Alimentos anti-inflamatórios para incluir na dieta

31 de março de 2019
Incluir alimentos anti-inflamatórios em nossa dieta nos ajudará a prevenir o desconforto. Graças à sua contribuição de nutrientes, podemos fortalecer o sistema imunológico e evitar vários problemas de saúde.

Você sabe quais são os melhores alimentos anti-inflamatórios ideais para a sua dieta? Você começou a analisar se os consome com a frequência certa e na quantidade que precisa? A verdade é que a inflamação está relacionada a vários problemas de saúde, desde pressão alta até asma ou diabetes.

6 alimentos anti-inflamatórios

1. Vegetais de folhas verdes

Vegetais de folhas verdes é um dos alimentos anti-inflamatórios

Qualquer um dos alimentos que você inclui em seu prato deve ter uma boa porção de vegetais de folhas verdes. Estes são um dos melhores alimentos anti-inflamatórios, graças aos seus antioxidantes. Quando são consumidos na porção correta, você ajuda suas células a se regenerarem.

Caso você não goste particularmente de consumir legumes verdes em sua forma natural, brinque com eles e prepare batidas. Dessa forma, você obterá seus nutrientes com um sabor delicioso e de uma maneira menos chata.

Além disso, recomenda-se alternar entre vários vegetais de folhas verdes. Embora sejam semelhantes, pode haver diferenças nos nutrientes que eles fornecem.

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2. Amoras

Estas pequenas bagas são outro alimento anti-inflamatório que você deve incluir em sua dieta sempre que puder. Além de deliciosas, neutralizam os efeitos da inflamação causada por alimentos gordurosos ou com alto teor de carboidratos.

Este efeito é devido ao fato de que as amoras são ricas em flavonoides, um tipo de antioxidante que fortalece o sistema imunológico. Além disso, elas nos fornecem vitamina C e resveratrol, dois compostos que, por si só, reduzem a inflamação.

Por tudo isso, recomendamos que você aproveite as frutas para suprir o desejo por algo doce. Assim, você evitará a inflamação sem maiores complicações.

3. Flocos de aveia natural

Você costuma comer aveia? De que tipo? Se a resposta for “instantânea”, recomendamos alterá-la para a natural. A razão é que a última é um dos alimentos anti-inflamatórios.

Além de ser mais econômica que a comercial com sabores, é muito mais saudável. Os flocos naturais fornecem carboidratos que passam quase sem alterações no estômago. Este tipo de carboidrato favorece a criação de bactérias benéficas, reduz a oxidação e a inflamação.

No caso de você estar lidando com problemas de resistência à insulina ou diabetes, a aveia ajuda a reduzir este problema e a inflamação associada. Inclua a aveia na sua dieta!

4. Aipo

Um vegetal que é delicioso e fácil de combinar é o aipo. Além do seu sabor delicioso, é um bom anti-inflamatório e antioxidante natural. Portanto, é comum encontrá-lo em receitas recomendadas para baixar os níveis de pressão arterial e colesterol.

Outro bom momento para consumi-lo é quando você está passando por uma infecção bacteriana ou uma deficiência de potássio. No caso de você consumir alimentos processados ​​regularmente, o aipo é um dos alimentos anti-inflamatórios que você deve incluir na sua rotina alimentar.

A razão é que os alimentos processados ​​são ricos em sódio, um elemento que pode alterar a sua saúde a longo prazo. No entanto, ao consumir potássio, você neutraliza seus efeitos. Em geral, a recomendação é ter refeições balanceadas de potássio e sódio.

5. Gengibre

O gengibre é um dos alimentos anti-inflamatórios

O gengibre tem um produto químico chamado gingerol. Este produto químico é conhecido por reduzir a inflamação e ser um ótimo antioxidante e antibacteriano.

Quando se trata de inflamação, o gingerol ajuda a reduzir o desconforto da artrite reumatoide. Opções para aproveitar seus benefícios incluem usar seu extrato na forma de óleo ou consumir a raiz.

Se você optar por este último, pode consumir uma infusão ou adicionar um pequeno pedaço de gengibre às suas batidas. Você também pode aproveitar seu sabor característico em pães e sopas para melhorar suas receitas.

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6. Chá verde

O último dos alimentos anti-inflamatórios que você deve incluir em sua dieta regularmente é o chá verde. Esta bebida se tornou uma favorita nos últimos anos devido aos seus benefícios para a saúde.

O composto que faz com que seja uma boa escolha para a sua saúde são as catequinas. Estas são um tipo de antioxidantes que são encontrados apenas nesta bebida e que combatem a inflamação generalizada.

Agora você sabe quais são os alimentos anti-inflamatórios que você não pode perder em sua dieta. Deixe a sua alimentação ser o seu remédio!

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