6 frutas que ajudam a perder peso mais facilmente

Além de nos ajudar a perder peso mais facilmente, a banana pode ser uma ótima contribuição para evitar câimbras e melhorar nosso desempenho ao praticar exercícios físicos.
6 frutas que ajudam a perder peso mais facilmente
Elisa Morales Lupayante

Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante.

Escrito por Okairy Zuñiga

Última atualização: 23 agosto, 2022

Você está acumulando alguns quilos a mais e não sabe o que fazer para combatê-los? Então você está no lugar certo, porque nós lhe diremos quais são as frutas que ajudam a perder peso com mais facilidade.

O melhor de tudo é que elas são tão deliciosas que você terá pouca ou nenhuma resistência para inseri-las como parte do seu dia a dia. Além disso, as frutas fornecem vitaminas e minerais, fibras e outros nutrientes essenciais.

1. Melancia

Melancia

melancia muitas vezes recebe uma má reputação por ter um alto teor de açúcar. No entanto, é uma das frutas que ajudam a perder peso, sendo composta de 90% de água.

  • Graças ao seu conteúdo de arginina, pode ajudar a queimar gordura rapidamente e reduzir o seu acúmulo. Este estudo da Texas A&M University (Estados Unidos) garante que o suplemento de L-arginina, especificamente, reduziu a gordura e fortaleceu os músculos esqueléticos.
  • Uma porção de 100 gramas contém apenas cerca de 30 calorias e fará você se sentir saciado por várias horas.

Para evitar que a melancia provoque picos de glicose, recomendamos consumi-la com uma proteína magra. O momento ideal pode ser no meio da manhã ou no meio da tarde para acalmar os desejos por comida.

2. Limão

A segunda das frutas que ajudam a perder peso é econômica e fácil de incluir em sua dieta. Lembre-se de que a melhor maneira de perder peso e não recuperá-lo é eliminando as toxinas do corpo e mantendo o fígado e o sistema digestivo saudáveis.

Uma das opções disponíveis é suco de limão fresco. Devido ao seu alto teor de riboflavina, vitaminas B e C e minerais como fósforo e magnésio, ajuda a limpar e desintoxicar o organismo.  Da mesma forma, este  estudo realizado pela Universidade Sugiyama Jogakuen (Japão), afirma que a ingestão de limão é benéfica em pacientes com resistência à insulina e naqueles que desejam reduzir seu peso.

Para ajudar na perda de peso, experimente a seguinte receita.

Ingredientes

  • Suco de ½ limão
  • 1 copo de água morna (200 ml)

Preparação

  • Misture os ingredientes e beba todas as manhãs.

3. Maçã

Maçãs vermelhas e verdes

As maçãs são populares por sua praticidade. Elas são fáceis de consumir como um lanche porque não exigem que descartemos a casca, elas são ricas em fibras e têm um alto teor de água.

  • Por tudo isso, ajudam a manter uma sensação de saciedade sem consumir muitas calorias.
  • Uma maçã de tamanho médio tem 72 calorias, o que a torna um alimento ideal para a perda de peso.
  • As maçãs verdes têm o maior número de certos tipos de polifenóis e fibras. Além disso, de acordo com este estudo realizado pela Universidade de Talca (Chile), elas protegem o sistema cardiovascular.

Nossa recomendação é que você consuma uma maçã todos os dias. Você pode adicioná-la em sua batida ou vitamina, ingeri-la como um lanche no meio da manhã, ou incluí-la em uma salada refrescante no jantar.

4. Mirtilos

É verdade que toda a família de frutas silvestres é benéfica para o corpo. No entanto, os mirtilos são as melhores frutas que ajudam a perder peso.

  • Uma xícara de mirtilos contém apenas 83 calorias, ajuda a combater a gordura, aumentando o metabolismo e queimando calorias de forma eficiente.
  • Os mirtilos têm grandes quantidades de fibras, o que gera uma sensação de saciedade.
  • Por outro lado, os mirtilos podem ser bons para o colesterol e para a memória, como afirma este estudo da Universidade de Cincinnati (Estados Unidos).

Há muitas maneiras de consumir mirtilos: sozinhos, em vitaminas e sucos. Embora existam suplementos de mirtilos em cápsulas, é aconselhável consumi-los frescos.

5. Banana

  • Uma banana contém 108 calorias, o que equivale a quase 18 gramas de carboidratos.
  • A banana também é rica em enzimas que aceleram o processo de digestão, reduzindo a quantidade de tempo que os intestinos precisam para digerir os alimentos. De acordo com este estudo do Serviço Clínico e Centro de Pesquisa de Bangladesh, a pectina que ela contém melhoraria a permeabilidade do intestino.
  • Elas fornecem vitamina B6, a qual ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso é sugerido por este artigo da Universidade Autônoma do Estado do México.
  • Também mantém o corpo saudável após um treino intenso.

Essas propriedades fazem da banana uma das melhores frutas que ajudam a perder peso.

6. Toranja

Comer meia toranja antes de cada refeição pode reduzir os níveis de insulina, de acordo com este  estudo da California Scripps Clinic (Estados Unidos). Devido à quantidade de água que as toranjas contêm, elas são ideais para manter a hidratação e gerar uma sensação de saciedade.

  • As toranjas são uma boa fonte de proteína, vitamina C, ácido fólico e potássio.
  • Uma toranja inteira tem aproximadamente 104 calorias e é uma boa opção para completar o café da manhã.

Além de consumir toda a fruta, você também pode aproveitar o óleo essencial de toranja e o extrato de semente de toranja.

Dicas para aproveitar os benefícios das frutas que ajudam a perder peso

  • Escolha frutas naturais e frescas.
  • Evite combiná-las com ingredientes ricos em açúcares ou carboidratos, como chocolate ou cremes.
  • Se você quiser dar-lhes um sabor extra, combine-as com iogurte.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Organización Mundial de la Salud. (2015). OMS | Obesidad y sobrepeso. 311. https://doi.org/http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs311/es/
  • Secretaría de Salud. (2012). Prevención, Diagnóstico y Tratamiento del Sobrepeso y la Obesidad Exógena. Guias de Práctica Clínica, Actualización 2012.
  • Sánchez-Castillo, C. (2004). Epidemiología de la obesidad. Gac Med Mex.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.