5 remédios caseiros para tratar infecções da pele

3 de junho de 2018
Tratar infecções da pele torna-se uma tarefa fundamental se quisermos evitar grandes problemas, dado que, se não as combatermos a tempo, podem ocorrer complicações.

Saiba como tratar infecções da pele, uma das partes do corpo humano que pode contraí-las mais facilmente, já que está totalmente exposta ao ambiente.

As infecções da pele podem se manifestar com pequenas pústulas, causadas pelo excesso de pus nos poros, até os temidos fungos cutâneos, uma das afecções mais irritantes e desagradáveis ​​do ponto de vista estético.

Portanto, neste artigo vamos mostrar alguns remédios caseiros para tratar infecções da pele. Lembre-se de que a importância da saúde da pele vai além do bem-estar físico.

A pele é a nossa carta de apresentação, por isso deve estar em ótimas condições.

O que é a pele?

É o órgão mais extenso do corpo humano. Geralmente, tem um comprimento total de 2 metros na idade adulta. No entanto, as dimensões variam de acordo com a textura e a passagem do tempo.

Sua principal função é servir como barreira protetora dos órgãos internos do corpo diante dos fatores externos.

A espessura da pele varia de 0,5 mm a 4 mm, de acordo com as diferentes áreas do corpo. Em relação à sua estrutura, divide-se em três camadas principais: a epiderme, a derme e a hipoderme.

  • A epiderme: é a camada mais superficial da pele. É composta por queratinócitos, células que contêm uma proteína chamada queratina. Esta é a encarregado por atuar como um órgão defensivo diante do impacto da água.
  • A derme: esta é a segunda camada da pele, a mais grossa. Está diretamente ligada à membrana basal. Sua função é proteger contra os diferentes traumas a que pode ser exposta.
  • A hipoderme: é o tecido subcutâneo, a camada organizada para o armazenamento de gordura. É composta de fibras colágenas e elásticas que proporcionam mobilidade à pele, além da capacidade de expansão.

Por que combater as infecções na pele?

Pele arrepiada

As infecções da pele que não são tratadas precocemente podem causar uma variedade de sérios desequilíbrios no funcionamento do corpo, o que pode até levar à morte. Entre eles podemos destacar a alta produção de glóbulos brancos no sangue, que acabam se tornando pus.

Por estas razões, é extremamente importante impedir a produção de bactérias e micro-organismos que podem causar esses desequilíbrios. Isso é ainda mais importante para pessoas com sistemas imunológicos fracos.

Para tratar as infecções da pele, existe uma série de antibióticos caseiros que são muito eficazes.

Como prevenir as infecções da pele?

É essencial manter a pele livre de qualquer tipo de lesão. Os cortes e queimaduras, por exemplo, são catalisadores para a proliferação de bactérias cutâneas.

Por outro lado, manter a pele adequadamente limpa é vital. Lembre-se de que o acúmulo de germes é uma das principais causas do aparecimento de infecções.

Da mesma forma, é essencial evitar a umidade na pele, uma vez que os micro-organismos tendem a se reproduzir em ambientes úmidos.

Remédios caseiros para tratar infecções da pele

Atualmente, há uma série de alternativas caseiras, feitas com produtos naturais, que podem ser tão eficazes quanto os antibióticos e não têm efeitos colaterais prejudiciais. Algumas delas são:

1. Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um remédio ideal para lidar com infecções da pele e preservar sua beleza. Isto porque ele possui propriedades antibacterianas e previne as inflamações cutâneas.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (18 g)
  • 2 colheres de sopa de água morna (30 ml)

O que fazer?

Para aproveitar seus benefícios, faça uma máscara com os dois ingredientes e espalhe-a sobre a superfície do corpo que deseja tratar.

2. Pomada de iogurte e limão

O iogurte é um probiótico muito eficaz no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, funciona como um agente desinfetante e hidratante para a derme.

Por sua vez, o limão contém hidroxiácidos que atuam como agentes curativos que removem as bactérias e células mortas.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de iogurte (40 g)
  • 3 colheres de chá de suco de limão (15 ml)

O que fazer?

Combine o iogurte com o suco de limão até obter uma mistura homogênea. Este pode se tornar o remédio caseiro mais adequado para o tratamento de uma infecção da pele.

3. Aloe vera

Aloe vera

Uma das infecções mais comuns na epiderme é o aparecimento de fungos. Estes surgem a partir de uma deficiência imunológica que causa danos à queratina.

O que fazer?

Para combatê-los, recomenda-se aplicar o gel extraído da planta de aloe vera nas áreas afetadas.

4. Mel

É um dos antibióticos naturais mais eficazes. Seus poderes de cura têm sido usados ​​desde tempos imemoriais.

O que fazer?

Aplicar pequenas porções deste produto nas áreas afetadas pode ser uma ótima alternativa para se livrar da proliferação de bactérias.

5. Infusões de folhas de oliveira

Azeite de oliva

As folhas de oliveira podem fornecer múltiplos benefícios para tratar as infecções da pele. Isto ocorre devido ao fortalecimento que elas geram no sistema imunológico e sua natureza antisséptica.

O que fazer?

Você pode aproveitá-lo bebendo o chá extraído das folhas ou aplicando-o diretamente na área afetada.

Diante de qualquer efeito nocivo causado por esses produtos, é essencial ir ao dermatologista.

Recomendados para você