5 sintomas comuns de retenção de líquidos

26 Dezembro, 2019
Você sabia que experimentar um cansaço e uma sensação de estar pesado, assim como inflamação nas extremidades, poderia estar relacionado com a retenção de líquidos?

A retenção de líquidos não é uma doença, mas um sintoma que pode surgir de várias causas. Pode ocorrer como resultado de um problema circulatório, alterações hormonais, mas também devido ao consumo excessivo de sal e outros problemas.

Como pode causar desconforto no dia-a-dia, é aconselhável consultar o médico, saber a causa, quais medidas são apropriadas para aplicar e qual é o tratamento mais recomendado para o caso.

Geralmente, a retenção de líquidos afeta as extremidades inferiores. No entanto, também pode afetar outras áreas do corpo, como abdômen, membros superiores e até o rosto, em alguns casos.

Embora às vezes esse desconforto possa passar despercebido, quase sempre desencadeia uma série de reações no corpo devido à falta de controle que produz nos processos inflamatórios.

Por esse motivo, e para evitar complicações, é importante saber como se manifesta e quais hábitos podem ajudá-lo a controlar.

A seguir, queremos compartilhar seus principais sintomas e várias dicas para prevenção.

Sintomas comuns de retenção de líquidos que você não deve ignorar

Os casos leves de retenção de líquidos passam despercebidos ou se confundem com um leve ganho de peso corporal.

Porém, quando começa a se complicar, surgem diversos sintomas que podem reduzir a capacidade de realizar algumas tarefas cotidianas.

1. Inflamação das extremidades

Inflamação das extremidades

Um inchaço notório nas extremidades inferiores e superiores pode ser o suficiente para descobrir um problema de retenção de líquidos.

Elas parecem mais volumosas do que o habitual e podem apresentar dificuldades circulatórias devido à pressão que o sistema valvular sofre com o excesso de água.

Outras regiões inflamadas pode ser:

  • Abdômen
  • Peito
  • Rosto

2. Sensação de estar pesado

Devido a este transtorno, é comum sentir uma forte sensação de corpo pesado, principalmente ao realizar algumas atividades de exigência física.

A acumulação anormal de líquidos causa uma carga extra no peso corporal, o que afeta a saúde muscular, linfática e circulatória.

3. Celulite

Celulite

Há muitos fatores que influenciam o surgimento da celulite nos glúteos e nas pernas. Porém, por causa da retenção, esta pode se tornar mais notória e difícil de tratar.

Ainda que muitos tratamentos ajudem a reduzi-la, é primordial tratar a acumulação de líquidos para poder notar uma melhoria.

* Para obter o tratamento apropriado para o seu caso, é melhor consultar o médico assistente ou diretamente com o dermatologista.

4. Cansaço e mal-estar geral

Pelas consequências que causa sobre o sistema circulatório, este problema leva a fortes episódios de cansaço físico e mal-estar geral.

Sua falta de controle interfere no transporte do oxigênio e dos nutrientes até as células, por isso afeta o rendimento físico e mental.

5. Redução da urina

Mulher com problemas de urina

Como os rins não conseguem processar de forma ótima dos líquidos que há no organismo, a urina se reduz e aumenta o risco de infecções no sistema urinário.

Como prevenir a retenção de líquidos?

Há muitos hábitos e remédios que podem ajudar a prevenir e tratar este problema. Ainda que muitos fatores influenciem em seu surgimento, melhorar o estilo de vida pode minimizar de forma significativa o risco.

Limitar o consumo de sal

O consumo excessivo de sal causa desequilíbrios no organismo que conduzem à acumulação de água nos tecidos.

Por este motivo é importante limitar seu consumo, não só evitando o sal de mesa, mas também reduzindo o consumo de alimentos como:

  • Embutidos
  • Enlatados
  • Queijos curados
  • Alimentos industrializados
  • Bebidas com gás

Aumentar o consumo de água

Beber bastante água

Um baixo consumo de água e bebidas saudáveis é um motivo principal pelo qual ocorre a retenção. Beber água regula a circulação e otimiza o trabalho dos rins para remover os resíduos do corpo.

Consumir alimentos diuréticos

Há uma ampla variedade de alimentos diuréticos que podem apoiar os processos que removem o excesso de líquidos do corpo.

Os mais recomendados são:

  • Abacaxi
  • Alcachofra
  • Beterraba
  • Aspargos
  • Melancia
  • Melão
  • Cavalinha
  • Gengibre

Evitar as roupas justas

Calça apertada

A roupa muito justa impede a circulação correta do sangue e pode influenciar no surgimento de edema, varizes e outras dificuldades.

Fazer exercício físico

O sedentarismo, permanecer por muito tempo em uma mesma postura, pode causar desequilíbrios inflamatórios no organismo e dar lugar a problemas de circulação e retenção.

Fazer exercício físico regular, por pelo menos 20 ou 30 minutos por dia, ativa a circulação, melhora o processo de oxigenação celular e apoia os processos que ajudam a manter o organismo limpo e em equilíbrio.

Conclusão

Você tem algum destes sintomas comuns de retenção de líquidos? Comece a mudar seus hábitos e tome as medidas necessárias para controlá-la.

Se o problema persistir ou piorar, consulte seu médico.

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