7 sinais de problemas renais

· 8 de março de 2018
Preste atenção ao seu corpo e descubra o que revelam os sinais que ele envia. Isso será essencial na hora de detectar uma anomalia e permitirá que façamos um tratamento a tempo.

Existem alguns sinais de problemas renais que nos alertam de que algo não está funcionando bem em nosso organismo.

Ante a dúvida, o melhor é se informar para poder detectar a tempo a origem dos incômodos e assim poder procurar um médico.

Lembre-se de que, dentro das funções dos rins, se encontra a filtração de todos os resíduos no organismo. Uma vez filtrados os resíduos, se convertem em urina e são expulsos do organismo. Estes resíduos se compõem principalmente por toxinas e água.

Um dos problemas renais mais comuns ocorre quando o rim deixa de filtrar o sangue por insuficiência de líquidos, especialmente a água. Ao não beber água suficiente, os resíduos e as toxinas do organismo ficam retidos no corpo. A ureia e a creatina se acumulam no organismo e isso leva a um estado de decomposição orgânica.

A falha renal pode ser deduzida do começo?

Dor nas costas é um sinal de problemas renais

Em alguns casos, no início existem vários sinais que alertam de problemas renais, mas devemos prestar atenção a cada um deles. Neste sentido, devemos evitar que a doença avance e chegue a etapas que possam ser até mortais. Principalmente se sofremos alguma das seguintes doenças:

  • Diabetes mellitus.
  • Cálculos renais.
  • Hipertensão arterial.
  • Insuficiência cardíaca congestiva.

No entanto, o comum é que dificilmente se descreva com exatidão o diagnóstico imediato de falha renal. Isso se deve ao fato de que, para muitos especialistas, esta é uma das tantas doenças silenciosas. 

Por isso, é importante estar atento aos resultados dos exames médicos de rotina. Estes tem a finalidade de evidenciar qualquer mudança, detectar os sinais do organismo e evitar as complicações. Um exemplo disso vem a ser a redução da qualidade no funcionamento do rim.

Recomendamos ler: 4 conselhos para evitar doenças renais

Sinais que alertam para problemas renais

Mudanças no padrão da urina

Dentro dos sintomas de grande importância quando se trata de abranger a doença renal, no começo aparecem mudanças na urina. Não especificamente nas características físicas, como também na quantidade de vezes e no volume propriamente dito.

Quando existem problemas renais, a quantidade de urina costuma aumentar nas primeiras etapas e, depois, tende a diminuir. Isso ocorre apesar do aumento da sensação de querer urinar.

Líquidos retidos

Problemas renais causam retenção de líquidos

A retenção de líquidos é um dos sinais evidentes de problemas renais. Pode ser evidenciado principalmente pelo inchaço das pernas, sem necessidade de ter realizado uma atividade física que possa ser a causadora.

Nos casos mais avançados, pode ser evidenciado também inchaço nos tornozelos, nas mãos e até no rosto, tendo que recorrer a remédios para combater a retenção de líquidos, mesmo que seja de forma temporária.

Deduza com atenção cada um dos sinais de problemas renais

Cansaço extremo

A fadiga e o cansaço permanente são um sinal de que algo não anda bem no organismo. Por isso, podem ser um sinal de problemas renais.

Tanto a retenção de líquidos como a falta de filtração dos resíduos e das toxinas, provoca que a pessoa com problemas renais tenha uma maior tendência ao cansaço e à fadiga.

Antes de tudo, é importante consultar com o médico para que estude as causas médicas do cansaço crônico no seu caso e assim poder definir se certamente trata-se de uma falha renal ou se vem de outra causa.

Anemia

Um teste de sangue ajuda a detectar problemas renais

A anemia é um sinal claro de possíveis problemas renais. No entanto, nem todas as anemias são pela doença renal. Mas, ao estar presente, não é demais estudar com um especialista se a causa de sua anemia pode ser devido ao início de um problema renal.

Coceira geral

O prurido geral, conhecido comumente como uma coceira na pele, é um dos sinais evidentes de problemas renais. A coceira em todo o corpo vem depois da retenção das toxinas.

Em outras palavras, o prurido geral aparece de forma posterior ao mau funcionamento dos rins. Já que, como as toxinas se depositam progressivamente, prejudicam a saúde. Se você apresentar prurido, preste atenção e procure um médico.

Imagem principal cortesia de © wikiHow.com