Os benefícios das nozes para o nosso estômago

19 Janeiro, 2020
As nozes fazem parte da família das oleaginosas e são muito populares. Trata-se de um alimento com múltiplos benefícios para a saúde.
 

Em geral associamos os benefícios das nozes com a melhora do rendimento mental das pessoas ou o cuidado da saúde cardiovascular. Porém, as nozes também beneficiam o estômago.

As nozes são uma fruta seca nativa da Ásia. Elas têm uma forma peculiar que lembra o cérebro. Têm um alto valor nutricional, pois são um dos alimentos mais ricos em gorduras saudáveis. Também são ricas em:

  • Fibra
  • Proteínas vegetais
  • Ácido fólico
  • Magnésio e cálcio

Seu consumo regular ajuda, entre outras coisas, a regular o trânsito intestinal, prevenir distúrbios cardiovasculares e evitar ou aliviar azia.

Nozes para aliviar azia

Benefícios das nozes para o estômago

Várias pesquisas tornaram conhecidos os benefícios das nozes para a saúde cardiovascular. De fato, os especialistas recomendam consumir um punhado de nozes por dia.

Por quê? Porque foi demonstrado que a noz conta com a maior quantidade de antioxidantes polifenóis do que qualquer outra oleaginosa.

O ômega-3 presente nas nozes é muito bom para o organismo. Este composto favorece a saúde em vários aspectos. Ajuda a otimizar a circulação sanguínea, aumenta os níveis de serotonina e promove a sensação de saciedade. Isso faz com que não precisemos comer tanto para estarmos satisfeitos.

 

Além dos teores de ômega-3, um estudo revelou que este alimento ajuda a queimar gorduras, especialmente na região abdominal. Por isso as nozes são ideais na hora de incluí-las em planos dietéticos. Porém, recomenda-se comê-las com moderação.

Uma salada com nozes é uma excelente opção nutricional; porém, ela não é a única que existe. Experimente outras alternativas!

O consumo de nozes pode ser tão versátil quanto desejar. Enquanto alguns desfrutam de um punhado de nozes ao natural, outros preferem preparar vitaminas com frutas ou verduras.

Também podem ser desfrutadas em vários pratos ricos em proteínas. Um exemplo disso é o frango com nozes.

Dados sobre o consumo de nozes

As nozes estão entre os alimentos mais completos. Algumas de suas propriedades mais destacadas são:

  • Elas ajudam a diminuir o nível de colesterol ruim, LDL.
  • Reduzem o risco de alguém vir a sofrer de doenças cardiovasculares.
  • Ação antioxidante, devido ao seu alto teor de polifenóis.
  • Elas saciam pelo seu conteúdo em fibras.

Leia também: Receitas à base de castanhas deliciosas e saudáveis

1. Desenvolvimento físico e intelectual

Devido ao seu conteúdo de ômega-3, as nozes são um alimento muito interessante para crianças e jovens, pois, devido ao seu valor nutricional, ajudam no desenvolvimento físico e intelectual. Os estudantes podem melhorar a concentração e o desempenho acadêmico consumindo esse alimento.

Outros componentes das nozes que são valiosos para o cérebro, além do ômega 3, são lecitina, fósforo e vitaminas do grupo B, sendo uma boa maneira de alimentar o cérebro, fornecer energia e tratar a perda de memória. Isto é afirmado neste estudo da Universidade de São Paulo (Brasil).

 

2. Combater a depressão

A ingestão diária de nozes aumenta os níveis de serotonina. Esse hormônio está relacionado à felicidade e ao bem-estar. Pessoas que sofrem de depressão têm níveis mais baixos de serotonina, portanto, acredita-se que o consumo de nozes  ajude a combater a depressão. No entanto, não há evidências científicas suficientes para apoiar esta afirmação.

Benefícios do consumo de nozes

3. Benefícios das nozes para a pele e ossos

A presença de zinco nas nozes, juntamente com os polifenóis e vitaminas do grupo B, ajudará a manter a pele em boas condições, evitando o ressecamento. Além disso, devido ao alto teor de cálcio, potássio e magnésio, elas nos ajudarão a manter uma boa saúde óssea, de acordo com este estudo do Departamento de Saúde dos Estados Unidos.

4. Adequada para diabéticos

O consumo de nozes fornece fibra, o que aumenta a sensação de saciedade. Isso ajuda a reduzir a ingestão de alimentos, favorecendo a perda de peso.

Devido ao seu baixo conteúdo de carboidratos , as nozes são um alimento adequado para diabéticos, conforme relatado nessa pesquisa realizada pela Universidade do Sul da Austrália. Além disso, elas trazem todos os seus benefícios para a saúde cardiovascular sem influenciar os níveis de açúcar no sangue,

 

Leia também este artigo: As 10 incríveis propriedades das nozes

Como consumir nozes?

As nozes antes eram o oposto de uma dieta de perder gordura e perder peso. No entanto, existem cada vez mais estudos que destacam como é benéfico incluir nozes em dietas para perda de peso. Um punhado de nozes por dia ajuda a reduzir a gordura localizada no abdômen.

Existem estudos que mostram que comer 30 gramas de nozes diariamente por 12 semanas ajuda a melhorar os níveis de serotonina, reduzir a sensação de fome, diminuir os níveis de açúcar no sangue e a gordura abdominal.

Seu alto teor de ômega 3 e polifenóis é responsável pelos benefícios que as nozes proporcionam às pessoas com obesidade. No entanto, apesar de seu alto conteúdo calórico, seu valor nutricional e consumo em pequenas quantidades diariamente podem melhorar os fatores de risco cardiovascular.

A porção recomendada para incluí-las na dieta é um punhado de 3 a 5 nozes, que podemos tomar no café da manhã, como lanche saudável, em saladas ou em molho.