Os benefícios das nozes para o nosso estômago

· 1 de junho de 2018
As nozes fazem parte da família das oleaginosas e são muito populares. Trata-se de um alimento com múltiplos benefícios para a saúde.

Em geral associamos os benefícios das nozes com a melhora do rendimento mental das pessoas ou o cuidado da saúde cardiovascular. Porém, as nozes também beneficiam o estômago. A seguir, revelaremos mais a respeito.

Estes frutos secos de casca dura são ricos em proteínas de alta qualidade, antioxidantes, carboidratos, ômega-3, vitamina E e diversos minerais. Seu consumo regular ajuda a otimizar o trânsito intestinal, visto que contém fibra.

O consumo de nozes ajuda a evitar ou aliviar a acidez estomacal. Também relaxa o esfíncter e desinflama.

Benefícios das nozes para o estômago

Pecãns

Várias pesquisas tornaram conhecidos os benefícios das nozes para a saúde cardiovascular. De fato, os especialistas recomendam consumir um punhado de nozes por dia.

Por quê? Porque foi demonstrado que a noz conta com a maior quantidade de antioxidantes polifenóis do que qualquer outra oleaginosa.

O ômega-3 presente nas nozes é muito bom para o organismo. Este composto favorece a saúde em vários aspectos. Ajuda a otimizar a circulação sanguínea, aumenta os níveis de serotonina e promove a sensação de saciedade. Isso faz com que não precisemos comer tanto para estarmos satisfeitos.

Além dos teores de ômega-3, um estudo revelou que este alimento ajuda a queimar gorduras, especialmente na região abdominal. Por isso as nozes são ideais na hora de incluí-las em planos dietéticos. Porém, recomenda-se comê-las com moderação.

Uma salada com nozes é uma excelente opção nutricional; porém, ela não é a única que existe. Experimente outras alternativas!

O consumo de nozes pode ser tão versátil quanto desejar. Enquanto alguns desfrutam de um punhado de nozes ao natural, outros preferem preparar vitaminas com frutas ou verduras.

Também podem ser desfrutadas em vários pratos ricos em proteínas. Um exemplo disso é o frango com nozes.

Dados sobre o consumo de nozes

Nozes

  • Consumir nozes estimula a concentração, o rendimento mental e a criatividade. Portanto, o consumo de nozes durante a infância é excelente.
  • Recomenda-se o consumo de nozes entre refeições a pessoas que têm jornadas de trabalho superiores a 6 horas.
  • Seu consumo diário aumenta os níveis de serotonina. Este hormônio se relaciona à felicidade e ao prazer. As pessoas que sofrem de depressão carecem de níveis de serotonina em seu cérebro. Portanto, o consumo de nozes ajuda a combater a depressão.
  • O consumo de nozes aumenta a sensação de saciedade. Isso faz com que as pessoas comam menos porções de alimentos. Desta maneira, favorecem a queima de calorias.
  • O ômega-3 presente nas nozes estimula a circulação sanguínea. Portanto, este composto é capaz de prevenir doenças cardiovasculares.
  • No aspecto estético, o consumo de nozes é muito favorável para prevenir o surgimento de varizes ou dilatações venosas (que costumam aparecer nas pernas).
  • O consumo de nozes é recomendável para pessoas diabéticas. Isso porque tal alimento regula os níveis de açúcar no sangue.
  • Segundo especialistas, as nozes contêm propriedades anticancerígenas. Portanto, seu consumo ajudaria a prevenir e combater o câncer de mama e próstata.
  • As nozes também fomentam a fertilidade masculina. São um alimento muito recomendado para enfrentar este tipo de problema.

A noz é a mais poderosa de todas as oleaginosas. Seus componentes nutritivos fazem deste alimento algo único e potente.

A inclusão das nozes na dieta

Nozes

Para as pessoas que querem perder peso, as nozes são ideais se forem incluídas na dieta com moderação. Por outro lado, aquelas pessoas que desejam manter um peso saudável também podem incluir nozes em seus lanches.

Não é necessário comer diariamente um saquinho inteiro de nozes. Será suficiente consumir um punhado. Entre 10 e 30 gramas diários é a quantidade ideal. Lembremos que os excessos são prejudiciais.

Apesar de este alimento poder favorecer a queima de gorduras, não devemos nos esquecer de que se trata de um alimento rico em ácidos graxos. Por isso, é preciso comer nozes em poucas quantidades se desejamos perder peso.

Para realizar um consumo saudável, caso existam dúvidas, o melhor será recorrer a um nutricionista para que avalie qual pode ser o melhor plano nutricional em função de nossa constituição e metabolismo.