6 benefícios das sementes de melancia fervidas em água

As sementes de melancia fervidas em água são um complemento alimentar potente, cujos efeitos são notados nas partes mais importantes do organismo.

Você sabia que são muitos os benefícios das sementes de melancia? Estamos falando de uma das frutas mais consumidas no verão. Além de seu delicioso sabor, o suco de melancia nos hidrata na época em que mais transpiramos.

Como se isso fosse pouco, ela é muito diurética, por isso é ótima para enfrentar a retenção de líquidos.

Porém, não aproveitamos muitos de seus nutrientes quando jogamos suas sementes fora.

Estas pequenas sementes nos oferecem diversos benefícios graças aos seus múltiplos nutrientes. Os mais destacáveis são:

  • Vitaminas (A, B, C)
  • Minerais (ferro, magnésio, cálcio)
  • Antioxidantes
  • Gorduras (poli-insaturadas e monoinsaturadas)

Todos eles são fundamentais para o desenvolvimento de nosso corpo, assim como para mantê-lo jovem e saudável durante muito tempo.

Por isso, a cada dia existem mais complementos alimentares compostos por esses elementos. Porém, você pode recorrer a receitas caseiras para conseguir estes benefícios: assim saberá o que está consumindo e como foi feito.

Benefícios das sementes de melancia fervidas em água

1. Melhoram o trânsito intestinal

As sementes contêm muita fibra, por isso são ideais para pessoas que sofrem de prisão de ventre.

Às vezes o trabalho dentro e fora de casa nos complica muito a vida na hora de ir ao banheiro. Graças a esta bebida, seu corpo vai pedir por esse momento. Você não precisará lembrar de que precisa ir ao banheiro e forçar a evacuação.

2. Limpam os rins

Como dizíamos, as sementes de melancia são diuréticas. Portanto, depurarão seus rins quando jogarem foram a maior parte das substâncias nocivas que estão alojadas nesses órgãos.

Lembre-se de que os rins têm uma função muito importante em nossa digestão, já que favorecem a expulsão das toxinas através da urina.

3. Atrasam o envelhecimento

Mulher tomando chá

O zinco e o magnésio são antioxidantes maravilhosos, por isso constituem um obstáculo para a degeneração das células. Neste sentido, também servirão para prevenir doenças como o Alzheimer e o Parkinson.

4. Você não precisará mais de bebidas energéticas

As sementes de melancia têm um teor calórico considerável. Esta é uma das razões pela qual são recomendadas em épocas como o verão, já que a energia diminui devido ao calor. Trata-se de um isotônico natural, barato e, principalmente, sem nenhum efeito colateral.

5. Cuidam do seu coração

A estrela nesse caso é a arginina. Estamos falando de um aminoácido presente nas proteínas que regula a tensão arterial.

Além disso, dilata as artérias, o que permite que o sangue circule pelas mesmas com facilidade. Sabendo que as artérias levam o sangue oxigenado para o coração, seu benefício é incontestável.

6. São um antidepressivo natural

Mulher ouvindo música

A bebida preparada a partir das sementes de melancia é rica em vitaminas do grupo B, encarregadas de sintetizar a serotonina, também chamada de “hormônio da felicidade”.

As pessoas com depressão secretam pouca quantidade desta substância, de forma que precisam de um apoio neste sentido. Esta infusão será um bom estímulo.

Infusão para obter os benefícios das sementes de melancia

Ingredientes

  • 40 sementes de melancia
  • 2 litros de água

Preparo

Para fazer esta infusão, você só terá que moer 40 sementes de melancia com o pilão ou em um processador.

Em seguida, ferva-as em dois litros de água e pronto!

Modo de consumo

Sementes de melancia

Você poderá consumir essa receita durante dois dias. Caso esteja no terceiro dia e ela sobre, jogue fora e comece o processo de novo. É o tempo que a infusão fica em boas condições.

Se consumirmos as sementes de melancia fervidas em água a partir desse momento, poderemos sofrer uma intoxicação. Melhor não correr o risco.

Caso queira consumi-las fora de casa, não terá problema. Basta guardar em um recipiente seguro. De fato, o ideal é fazer isso para que a bebida o acompanhe durante todo o dia.

O desejável é que você a tome com a mesma frequência que bebe água. Você desfrutará dos mesmos benefícios se consumi-la fria: pode guardá-la na geladeira com segurança.

É muito difícil resistir à essa maravilhosa infusão.

Fácil de fazer, simples de conservar e com benefícios potentes, ela se transforma na companhia ideal de todos aqueles que querem cuidar de sua saúde, também no verão, na época em que todos perdemos um pouco o controle e abusamos da comida e do álcool.

Você conhecia estes benefícios das sementes de melancia? Não deixe de incorporá-las em seu dia a dia!

Recomendados para você