongestionamento
  • Controle de transpiração excessiva
  • Fadiga
  • Sensação de tranquilidade.
  • Digestão

Leia também: O óleo essencial de lavanda, uma maravilha para a pele e para a casa

O que é um óleo essencial?

óleo essencial usado na aromaterapia

Um óleo essencial é considerado um método de cura holística, que traz benefícios tanto na mente quanto no corpo. Suas contribuições para a saúde podem ser agrupadas de acordo com as utilidades das plantas e seus aromas.

Um óleo essencial é a parte mais forte na concentração aromática de uma planta. É obtido após a destilação da planta, obtendo assim a parte mais ativa.

Os óleos devem ser cem por cento puros e naturais.

As 7 essências mais utilizadas na aromaterapia

A aromaterapia pode ajudar a aliviar o estresse em um ambiente
  • Gerânio: o óleo essencial de gerânio nos ajudará a reduzir principalmente as dores menstruais, graças às suas propriedades analgésicas. Por sua vez, esta flor ajuda a combater a ansiedade, a depressão, e a angústia.
  • Jasmim: o aroma de jasmim tem sido usado por seu cheiro doce, para minimizar o estresse e as dificuldades de sono. Também é usado para reduzir os níveis de ansiedade e melhorar o humor.

É um dos aromas mais usados ​​nesta terapia.

  • Amêndoas: o óleo essencial de amêndoas é um dos mais usados, ​​se o que se procura é reduzir a dor.

Quando o cheiro desse fruto é percebido pelo sistema nervoso, este começa a produzir serotonina. Graças a isso, começaremos a sentir uma sensação de alívio.

  • Lavanda: a essência da lavanda é muito eficaz na redução dos níveis de ansiedade, dor de cabeça, e problemas musculares associados ao estresse.

Além disso, esta planta ajuda a aliviar a irritação na pele e a reduzir as cicatrizes. Umas pequenas gotas deste óleo no travesseiro ajudará você a adormecer.

  • Rosa: o óleo essencial de rosas irá ajudá-lo a adormecer, e a combater a fadiga de nossas vidas diárias. Além disso, é eficaz no tratamento da depressão.

O aroma de rosas também ajudará a criar uma sensação de tranquilidade.

  • Canela: o cheiro forte e permanente da canela ajudará a criar uma sensação de energia, que será útil ao realizar as tarefas da vida diária. Além disso, ajuda a acalmar as emoções negativas, como raiva e o estresse.
  • Gengibre: o óleo essencial de gengibre tem sido usado na hora de melhorar a circulação,  e de combater os sintomas comuns do resfriado.

Recomendamos que você leia: No que consiste a sonoterapia?

Últimas considerações

Não se esqueça de ter em mente que a aromaterapia, como outras terapias energéticas, deve ser usada de forma complementar a qualquer tratamento prescrito por um especialista, mas nunca substituí-lo completamente.

Se você quiser dar ao seu corpo um momento de relaxamento, a aromaterapia é o que você está procurando, já que vem acompanhada de boas massagens e de música suave.

Toda medicina alternativa carece de estudos científicos para apoiá-la, ou conta com poucos. Porque é impulsionada pela crença e fé de cada pessoa.

Seu corpo precisa de mobilidade para sua energia vital, por isso ouse e faça uma sessão de aromaterapia.